domingo, 19 de junho de 2011

Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi



Visitei a Mesquita Sheikh Zayed na primeira vez que estive nos Emirados Árabes Unidos. De Dubai para Abu Dhabi são apenas 140 km. A rodovia  segue praticamente todo o trajeto em linha reta, cortando as areias do deserto sem fim.

Eu, à esquerda, a indiana e a australiana

Como eu estava viajando sozinha, procurei uma agência de viagem para ir até Abu Dhabi e conhecer a Grande Mesquita Sheikh Zayed. Éramos apenas quatro pessoas no grupo. Eu, uma senhora da Austrália e um casal da Índia.   
Na entrada da Mesquita as mulheres recebem uma vestimenta preta e um véu para cobrir os cabelos. Só é permitido entrar na Mesquita após vestir a roupa preta. Coloquei aquela espécie de túnica por cima da minha roupa assim que me entregaram. Pedi para me ajudarem com o véu porque eu nunca tinha usado um e não tinha a menor idéia de como fazer os transpasses.
Estive em Abu Dhabi no dia 28 de junho de 2010. Já era início do verão e fazia 49C. A sensação térmica era de 55C. Além do desconforto do calor, assim que coloquei toda aquela roupa preta comecei a sentir um pouco de tontura e achei que iria desmaiar... felizmente consegui resistir ao calor.   
Era tão quente que a minha máquina fotográfica logo travou e só voltou a funcionar quando entrei no carro e o ar condicionado a esfriou.    

Eu quase derretendo... Fazia 49C e a sensaçao térmica era de 55C

A Mesquita Sheikh Zayed é a terceira maior do mundo com capacidade para 40.000 pessoas. A sua construção começou em 1996 e foi inaugurada em 2007.
A seguir alguns dados sobre esta construção monumental.


Área construída: 22 mil m2
Aço usado: 33 mil toneladas
Concreto: 120 mil metros cúbicos
Empresas contratadas: 38
Domus: 82
Trabalhadores na construção: mais de 3.000 pessoas

Custo: 545 milhões de dólares

Para construir a Mesquita foram utilizados materiais e mão-de-obra de muitos países, uma obra arquitetônica “Unindo o Mundo”, afirmaram os árabes. Além dos profissionais dos Emirados Árabes Unidos, participaram do projeto e execução pessoas da Itália, Alemanha, Marrocos, Malásia, Índia, Turquia, Irã, China, Reino Unido, Grécia e Nova Zelândia.

Dentro da Mesquita está o maior tapete persa do mundo. O tapete mede 5.627 metros quadrados e foi feito por 1.300 mulheres iranianas. Foram necessários quase 2 anos para o tapete ficar pronto e tem 2.268.000.000 nós.
Lavatório feminino,utilizado para higiene pessoal antes das orações


Escadas de acesso ao lavatório 


Um comentário:

  1. Que demais, amei! Agora já sei alguma coisa de Abu Dhabi! Você fez um day trip para lá? Tem mais alguma coisa legal? meu Deus, como as pessoas sobrevivem nessa temperatura?? bjos

    ResponderExcluir