Leonardo Boesing |
Leonardo Boesing é um apaixonado por canecas de chopp. Sua coleção com mais de 5.000 canecas começou há 14 anos quando ele encontrou 110 canecas jogadas no lixo de um clube da cidade. Leonardo as recolheu e usou para decorar o seu restaurante, o Bier Haus. Não demorou muito para que a sua prima, Adiles Kandler, doasse 42 canecas que ela tinha em casa. Entusiasmado com o início da coleção, o Leonardo comprou mais 84 canecas do Sr.Valter Felder a um custo de 50 centavos cada uma. A partir daí começaram a chegar doações que vieram de donas de casa querendo se livrar das canecas dos maridos, de amigos e, principalmente, de turistas que estiveram no Bier Haus e decidiram contribuir para aumentar a coleção do Leonardo.
Existe uma variedade enorme de canecas vindas de vários países e lugares do Brasil. A maior de todas tem capacidade para 4.7 litros de chopp e a menor dá para colocar umas duas gotas, no máximo. É delicioso andar pelo restaurante explorando suas paredes e descobrindo algumas canecas exóticas e outras eróticas. Mas o melhor de tudo mesmo é conversar com o Leonardo, dono de um carisma sem igual, que nos leva com suas narrações para um mundo muito além do chopp, são as estórias das pessoas que enviaram canecas de longe, outras que viajaram para o exterior e compraram uma caneca especialmente para a coleção dele. Há relatos sobre colecionadores famosos como Cláudio Nogueira que também doou algumas canecas para a coleção do Leonardo.
Leonardo e suas canecas de chopp |
É isso que torna a coleção ainda mais interessante, não se trata de uma pessoa que compra ou tenta arrematar lote de canecas em leilões para a sua coleção. É a simpatia e generosidade que o Leonardo transmite no olhar que faz com que tantas pessoas queiram contribuir de alguma forma com a coleção dele. Ele me contou que desde que começou a colecionar nunca nenhuma caneca foi quebrada, mesmo algumas estando tão próximas do chão e das mesas do restaurante.
Restaurante e Churrascaria Bier Haus |
Acredita-se que o Leonardo seja o maior colecionador de canecas de chopp do Brasil. Seu sonho é entrar para o Guinness Book, mas para isso acontecer ainda faltam muitas canecas...Você também pode fazer parte desta história e ajudar o Leonardo a se tornar o maior colecionador de canecas do mundo.
Se você estiver em São Paulo, pode entregar a sua doação de canecas para mim que eu providencio o envio para Treze Tílias.
Peço aos amigos que estão no exterior, se for possível, que tragam uma caneca ou uma canequinha para doarmos para o Leonardo.
Se você preferir enviar a sua caneca diretamente para o Leonardo, a seguir o endereço dele:
Leonardo Boesing
Rua Três Barras – Parque da Feira
89.650-000 Treze Tílias – Santa Catarina
Tel: (49)3537-0626 - (49)3537-0855
Vamos fazer parte desta coleção! Conto com você!
Olá! Já encaminhei a msg para o Alexandre, que está em Orlando. Ele me disse que fará o possível para trazer pelo menos uma caneca este mês.
ResponderExcluirAdorei seu blog, muito interessante e inteligente, parabéns! Assim que puder contribuirei... rss
ResponderExcluirAudmara,
ResponderExcluirestive em 13 Tílias há 4 dias e fui ao Bier Haus conversar com seu Leonardo que já conhecia de viagens anteriores, quando o restaurante ocupava outros lugares e sua coleção não podia ser exposta 100%.
Realmente é uma pessoa com um carisma ímpar, positivo, uma pessoa boa. Dá prazer em conversar com ele. Estava bem feliz com o fato de "uma moça de São Paulo ter passado por lá e colocado a coleção dele na internet".
Achei interessante que soubesse da satisfação que ele teve com sua visita.
Um abraço e parabéns pelo blog, vou ler os demais posts.
Audmara, aproveitei a foto do seu Leonardo com esse canecão de chopp pra ilustrar um comentário que fiz no facebook sobre essa notícia: "Cerveja emagrece e previne doenças: "Gelada" não faz a barriga estufar, diz estudo de cientistas espanhóis. Consumo, porém tem de se limitar a SÓ 1 caneca por dia.
ResponderExcluirO estudo não informa a capacidade da caneca." :) eu sugeri o canecão! hahahahaha Parabéns pelo blog!
Olá Vera,
ResponderExcluirPara os amantes da cerveja, com certeza, o "canecão" é o tamanho correto.Se um dia você viajar para Treze Tílias não deixe de conhecer o Bier Haus e conversar com o Leonardo, uma pessoa maravilhosa.
Abraços,
Audy
Querido Leonardo,
ResponderExcluirEspero que esteja bem.
Um forte abraço, fique com Deus e com o amor de Nossa Senhora.
Claudio Nogueira
claudio-nogueira@uol.com.br
Boa tarde tenho umas 30 canecas de chopp de ceramica das datas de 1969 a 1982 , QUERO VENDER . (15) 91317882 welton PORTO FELIZ SP
ResponderExcluirOlá Welton,
ResponderExcluirAgradeço o seu contato. Caso tenha canecas para DOAR, para a coleção do Leonardo, por favor me avise.
Abraços,
Audy
Audmara,
ResponderExcluirEstive em Treze Tílias conhecer o Restaurante Bier Haus mas infelizmente o mesmo encontrava-se fechado. O restaurante encontra-se interditado pela Vigilância Sanitária Municipal, por motivos de falta de higiene. O outro restaurante recomendado pelo blog, o Kandlerhof, encerrou as atividades há tempos. O que vi em Treze Tílias, foi uma cidade esburacada, cheia de lombadas físicas nas ruas e mal sinalizadas. Treze Tílias pode ter sido uma cidade turística mas hoje, é apenas uma cidade que possui hotéis e grupos folclóricos turísticos, nada mais. A língua alemã está praticamente extinta, falada por pequenos grupos. Muito barulhenta e cheio de veículos pesados transitando pela cidade. Abraços.
Reclamar na prefeitura local, também é difícil. Fiquei sabendo que o prefeito eleito, viajou com a banda tirolesa da região, para um curso de especialização na Áustria e ficará fora por quine dias. Tudo por conta do erário público. Abraços.
ResponderExcluirCaro(a) leitor(a)
ResponderExcluirAgradeço os seus comentários e informações aqui postadas. Infelizmente não tive oportunidade de retornar a Treze Tílias desde 2011. Lamento profundamente saber que os dois restaurantes mencionados no blog não estejam mais funcionando.Parece que a charmosa Treze Tílias que eu conheci perdeu rapidamente a sua identidade.
Abraços,
Audy
Que canecas lindas! Sou um amante de cervejas, como muitos aqui. Parabéns pelo artigo. Grande abraço.
ResponderExcluir