Durante um mês a cidade de São Paulo foi agraciada com a Exposição Rino Mania que reúne 60 Rinos patrocinados pela Duratex para comemorar os 60 anos da empresa.
 |
Rino em frente ao Conjunto Nacional |
A forma física dos Rinos possibilita o desenvolvimento de várias perspectivas para a arte se manifestar.
Eu adorei a invasão dos Rinos coloridos que mudaram a paisagem de São Paulo. Na megalópole que pulsa freneticamente, os Rinos trouxeram uma reflexão sobre a força transformadora da arte e as reações que esta provoca nas pessoas.
 |
Ana Rosa Rebelo e Rosa Temple |
Assim como eu muita gente parou no meio da rua para contemplar os Rinos expostos a céu aberto. É a arte ao alcance de todos.
 |
Cláudia e Paula Romano |
Todo o dia no meu caminho para o trabalho cruzo com vários Rinos e sempre que possível paro um pouco para observar as pessoas passando por eles. Tem gente muito apressada que não se permite parar um único segundo e sai andando com o pescoço virado olhando para o bicho como se estivesse se certificando que ele não está indo em sua direção.
 |
Edgar Malouf |
Tem gente que puxa o nariz do Rino, gente que acha graça, gente que fala que gostava mais da exposição das vacas, gente que abraça e que sobe no Rino. Todo mundo quer ter pelo menos uma foto ao lado do novo habitante da cidade e o celular ajuda a realizar o sonho.
 |
Isabella Salvatore |
As crianças, com seus olhinhos brilhantes, misturam curiosidade e fascinação na sua expressão mais pura de alegria.
 |
Clara Moura |
 |
Fernanda, Helena, Ricardo, Silvia, Flávia, Daniela, Arnaldo
Lúcia Pereira
Nelson da Silva
Joilson Domingos do Nascimento |
Pedi para alguns amigos tirarem uma foto com um Rino e mandarem para mim. Confesso que recebi mais promessas que foram esquecidas do que fotos. Agradeço imensamente todos que atenderam o meu pedido e enviaram suas fotos que agora publico.
O Rino "Desejamos Viver" de Alexandra Magrini
Foto: Cláudio Peper
A artista plástica, Alexandra Magrini, que pintou dois Rinos gentilmente respondeu as perguntas que encaminhei via email.
 |
Alexandra Magrini - Foto: Anselmo Nunes |
O que influenciou a sua escolha do tema para pintar os Rinos?
Enviei para a Duratex 2 projetos e os dois foram escolhidos. Como o rinoceronte é um bicho em extinção decidi que um deles "Desejamos Viver" fosse meninas segurando os bichos em extinção. O outro "Meu Estranho Mundo" é definitivamente meu mundo,estranho porém completo...
Os Rinos coloridos nas calçadas provocam muitas reações nas pessoas. Como você vê a arte influenciando a rotina da cidade de São Paulo?
Infelizmente no Brasil as pessoas não tem o hábito de ir as galerias, museus, ao teatro...e esta iniciativa da Duratex, a mesma da Cow Parade faz com que as pessoas possam interagir com a arte. São como os graffitis pelas paredes da cidade...você além de colorir pode alegrar a vida das pessoas...isso realmente é preciso...
 |
Ale Magrini - Foto: Cláudio Pepper |
Já tivemos a Cow Parade e agora são os Rinos soltos pela cidade. Qual a sua sugestão para a próxima exposição?
Adoraria pintar girafas...amo girafas...grandes, elegantes e cheias de estilo...sei lá...acredito na arte...sei da importância dela em minha vida...como em momentos de grandes dificuldades pode me alegrar e até encontrar explicações para muitas situações em que estava vivendo...por isso não precisamos de um bicho específico para próxima exposição...podemos colorir nossas vidas com pequenas atitudes dentro de nossas casas e aos poucos mudar esta terra que está tão cheia de grandes muros cinzas...em lindos locais coloridos cheios de paz e alegria...
Fotografei os Rinos que encontro na Avenida Paulista para chegar ao trabalho.
Os Rinos que estão no meu caminho até o Conjunto Nacional onde normalmente almoço.
Estou treinando para a corrida de São Silvestre e na entrada do portão 10 do Parque Ibirapuera mais Rinos.
Para chegar em casa ou ir ao supermercado passo pela Rua Oscar Freire e os Rinos estão em várias esquinas. São os meus “Rinos noturnos”.
Meu Estranho Mundo de Alexandra Magrini
Amanhã os Rinos se despedem da cidade de São Paulo. Vou sentir saudades deles e de todos os momentos de descontração que me propiciaram enquanto estiveram visitando a cidade. Agora é torcer para que logo tenhamos a companhia das Girafas pescoçudas que a Alexandra Magrini mencionou. Eu também gosto muito daquelas senhoritas esbeltas que combinam com o estilo vertical da cidade de São Paulo.
E você? O que achou da Rino Mania?
A idéia inicial de pintar Rinos foi da empresa Wild in Art da cidade de Chester na Inglaterra com o objetivo de disseminar a arte em ambientes educacionais.