quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Luciana de Paula Cunha - corredora confeiteira

 
Luciana de Paula Cunha, 30 anos, campeã de corrida de rua, mãe e confeiteira.
09/07/2013 - Corrida Maxi Shopping Jundiaí
10 km - Tempo: 41'54" - Campeã Geral 

        Primeiro aniversário do filho Pedro, a Luciana tinha 24 anos
                                       Luciana aos 20 anos
Conheci a Luciana na ECOrrida, no dia 21 de julho de 2013, corrida na qual ela foi vice-campeã da prova dos 10 km.
Assim que comecei a conversar com a Luciana perguntei sobre sua rotina de treinos e a preparação física para vencer as corridas de rua. Logo descobri que a mulher que eu tinha visto levantando um troféu guardava consigo uma gigantesca luta diária para ser uma atleta vencedora.
A Luciana chegou a pesar mais de 100 kg e começou a correr para emagrecer. Em dezembro de 2011, incentivada pelo seu namorado, Renato de Almeida Pereira, ela aceitou formar uma dupla com ele e participar da corrida Circuito das Praias – Etapa Bertioga. Foram campeões. Foi o primeiro pódio da Luciana e o início de uma grande paixão pelas corridas.
Hoje ela pesa 58 kg e já subiu ao pódio 17 vezes. Esses números, por si só, já seriam suficientes para impressionar se ela não tivesse uma rotina tão pesada.
Todos os dias, às 5h30 da manhã a Luciana deixa a sua casa em Osasco para levar  seu filho para a escola. Em seguida toma um ônibus para a Vila Leopoldina, em São Paulo, onde trabalha como confeiteira na padaria de um supermercado há 10 anos. Sua jornada começa às 6h40 e termina às 15h20. São 8 horas diárias, 6 dias por semana, em pé, fazendo bolos e doces.
Assim que ela sai do trabalho, com suas pernas muito cansadas, vai para a Cidade Universidade treinar. ELa não tem assessoria esportiva, não tem técnico e não pode pagar nenhuma orientação profissional uma vez que seu salário líquido é R$ 800,00 por mês. Seus treinos seguem as planilhas de corrida que o namorado   pega na internet ou em revistas esportivas e usa para treiná-la. A falta de condições básicas para treinar parece ser compensada pela vontade e determinação de vencer da Luciana.

Após o treino, no ínicio da noite, às 19h00, a Luciana precisa ir buscar  seu filho na escola. Quando volta para casa tem que preparar o jantar, cuidar e brincar com o Pedro… é hora de ser mãe.
 
 
 
Mulher, mãe, corredora, guerreira, vencedora, confeiteira, um exemplo de superação e de comprometimento com a vida. É assim que eu vejo a Luciana, e desde que a conheci me pergunto sem parar:
 
 
 
E se a Luciana tivesse condições ideais para treinar, qual pódio ela subiria?
E se o talento e a garra da Luciana encontrasse um patrocinador?
E se você decidisse enviar esse artigo para todos os seus amigos?
 
“Tudo parece impossível até acontecer”. Nelson Mandela

3 comentários:

  1. Dear Mr.Omar,

    Thank you for your kind words. I just think we come to this world to learn, to enjoy life and to help each other. I like to believe that in a way I may contribute for a better place for all of us.
    I am happy to tell you that some friends of mine were ready to assist me and we got a sponsor for Luciana. She has so much talent and just need one opportunity in life.
    Take care,
    With best regards,
    Audy

    ResponderExcluir
  2. Oi Audmara, você pode me passar o email ou telefone da Luciana para uma matéria? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marina,

    Grata pelo seu interesse para fazer uma matéria sobre a Luciana.Por favor entre em contato comigo por email: averonese@uol.com.br
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir