sexta-feira, 30 de junho de 2017

Cachaça e Morangos


O grupo em frente ao ônibus da empresa AsTur parceira do projeto
  
Os desdobramentos do projeto AMPLIANDO HORIZONTES Experiências Sensoriais no Turismo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão resultou na criação de um roteiro piloto para ser testado entre os atrativos turísticos da cidade de Atibaia no Estado de São Paulo.
Desenvolver um roteiro sensorial requer planejamento cuidadoso e também uma atenção especial para que a experiência ofereça aos visitantes algo que vai além do que a visão pode oferecer.
A convite da secretaria de turismo de Atibaia e com o apoio da Aprecesp e Fresp, os atrativos designados para a elaboração do roteiro sensorial foram a Fazenda Paraíso e o Campo dos Aleixos.
A viagem, realizada no dia 17 de setembro de 2016, contou com a participação de 11 pessoas cegas, uma pessoa com baixa visão, 12 videntes e três jornalistas.
Organizei o roteiro de forma a valorizar o maior atrativo da Fazenda Paraíso que é um alambique construído em 1910. Os participantes do passeio piloto tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas da produção da cachaça desde a moagem da cana até o engarrafamento e degustação da mesma.
                                              No alambique, explicações da Sra. Ana
Após o almoço, moda de viola e muita cantoria entre os viajantes e os locais.
No Campo dos Aleixos, o que aguça os sentidos é uma plantação com mais de 5.000 pés de morangos selecionados que chegam a pesar 60 gramas cada. O proprietário, Sr. Oswaldo Macieiro, além de receber o grupo de forma extremamente calorosa, explicou para os visitantes como é feito o cultivo e nos ofereceu a oportunidade de colher e comer à vontade os saborosos morangos recém colhidos. No final da visita, ainda fomos brindados com várias jarras de suco de morango.


Audy e o grupo colhendo e degustando morangos
                                Sr. Oswaldo Macieiro e sua fabulosa plantação de morangos
Uma reportagem sobre o passeio foi publicada na Revista D+ Inclusão no mês de dezembro de 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário