segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Caverna do Diabo

Localizada próxima ao município de Eldorado, a 260 quilômetros da cidade de São Paulo, a Caverna do Diabo é a maior caverna do estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. São 6.300 metros de extensão dos quais apenas setecentos metros podem ser visitados pelo público.
O acesso à caverna é por escadas com corrimãos, há passarelas que facilitam o deslocamento assim como a iluminação artificial que é monitorada pelos guias. Toda a estrutura dentro da caverna foi construída especialmente para receber visitantes de qualquer idade.
Os visitantes são divididos em grupos de no máximo 20 pessoas e para entrar na caverna é preciso estar acompanhado por um guia credenciado. O horário da visita precisa ser agendado e o ingresso custa R$20,00 por pessoa. Diariamente é permitido a entrada de no máximo 336 pessoas.
Estive na Caverna do Diabo pela primeira vez em 1988 quando era estudante do Colégio Positivo em Curitiba. Retornei nos anos 90 quando a caverna tinha uma estrutura rudimentar, era bastante iluminada e não havia qualquer controle do número de visitantes.
Ontem, 24 de novembro de 2013, visitei novamente a Caverna do Diabo.
Logo na entrada, andando entre as estalactites, estalagmites, cortinas e cascatas de pedras encontrei uma teia de aranha. O guia Gabriel explicou que a luz artificial da caverna atrai os insetos e por isso as aranhas conseguem sobreviver dentro da caverna.
Acredita-se que a caverna foi descoberta há mais de um século por escravos que fugiram dos quilombos da região. Oficialmente a descoberta, em 1891, foi atribuída a Richard Krone. Cercada de lendas e mistérios a Caverna do Diabo guarda tantos segredos quanta a beleza das suas formações.
O salão principal é chamado de catedral e as toneladas de terra no seu centro é o altar. Dizem que o Diabo vive nas profundezas da caverna sempre se escondendo na escuridão dos labirintos ou aterrorizando aqueles que se aventuram importuná-lo. Durante a nossa visita, quando estávamos num salão próximo a catedral, o nosso guia apagou as luzes do salão. O silêncio era cortado apenas pela delicadeza do gotejar, que ao tocar as formações milenares, parecia nos lembrar que naquele mundo subterrâneo a grandiosidade da natureza e a paz reinavam soberanas.
 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Grandes Mestres da Arte Popular Ibero-americana


A beleza da cultura popular da América Latina, Portugal e Espanha representada em 1.330 obras de arte, 2.300 peças de 600 artistas dos quais 79 são brasileiros.
Visitei hoje, 21 de novembro de 2013, pela segunda vez, a exposição que tem curadoria de Cándida Fernández e fomento cultural do Banemex, Banco do México. Confesso que serão necessárias várias visitas para apreciar tantas peças raras e ricamente trabalhadas.
A exposição impressiona pela imensa variedade de peças e materiais usados na confecção de objetos de uso diário, por exemplo, um suporte para copo feito com pelos do rabo do cavalo.  A criatividade ilimitada dos artistas surpreende do início ao fim da exposição. Uma ala inteira está dedicada às vestimentas típicas de diversas etnias, tecidos feitos em teares artesanais e muitos bordados delicados.
Sem dúvida uma exposição para ser vista e revista muitas vezes.
 
Grandes Mestres da Arte Popular Ibero-americana

Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso
Av.Paulista, 1313 – São Paulo / SP
De 15 de outubro de 2013 a 19 de janeiro de 2014
Diariamente das 10h às 20h
Gratuito

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Corrida Record Na Rua

Cinco mil corredores participaram ontem, 17 de novembro de 2013, da corrida Record Na Rua que homenageou os 60 anos da emissora.
               Márcia, Isabela, Bianca, Audy, Dioka, Orion, Cláudia e Waldemar
A largada foi às 7h30 da manhã em frente a Assembleia Legislativa de São Paulo ao lado do Parque Ibirapuera.  
A manhã estava nublada, e assim que foi dada a largada,  a chuva começou e nos acompanhou até o final da prova.
                           Eu e o Orion que fez a sua estreia em corrida de rua
Antes do início da corrida eu e os meus amigos fomos saudar a atleta Luciana de Paula Cunha.
 
Eu e a corredora Luciana de Paula Cunha
 
Desde outubro de 2013 a Luciana é funcionária da Drogaria São Paulo e também faz parte da equipe de corredores patrocinados pela Drogaria São Paulo.
Eu, Dioka Mogano( Cônsul da África do Sul) e Orion Santos
Corri o percurso de 10 km em 59 minutos e 11 segundos.