quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Malaios do Cabo – Bo-Kaap


O bairro Bo-Kaap, com suas casas coloridas é o berço da comunidade muçulmana na África do Sul.
Durante o domínio britânico, no século XVII, os descendentes de javaneses que eram trazidos para a Colônia do Cabo, atual África do Sul, eram designados Malaios do Cabo. Eles se diferenciavam dos outros grupos de mulatos por serem muçulmanos.
O Bo-Kaap fica próximo ao centro da Cidade do Cabo e é visita obrigatória para quem estiver visitando a cidade. Já estive no bairro duas vezes.  
Ontem, 9 de dezembro de 2014 fiz uma visita guiada pelas ruas estreitas e coloridas do Bo-Kaap.
A primeira mesquita da África do Sul foi fundada no Bo-Kaap.
A casa mais antiga do Bo-Kaap que hoje abriga o museu que conta a história do bairro.


Eu já tinha visto várias fotos do bairro Bo-Kaap em revistas especializadas em viagem e quase sempre não havia carros nas ruas. A primeira vez que estive no bairro foi no sábado, 21 de novembro de 2014, e havia muitos carros estacionados. Ontem a cena se repetiu e perguntei para o guia qual o horário mais provável para não encontrar tantos carros estacionados nas ruelas. Fui informada que as ruas do Bo-Kaap são as únicas na região central da Cidade do Cabo onde não é cobrado para estacionar na rua porque os moradores não têm garagem nas suas casas. Sendo assim, outros motoristas também aproveitam para estacionar no Bo-Kaap gratuitamente. Então a possibilidade de fotografar as casas com suas calçadas sem interferência dos veículos é mínima. 
 No bairro há alguns restaurantes tradicionais e também uma antiga loja de especiarias. Aproveitei e comprei cravo e canela em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário