quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

No Caminho do Queijo Artesanal Paulista

Descrição da foto: Grupo de viajantes posa junto com o Bode Luizinho que é abraçado pelo Vitor e o Bode Balanço que está entre a Marina e a Audy. Da esquerda para a direita, Edna, Lucy, Vinícius, Vitor, Zilda, Vilma, Edna, Geons, Marina, Regina Célia, Gisele, Marlon, Orion, Ailton, Lúcia e Audy.
Descrição da foto: oito cabras brancas comem no cocho do estábulo ripado e suspenso.
Acredito que o maior diferencial de um roteiro sensorial é promover vivências profundas de situações do cotidiano que muitas vezes não são apreciadas em toda a sua grandeza.
Visitei o Capril do Bosque com a intenção de apresentar o Projeto AMPLIANDO HORIZONTES e verificar a possibilidade de desenvolver um roteiro sensorial. Fui extremamente bem recebida pela proprietária, Heloísa Collins, que de pronto aceitou a minha proposta.
Descrição da foto: uma cabra sentada no topo da rampa do estábulo pousa para a foto.
Voltei ao capril para ajustar todos os detalhes do passeio em especial o roteiro de visitação para proporcionar aos visitantes uma experiência marcante.
O passeio aconteceu no dia 21 de outubro de 2017. O grupo formado por 15 pessoas tinha entre seus viajantes 7 pessoas cegas.

Descrição da foto: todas as pessoas do grupo estão em pé e sorrindo em frente ao Bistrô do Capril do Bosque
Saímos de São Paulo com destino a Joanópolis que fica cerca de 120 km da capital. 
Descrição da foto: da esquerda para a direita: Edna, Marina, Heloísa, a Chef Ju, Zilda que acaricia um cachorro, atrás dela Edna e ao lado Gisele. Todas as pessoas estão em pé e sorriedentes.
Descrição da foto: da esquerda para a direita: Vitor conversa com Toninho, no primeiro plano a Chef Ju e Vinícius sorriem. Todos estão em pé.
No Capril, a famosa queijeira Heloísa Collins, que produz a única versão artesanal de queijo azul de cabra do Brasil, recebeu os visitantes.
Descrição da foto: Todos em pé e sorrindo. Da esquerda para a direita: Vitor, Lucy, Vinícius, Geons, Vilma, Márcia e Heloísa. 
Conhecemos o pasto africano e desfrutamos de uma deliciosa caminhada, tocamos nas árvores, sentimos o pasto, a brisa e podemos ver ao longe a cidade de Joanópolis.
Descrição da foto: no pasto africano todos ouvem as explicações de Vitor. Da esquerda para a direita: Marlon, Orion, Vinícius, Gisele agachada brincando com um cachorro, Audy, Toninho, Regina Célia, Márcia, Vitor, Zilda e Edna.
Descrição da foto: viajantes no pasto africano que tem cerca de 60 cm de altura. O local é plano e ao fundo da foto uma cadeia de montanhas que parecem tocar no céu.  
Descrição da foto: caminhando pelo pasto, em primeiro plano Lucy e Vinícius, Orion e Marlon. Ao fundo, um pouco distante, as outras pessoas do grupo.  
Descrição da foto: da esquerda para a direita: Regina Célia, Márcia, Gisele, Marlon, Orion, Vinícius, Marina e Lucy começando a caminhada pelo pasto.
Victor, filho da Heloísa, apresentou os bodes Balanço e Luizinho. No capril suspenso, ensinou sobre o manejo das cabras. 
Descrição da foto: da esquerda para a direita, Gisele, Toninho, Vinícius, Edna e Audy, todos em pé, ao fundo o Bistrô do Capril.
Descrição da foto: Viajantes sobem a rampa do estábulo suspenso, uma construção de madeira, ripada. Na rampa Geons, Zilda, Edna, Vilma, Edna e Lúcia.
Descrição da foto: Vinícius e Toninho acariciam as cabras dentro do estábulo
Descrição da foto: Gisele agachada acaricia as cabritinhas
Descrição da foto:Vilma segura no colo uma cabritinha e Vitor a observa.
Descrição da foto: Geons segura uma cabritinha no colo, Regina Célia acaricia e Marlon ao fundo sorri.
Descrição da foto: abraçados e em pé, Vinícius, Audy e Zilda. Todos estão sorrindo e Vinícius segura uma cabritinha no colo.
Descrição da foto: Vitor ergue uma cabra e segura sua pata para que Marlon possa tocar no casco dela.
Descrição da foto: Edna segura uma cabritinha no colo que lhá dá um beijo no queixo.
Descrição da foto: Marina caminha pelo estábulo com uma cabritinha no colo e outras três caminham ao seu lado. Todas são brancas.
Os viajantes tiveram a oportunidade de dar mamadeira para as cabritinhas e também fazer a ordenha.
Descrição da foto: Gisele e Edna, agachadas, dão mamadeira para as cabritinhas
Beber o leite tirado na hora foi uma experiência ímpar para muitas pessoas que nunca tinham tido contato com cabras.
Descrição da foto: Zilda faz a ordenha da cabra e é observada pelo Vitor, ao seu lado Vinícius.
Descrição da foto: Geons segura um galho na cerca do estábulo e as cabras se aglomeram para comer.
Descrição da foto: Zilda e Vilma seguram um galho e Audy as auxilia para alimentar as cabras.
Descrição da foto: Três cabras comem o galho que o Vinícius está segurando do lado de fora da cerca do estábulo.  
Em seguida a degustação orientada de três queijos nobres produzidos no Capril e premiados: o Azul do Bosque, Serra do Lopo (lavado na cerveja 20 vezes) e Pirâmide do Bosque.
Descrição da foto: prato com três tipos de queijo, sendo dois pedaços pequenos cada, grãos de uva e pão com geléia. 
No almoço gourmet, preparado pela Chef Ju Raposo, filha da Heloísa, foi servido ravióli recheado com queijo de cabra com molho branco e nozes. A sobremesa foi cheesecake feito com queijo de cabra tipo boursin e calda de morangos frescos.
Sem dúvida uma explosão de sabores!
Descrição da foto: prato branco com raviólis com molho branco, queijo e nozes.
Nos roteiros sensoriais que organizo a visão deixa de ser o sentido principal. É preciso tocar, sentir, cheirar, ouvir e se permitir compartilhar momentos com quem não enxerga.
Um passeio que vai muito além do que a visão nos proporciona.
Descrição da foto: crachás que eu fiz para os turistas. Do lado esquerdo de cada crachá foi colada uma mini lhama, todas brancas, com as patinhas pretas para os homens e patinhas rosa para as mulheres. Todas têm uma espécie de cela colorida e as das mulheres o colorido da bandeira de Cusco no pescoço. Como não encontrei cabras ou bodes para decorar os crachás, comprei lhamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário