domingo, 4 de setembro de 2011

O Mercado de Aracaju


Construído em 1926, o Mercado Antônio Franco está localizado no Centro Histórico de Aracaju e  concentra uma grande variedade de artesanato sergipano, licores, castanhas, chás, ervas e literatura de cordel.

As cores fortes e alegres estão presentes por todo o mercado.  

Temperos e chás dividem o mesmo espaço. Há ervas secas e embaladas, ou se você preferir pode escolher quantas gramas quer comprar dos temperos e chás que foram colhidos recentemente.

A oferta de licores preparados artesanalmente é bastante vasta. A maioria deles tem caju na receita.

As deliciosas castanhas de caju não poderiam faltar no mercado de Aracaju.

Andando pelo Mercado encontrei  o Sr. João Firmino Cabral e a sua literatura de cordel. O Sr. João começou a escrever folhetos de  Cordel ainda muito jovem, com 17 anos de idade.

Nestes 50 anos escrevendo versos o Sr. João já escreveu sobre muitos temas. Qualquer cena do cotidiano é motivo para inspiração. Sua banca no Mercado Antônio Franco é a única banca fixa de folhetos cordelianos de Sergipe.

Sempre que viajo para o Nordeste compro publicações de cordel para ler durante a viagem. De autoria do Sr. João Firmino Cabral, comprei o cordel: Lampião herói ou bandido? E não poderia perder a chance de pedir um autógrafo para o Sr. João.  
O cordel foi introduzido no Brasil pelos Portugueses na época da colonização. O nome Literatura de Cordel deve-se ao fato de que em Portugal esses folhetos eram pendurados em cordas ou cordéis para serem comercializados. Os temas da poética incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, vida amorosa, crítica social e politica entre muitos outros.
Se você está planejando conhecer Aracaju, não deixe de visitar o Mercado Antônio Franco. É organizado, limpo, tem uma grande variedade de produtos, as pessoas são extremamente solícitas e os preços bastante convidativos.  


2 comentários:

  1. Bom dia pessoal,

    Alguem poderia me passar contato de revendedores de castanhas, por favor:

    franz@toursbahia.com.br

    Franz Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franz,

      Infelizmente não conheço nenhum revendedor de castanhas para lhe informar. Boa sorte na sua busca.
      Abraços,
      Audy

      Excluir