quinta-feira, 31 de outubro de 2013

GENESIS – Sebastião Salgado


 
Genesis é uma jornada em busca do planeta como existiu, desde a sua formação e em sua evolução, antes que a vida moderna se acelerasse e nos afastasse do núcleo essencial. É uma busca de paisagens terrestres e aquáticas até hoje intocadas; uma viagem em direção aos animais e grupos humanos que conseguiram escapar das transformações impostas pelo mundo contemporâneo. E Genesis comprova que o nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em imaculada e silenciosa majestade.
E estas maravilhas foram encontradas nos círculos polares e em florestas tropicais, em extensas savanas e nos tórridos desertos, em montanhas geladas e ilhas desertas, lugares às vezes excessivamente gélidos ou escaldantes, onde apenas as mais resistentes formas de vida perseveram. Outros recantos tornaram-se lar de animais ou de povos ancestrais cuja sobrevivência depende fundamentalmente do isolamento em que se mantêm. O conjunto forma um esplendoroso mosaico da natureza em toda a sua grandiosidade original.
É essa beleza oculta, defendida, protegida que Genesis deseja compartilhar. Fazemos um tributo a esse nosso frágil planeta que temos o dever de proteger.
 
 
Lélia Wanick Salgado
Curadora

 
Considerado um dos maiores fotógrafos do mundo, o mineiro Sebastião Salgado apresenta mais uma exposição espetacular. A exposição é o resultado de oito anos de trabalho e mais de trinta expedições por todos os lugares do planeta. Galerias de Arte, Museus, Jardins Botânicos, Espaços Culturais renomados do mundo inteiro abrem suas portas para Genesis.
 
Em Paris visitei a exposição no dia 2 de outubro de 2013 na Maison Européenne de la Photographie que é o melhor espaço para exposições fotográficas da capital francesa.
Maison Européenne de la Photographie
Cheguei um pouco antes da abertura da galeria e já se formava uma grande fila de pessoas que iriam ver Genesis. O ingresso custava 8 Euros, cerca de R$26,00. A exposição se espalhava pelos três andares da Maison Européenne de la Photographie.
Em São Paulo visitei Genesis na noite de sábado, 26 de outubro e novamente na manhã do domingo 27 de outubro de 2013.
O Sesc Belenzinho expõe as 245 fotografias em duas grandes salas e também no jardim externo entre a piscina e a quadra de esportes.
 
A foto da manada dos búfalos-africanos foi impressa num painel gigante. O painel termina no chão de vidro que também serve de teto para a área da piscina coberta.
 
 GENESIS
Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 – São Paulo–SP
De: 5 de setembro a 1 de dezembro de 2013
Terça a sábado das 10 às 21h
Domingos e feriados das 10h às 19h30
Gratuito

2 comentários:

  1. Audy, que otima dica! Sebastiao Salgado eh um dos maiores artistas de nosso tempo. Espero que a exposicao venha aqui pra San Francisco. Obrigada por compartilhar esse beleza.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Paula,
    Tudo bem? Sem dúvida Sebastião Salgado é um dos maiores artistas de todos os tempos.
    A princípio a Exposição ainda não tem data para ir para os Estados Unidos. Como você viaja bastante, segue informações sobre as cidades que irão receber GENESIS em 2014.
    • Musée de l’Elysée, Lausanne, Suíça – 21 de setembro 2013 até 12 janeiro 2014
    • La Maison Européenne de la Photographie (MEP), Paris, França – 25 de setembro 2013 até 5 de janeiro 2014
    • SESC Belenzinho, São Paulo, SP, Brasil – 4 de setembro até 1 de dezembro 2013
    • CaixaForum, Madri, Espanha – 15 de janeiro até 4 de maio 2014
    • Casa dei Tre Oci, Veneza, Itália – 30 de janeiro até 30 de abril 2014
    • Palacio Reale, Milão Itália – 15 de maio até 30 de setembro 2014
    • Ilhas Canárias, Espanha – 14 de junho até 31 de agosto 2014
    • The National Museum of Singapore - Abril a Julho 2014
    • Gazômetro, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil – 12 de março até 12 de maio 2014
    • Palácio das Artes, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil – 28 de maio até 25 de agosto 2014
    • Fotografiska – o museu suéco da fotografia – Estocolmo, Suécia – Junho a setembro 2014
    • CaixaForum, Barcelona, Espanha – 2 de outubro até 1 de fevereiro 2015
    Beijos,
    Audy

    ResponderExcluir