terça-feira, 5 de julho de 2011

O Parque das Aves em Foz do Iguaçu

A ararajuba que fez pose para eu fotografar
 O Parque das Aves foi criado em 1994 pelo casal Dennis e Anna Croukamp. É um parque privado e considerado o maior parque de aves da América Latina, com 16 hectares de mata nativa. Está localizado próximo da entrada das Cataratas do Rio Iguaçu.
O objetivo do parque é proporcionar condições para que as aves se reproduzam. No parque existe cerca de 900 aves de 150 espécies.
Andando por uma das trilhas do parque encontrei o viveiro das Ararajubas. Sua plumagem verde-amarelo faz da ararajuba a mais brasileira de todas as aves brasileiras. Fiquei muito tempo ali admirando sua beleza e tentando fotografá-las através dos buraquinhos da tela do viveiro.  
A ararajuba é conhecida também pelo nome guaruba, guarajuba e tanajuba. Na língua tupi guará= pássaro e yuba= amarelo. São encontradas somente no Brasil na região da Amazônia e são muito sociáveis, vivem em bandos de 4 a 10 aves e adoram uma boa cantoria. Procuram árvores altas para construírem os seus ninhos e impedirem a ação de predadores como os macacos e os tucanos. Nas últimas décadas os seus maiores predadores foram os traficantes de animais silvestres que contribuíram enormemente para colocar a ararajuba na lista das aves que corre risco de extinção.
 A trilha do parque segue sinuosa pela mata e também  passa por dentro de um grande viveiro, com 8 metros de altura, no qual vivem muitas araras e  tucanos.
Às vezes o visitante é surpreendido por um vôo rasante de uma arara amarelo e azul que esbanja beleza no colorido das suas penas.

Do lado de fora do viveiro, um funcionário do parque, brinca com uma arara que docemente pousa no braço de quem queira sentir na pele a força das suas unhas e o seu peso.
O "pouso" da arara no meu braço não durou muito tempo.
A  arara azul e amarela chega a viver até 60 anos em cativeiro.
  Além das aves no parque existe um borboletário e alguns exemplares de cobras, iguanas, jacarés e saguis .O colorido das flores e o voar inquieto das borboletas  e dos beija-flores é um espetáculo a parte. 
No borboletário beija-flores e muitas borboletas

  As cobras vivem em grandes casas de vidro.
 Todos os animais do parque vieram de centros de reabilitação, de criadores autorizados pelo Ibama e de zoológicos. Visitei o Parque da Aves em 2008.


Parque das Aves
Rodovia das Cataratas (BR-469) km17
Foz do Iguaçu - Paraná

3 comentários:

  1. Oh !!je n ai pas pu le visiter il était ferme qd j y étais...au moins ces perroquets ne m ont pas mordu!;-) beijos Chrystelle

    ResponderExcluir
  2. Audy querida, esse parque é realmente maravilhoso e as suas fotos ficaram lindas! Estive lá há quase 10 anos e fiquei impressionada com a beleza e o colorido das aves!! Sem contar as cataratas, mas isso é asssunto para outro posting :-) Beijos, Rô

    ResponderExcluir
  3. OI QUERIA COMPRA OVO DO GROUCROADO VOCES VEMDEM ME COMUNIQUI E QUE MINHA VISINHA VAI PASEAR AI SOMOS DE ALTA FLORETA MT mulherferra@hotmail.com ME ADICIONE E ME FALE ALGO

    ResponderExcluir