quinta-feira, 12 de abril de 2012

O milho colorido do Peru

 Durante a minha viagem pelo Peru tive a oportunidade de provar diferentes tipos de milho. O país possui 35 variedades de milho que também é utilizado para a produção de bebidas como a “chicha”. During my trip to Peru I had the opportunity to taste different types of corn. The country has 35 varieties of corn which is also used for producing beverages such as "chicha."






9 comentários:

  1. veja mais: http://alimentandoadiscussao.com/2014/03/06/milho-colorido/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Muito obrigada pelo envio do link. Eu não conhecia essa variação de milho.
      Abraços,
      Audy

      Excluir
    2. Boa tarde
      Vi o link que indicou e, não creio que a pessoa que o escreve faz uma abordagem correcta sob vários aspectos.
      1.º: Há milho colorido sem ser aquele que será produzido pelo tal agricultor americano;
      2.º: O dito milho colorido do americano é uma selecção de milho transgênico, isto é geneticamente modificado (OGM).
      3.º: Existe milho colorido noutras partes do mundo (milho indiano por exemplo), não obstante o milho peruano ser o mais espectacular visualmente;
      4.º - Eu produzi milho - que julgo não ser milho OGM - na minha varanda (!! sim na minha varanda!!!)em 2014 e 2105 por divertimento, graça, curiosidade, com base em sementes ou grãos que comprei em Cabo Verde, Ilha do Sal. Estes grãos eram muito parecidos com o milho indiano. A cor varia entre o preto, vários tons de laranja, amarelo e branco, riscados, mais ou menos vítreos, roxos ou púrpura, como lhe quiserem chamar e os grãos obtidos têm vários formatos. Estavam cheios de broca do milho, o que para mim é indicativo de que é milho puro, não manipulado (porque senão o milho ficaria todo furado. Alias, falei com vários caboverdianos que me disseram que não põem pesticidas e insecticidas nos seus cultivos (não há dinheiro para isso) pelo que os seus legumes e vegetais crescem naturalmente nas suas ricas e férteis vulcânicas (mas falta-lhes água...)
      5.º Eu pessoalmente, não compraria nenhum daquele milho ao americano por serem OGMs. ... Mas compraria milho peruano e outro de outras partes do mundo onde a Monsanto (hoje comprada pela Bayer segundo li nas notícias) não está instalada porque é a única forma de obter sementes genuínas, sem manipulação genética

      Excluir
    3. Já agora, posso arranjar fotos da minha "produção" como ainda do milho que ainda não lancei à terra (ou seja, aquele que ainda não lancei à terra) e, cópia do meu passaporte com os carimbos de entrada e saída de Cabo Verde (onde estive 3 vezes), o que provará que estive lá.
      Quanto ao resto, terão que acreditar e confiar em mim (que lá comprei o milho (na praça/mercado no centro da cidade da Praia), que o trouxe para Portugal, que o cultivei na minha varanda, e, ... tudo o mais!

      Excluir
    4. ... e também poderão perguntar aos moradores do meu prédio se tive lá milho plantado em duas das minhas varandas Ah ah ah: ouve alguém que se queixou (!!!) de mim ao Administrador do prédio que tinha o dito milho plantado na varanda (!!!) e este deu-me nota de tal em plena reunião de condóminos (!?1?!?) - até parece que as minhas varandas são deles ...

      Excluir
  2. Saberia informar onde consigo comprar essas espécies de milho? Estou começando uma coleção de plantas crioulas e raras.
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegues adquirir sementes no Mercado Livre,ou em sites como Planta Mundo,Tabutins sementes etc... no Google

      Excluir
    2. Consegues adquirir sementes no Mercado Livre,ou em sites como Planta Mundo,Tabutins sementes etc... no Google

      Excluir
  3. Olá Emerson,
    Infelizmente não tenho informação sobre locais que comercializam milhos peruanos. Sugiro que você entre em contato com o Consulado do Peru ou com a Embaixada que provavelmente poderão te ajudar.
    Abraços e boa sorte na sua busca.
    Audy

    ResponderExcluir