quarta-feira, 20 de julho de 2011

IRMÃOS O Xingu dos Villas Bôas


No dia 13 de julho de 2011 estive na abertura da Exposição que comemora os 50 anos da criação do Parque Nacional do Xingu. O Parque fica no interior do Mato Grosso e tem uma área de trinta mil quilômetros quadrados. No Parque vivem 16 etnias indígenas.


Foram os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas e o médico sanitarista Noel Nutels que entre as décadas de 1940 e 1970 se aventuraram pela região central do Brasil com o intuito de mapeá-la e fazer os primeiros contatos com os povos indígenas. O trabalho heróico dos irmãos Villas Bôas foi fundamental para a demarcação das terras indígenas e a criação do Parque Nacional do Xingu.Logo na entrada da exposição o visitante se depara com uma cortina feita de miçangas, sementes, folhas secas e cuias.

São muitos os documentários na exposição e as imagens são projetadas tanto nos tijolos das paredes do Sesc como em suportes feitos de vime e cheios de farinha de tapioca. Conforme a gente toca a tapioca, as imagens mudam.

Para mim a parte mais linda da exposição é uma lenda contada por um índio que tem a sua imagem   projetada nas águas do rio artificial do Sesc . Nas margens do riacho, há banquinhos em forma de onça, tatu e outros bichos para o visitante sentar e ouvir a lenda.
Um helicóptero de 1946, do mesmo modelo usado pelos irmãos Villas Bôas durante a Expedição Roncador-Xingu, em 1948 ,também está exposto. Foi nessa expedição que os índios xavantes foram contatados.   
Há objetos pessoais dos irmãos Villas Bôas expostos assim como cocares, colares caiapós feitos com dentes de onça e de macaco além de cestos variados. 
                 Colar caiapó feito com dentes de onça (acima) e macaco (abaixo)
IRMÃOS O XINGU DOS VILLAS BÔAS
Data: até 7 de setembro de 2011
Horário: terça a sábado das 10h às 21h
Domingos e feriados das 10h às 20h
SESC POMPÉIA – Rua: Cléia, 93 - São Paulo – SP
Entrada Franca  
Imagem projetada na parede de tijolos do Sesc




Um comentário:

  1. SUPER LINDA essa exposição!!

    E SUPER recomendo também!

    Visitei e me apaixonei!

    Parabéns pela publicação e pelas belas fotos!

    ResponderExcluir