quarta-feira, 30 de abril de 2014

10 Milhas – Etapa São Paulo 2014


A corrida das 10 milhas ou 16.92 Km aconteceu no domingo, 27 de abril de 2014. A largada, às 7h30, foi em frente ao Parque Ibirapuera e a temperatura era 17C.
Antes da largada: Juliana, Isabela, Audy, Bianca e Márcia
Com as nossas medalhas e a certeza que somos mulheres corredoras.
Bianca, Márcia, Audy, Isabela e Juliana
 
Eu já corri várias vezes esse percurso que tem algumas elevações e uma subida longa na Avenida 23 de Maio. Procurei manter o mesmo ritmo durante os 16 km e terminei a prova em 1hora 37 minutos. No mês de abril consegui treinar regularmente e corri 108 km no total.  

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Naná Vasconcelos e Virgínia Rodrigues


 
Um show histórico que marcou o encontro no palco de dois artistas afro-brasileiros consagrados mundialmente. O percussionista pernambucano Naná Vasconcelos e a cantora baiana Virgínia Rodrigues fizeram duas apresentações em São Paulo e tive o prazer de assistir ao show no dia 21 de abril de 2014 no Sesc Belenzinho.
Naná Vasconcelos fez uma homenagem a Amazônia e reproduziu sons da floresta com seus instrumentos de percussão.
Virgínia Rodrigues cantou sambas de roda, músicas de Vinícios de Moraes e Baden Powell enquanto Naná Vasconcelos marcou o ritmo do maracatu pernambucano.
Em agosto de 2013 também assisti um show belíssimo da Virgínia Rodrigues.http://audmara.blogspot.com.br/2013/08/virginia-rodrigues.html

domingo, 13 de abril de 2014

Night Run - Etapa Marte


A Night Run é o maior circuito de corridas noturna do mundo. No Brasil a Night Run contará com mais de 150.000 corredores. As duas etapas da corrida, Marte e Júpiter ocorrerão em 12 cidades.
Waldemar, Cláudia, Orion, Audy, Isabela e Márcia
 
Ontem, 12 de abril de 2014, corri a Etapa Marte em São Paulo. A corrida foi no Sambódromo com uma largada às 19h30 para os 5 km e largada às 20h30 para os 10 km. Havia milhares de corredores e também pessoas que estavam participando de uma corrida oficial pela primeira vez.
Eu e a Fernanda com o "astronalta" da Night Run 
Eu estava inscrita para a prova dos 10 km e antes mesmo da largada começou a chover torrencialmente. Em alguns minutos as ruas próximas ao Sambódromo ficaram alagadas, enquanto corríamos era comum os corredores gritarem: “cuidado com o rio” que se formou em várias ruas. Chovia tanto que em nenhum momento peguei água para me hidratar, era só abrir a boca e beber da chuva mesmo. Como milhares de pessoas haviam corrido os 5 km, na pista escura tinha muitos copos de água vazios e não dava para ver os buracos no asfalto cobertos pela água. Muitas pessoas que tinham terminado a prova dos 5 km se dirigiam para os estacionamentos andando pelas ruas que estávamos correndo, então o “trânsito” era intenso e muito difícil ultrapassar os corredores mais lentos.
Eu e o Orion
Terminei os 10 km em 59 minutos e 12 segundos, tempo oficial.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Gentileza gera Gentileza

Como quase todos os dias, acordei cedo, por volta das 5h15 da manhã para ir correr no Parque Ibirapuera. Hoje queria correr 10 km na pista de Cooper que é de cascalho e requer um pouco mais de esforço.
O Ibirapuera fica muito próximo da minha casa e normalmente vou andando até o Parque, assim já vou fazendo o meu aquecimento. Hoje resolvi ir de carro porque queria doar roupas e calçados que não uso há algum tempo e, portanto, não faz sentido manter dentro do meu guarda-roupa. Costumo ajudar algumas instituições de caridade, mas prefiro doar nas ruas para pessoas que estão à mercê da sociedade e muitas vezes de um mínimo de dignidade. Sempre gostei de dar comida e roupas embora alguns critiquem veementemente essa atitude. Nunca dou dinheiro para os pedintes, apenas comida, doces, brinquedinhos, roupas e calçados. As reações de quem recebe as doações é sempre de gratidão, um sorriso inesperado, uma conversa rápida e muitas vezes uma troca de carinho no olhar.
Após o meu treino eu estava voltando para casa pela Avenida República do Líbano e em um dos semáforos notei que havia uma pessoa pedindo ajuda. Era o “Bola” que é deficiente físico, não tem as pernas e se equilibra em cima de uma prancha de skate para se movimentar. Perguntei se ele aceitaria doações de roupas e calçados femininos, pois talvez pudesse ser útil para alguém da família dele.  “Bola” agradeceu com um sorriso largo e disse para eu entregar as doações num posto da gasolina logo em frente que eles guardariam para ele. Ainda sorrindo me pediu desculpas por não ter condições de pegar as sacolas, pediu a Deus que me abençoasse e me jogou um beijo.
Parei no posto de gasolina e entreguei as sacolas para um frentista. O rapaz do posto me contou que o “Bola” nasceu deficiente, mora na periferia e sempre pede ajuda naquele farol.  Eu já estava de partida quando o frentista falou para eu esperar só um minutinho. Ele saiu correndo e logo voltou com uma rosa vermelha, sem espinhos, e me entregou sorrindo.
A minha conversa com o “Bola” deve ter durado menos de um minuto e devo ter falado  talvez uns dois ou três minutos com o frentista. O tempo foi curto, mas a intensidade dos gestos foi imensa, afinal, gentileza sempre gera gentileza.

sábado, 5 de abril de 2014

É TUDO VERDADE - 2014

A 19º Edição do Festival Internacional de Documentários – É TUDO VERDADE acontece na cidade de São Paulo entre os dias 03 e 14 de abril e segue para o Rio de Janeiro de 04 a 12 de abril e depois vai para Campinas, Brasília e Belo Horizonte. A maioria dos 77 filmes de 26 países é inédita.
Ontem, 4 de abril de 2014, assisti:
Sobre a Violência – Goran Hugo Olsson ( Suécia, EUA, Dinamarca e Finlândia)
Haruo Ohara/Haruo Ohara – Rodrigo Grota (Brasil)
A Arte de Observar a Vida – Marina Goldovskaya ( EUA)
Recomendo os três documentários.
Em São Paulo os filmes estão sendo exibidos GRATUITAMENTE nos seguintes cinemas:
CINE LIVRARIA CULTURA
Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073 – Sala 1 (300 lugares)
RESERVA CULTURAL
Avenida Paulista, 900  - Sala 1 ( 190 lugares)
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro  (70 lugares)

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Velocult – uma homenagem ao automobilismo


A exposição Velocult chegou a sua quinta edição em 2014 e agora faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.
Para Paulo Soláriz, o criador da Velocult, é importante preservar a memória do automobilismo brasileiro assim como homenagear os grandes pilotos que fazem parte da nossa história.
A exposição terminou no domingo passado 29 de março de 2014. Os carros de várias épocas estavam expostos no saguão do Conjunto Nacional.
Fotografei rapidamente apenas alguns carros porque visitei a exposição em um intervalo entre os documentários da Ecofalante que eu estava assistindo no Cine Livraria Cultura.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Ciranda de Filmes


O Cine Livraria Cultura recebe a Mostra Ciranda de Filmes que começou ontem, 31 de março de 2014 e termina na quinta-feira 3 de abril.
Todos os filmes giram em torno da temática relacionada ao nascimento, infância e aprendizado. Além dos filmes há rodas de conversa e a exposição Território do Brincar no espaço do Conjunto Nacional.
Hoje assisti novamente o clássico “ Balão Vermelho” dirigido por Albert Lamorisse, um filme Francês de 1956 e também “O pequeno Fugitivo” um filme americano de 1953 dirigido por Morris Engel, Ruth Orkin e Ray Ashley até então inédito no Brasil.
Todos os filmes da Ciranda são gratuitos com exibição às 9h00, 11h00 e 14h00. As Rodas de Conversas  têm início às 16h00.
 
Mostra Ciranda de Filmes
Cine Livraria Cultura
Av. Paulista, 2073  Metrô Consolação – São Paulo / SP
Gratuito