quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Rino Mania

Durante um mês a cidade de São Paulo foi agraciada com a Exposição Rino Mania que reúne 60 Rinos  patrocinados pela Duratex para comemorar os 60 anos da empresa.



Rino em frente ao Conjunto Nacional

A forma física dos Rinos possibilita o desenvolvimento de várias perspectivas para a arte se manifestar.

Eu adorei a invasão dos Rinos coloridos que mudaram a paisagem de São Paulo. Na megalópole que pulsa freneticamente, os Rinos trouxeram uma reflexão sobre a força transformadora da arte e as reações que esta provoca nas pessoas.
Ana Rosa Rebelo e Rosa Temple
Assim como eu muita gente parou no meio da rua para contemplar os Rinos expostos a céu aberto. É a arte ao alcance de todos.
Cláudia e Paula Romano 

Todo o dia no meu caminho para o trabalho cruzo com vários Rinos e sempre que possível paro um pouco para observar as pessoas passando por eles. Tem gente muito apressada que não se permite parar um único segundo e sai andando com o pescoço virado  olhando para o bicho como se estivesse se certificando que ele não está indo em sua direção.
Edgar Malouf
Tem gente que puxa o nariz do Rino, gente que acha graça, gente que fala que gostava mais da exposição das vacas, gente que abraça e que sobe no Rino. Todo mundo quer ter pelo menos uma foto ao lado do novo habitante da cidade e o celular ajuda a realizar o sonho.
Isabella Salvatore
 As crianças, com seus olhinhos brilhantes, misturam curiosidade e fascinação na sua expressão mais pura de alegria.
Clara Moura

Fernanda, Helena, Ricardo, Silvia, Flávia, Daniela, Arnaldo
Lúcia Pereira
  Nelson da Silva
Joilson Domingos do Nascimento
Pedi para alguns amigos tirarem uma foto com um Rino e mandarem para mim. Confesso que recebi mais promessas que foram esquecidas do que fotos. Agradeço imensamente todos que atenderam o meu pedido e enviaram suas fotos que agora publico.

O Rino "Desejamos Viver" de Alexandra Magrini
                                     Foto: Cláudio Peper
A artista plástica, Alexandra Magrini, que pintou dois Rinos gentilmente respondeu as perguntas que encaminhei via email.
Alexandra Magrini - Foto: Anselmo Nunes
   
O que influenciou a sua escolha do tema para pintar os Rinos?
Enviei para a Duratex 2 projetos e os dois foram escolhidos. Como o rinoceronte é um bicho em extinção decidi que um deles "Desejamos Viver" fosse meninas segurando os bichos em extinção. O outro "Meu Estranho Mundo" é definitivamente meu mundo,estranho porém completo...
Os Rinos coloridos nas calçadas provocam muitas reações nas pessoas. Como você vê a arte influenciando a rotina da cidade de São Paulo?
Infelizmente no Brasil as pessoas não tem o hábito de ir as galerias, museus, ao teatro...e esta iniciativa da Duratex, a mesma da Cow Parade faz com que as pessoas possam interagir com a arte. São como os graffitis pelas paredes da cidade...você além de colorir pode alegrar a vida das pessoas...isso realmente é preciso...
Ale Magrini - Foto: Cláudio Pepper
Já tivemos a Cow Parade e agora são os Rinos soltos pela cidade. Qual a sua sugestão para a próxima exposição?

Adoraria pintar girafas...amo girafas...grandes, elegantes e cheias de estilo...sei lá...acredito na arte...sei da importância dela em minha vida...como em momentos de grandes dificuldades pode me alegrar e até encontrar explicações para muitas situações em que estava vivendo...por isso não precisamos de um bicho específico para próxima exposição...podemos colorir nossas vidas com pequenas atitudes dentro de nossas casas e aos poucos mudar esta terra que está tão cheia de grandes muros cinzas...em lindos locais coloridos cheios de paz e alegria...
Fotografei os Rinos que encontro na Avenida Paulista para chegar ao trabalho.
Os Rinos que estão no meu caminho até o Conjunto Nacional onde normalmente almoço.
Estou treinando para a corrida de São Silvestre e na entrada do portão 10 do Parque Ibirapuera mais Rinos.

Para chegar em casa ou ir ao supermercado passo pela Rua Oscar Freire e os Rinos estão em várias esquinas. São os meus “Rinos noturnos”.
Meu Estranho Mundo de Alexandra Magrini
Amanhã os Rinos se despedem da cidade de São Paulo. Vou sentir saudades deles e de todos os momentos de descontração que me propiciaram enquanto estiveram visitando a cidade. Agora é torcer para que logo tenhamos a companhia das Girafas pescoçudas que a Alexandra Magrini mencionou. Eu também gosto muito daquelas senhoritas esbeltas que combinam com o estilo vertical da cidade de São Paulo.      
E você? O que achou da Rino Mania?  
A idéia inicial de pintar Rinos foi da empresa Wild in Art da cidade de Chester na Inglaterra com o objetivo de disseminar a arte em ambientes educacionais.

9 comentários:

  1. Ô loco, Audy, sua relação com os rinos da cidade então foram bastante intensas! hehe Muitos rinos passando pelo seu caminho...
    Eu costumo passar pelos rinos todos os dias também, mas infelizmente sempre estou dentro de um ônibus ou de um carro.
    Na minha opinião, o mais bacana foi o rino submarino, porque mais do que ter o rino como "tela", o artista brincou com as formas do rino.

    Moro perto da Vila Boin, e colocaram um rino bem interessante lá. Infelizmente, dia desses de chuva, caiu algumas árvores da vila, e no meio daquela bagunça, só sobrou o rino intacto. Daria uma foto interessante.
    Adorei a foto dos seus amigos, e eu assumo que fui uma daquelas que prometi e não cumpri o seu pedido de tirar foto. hehe
    Mas bem, de uma forma ou de outra, acho que essa "exposição" é uma maneira bem direta e fácil das pessoas do corre-corre cotidiano pararem para apreciar uma obra de arte (porque não?)

    Parabéns pelas fotos e pela entrevista
    beijinhos querida,
    Fernanda Miranda

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho ao fotografar os rinos Audy! Um mais lindo que o outro! Adorei ! Tomara que numa próxima versão venham as girafas com dois filhotinhos o que acha? bjs, belo trabalho, Vânia Del rio

    ResponderExcluir
  3. Puxa essas fotos dos rinos estao muito legais, incrivel como sao belas as pinturas no rinos, eh uma pena que nao consegui ver quase nenhum, gostaria que ficassem mais um tempinho.
    Parabens pelo seu blog, tem coisas interassantissimas.

    Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Audy, amei os Rinos! Pena que nao fui a SP nessa epoca. Espero que eles venham a Poa. Bjos, teu texto esta lindo.

    ResponderExcluir
  5. Audy querida, amei os Rinos!! Nem sabia que tinham tantos assim na cidade!! Suas fotos ficaram lindas e a idéia de fotografá-los com pessoas foi ótima... Mais um belo trabalho querida.. Adorei!! Beijos, Rô

    ResponderExcluir
  6. Audy,
    Os rinos estão lindos. Sugiro espalhar cisnes pela cidade. Já pensou que legal ter um cisne negro no teatro municipal? A Empresa Sal Cisne poderia patrocinar... No Ibirapuera ficaria um cisne brando bem perto do lago. Que tal?
    Beijos,
    Rosa

    ResponderExcluir
  7. As fotos ficaram ótimas, adorei. A cidade ficou mais divertida com eles. Quem sabe na próxima vez eles não escolhem um animal brasileiro para homenagear?
    Bjs
    Lucinda

    ResponderExcluir
  8. Audy, que delícia passar por tantos Rinos no seu dia a dia!! E amei a idéia das fotos, ficou muuuito legal! Também aguardo as girafas, adoro, ou então quem sabe aves de todos os tipos, estou no momento apaixonada por bird watching ... bjão e aguardo a próxima reportagem, estou adorando!! Have a great week!

    ResponderExcluir
  9. Audy, que belas fotos e ótimo texto!
    Gostaria de uma exposição assim em Manaus.
    Saudades de São Paulo! Beijos :)
    Luciane

    ResponderExcluir