quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Os Sentidos do Café - 5º Edição Roteiro Sensorial

Descrição da foto:#para cego ver #para todos verem: Grupo reunido, todos em pé e sorridentes embaixo de uma árvore.
O roteiro sensorial “Os Sentidos do Café” acontece entre os meses de maio e julho durante a colheita do café Kaynã, na Fazenda Retiro Santo Antônio, em Santo Antônio do Jardim.
Este roteiro desenvolvi e executei como o piloto do Projeto AMPLIANDO HORIZONTES Experiências Sensoriais no Turismo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão, e chegou a sua quinta edição no dia 21 de julho de 2018.
Na chegada à fazenda, tivemos um café colonial e a comemoração do aniversário da Vanessa Xavier e sua tia Lúcia, juntamente com suas famílias e amigos. 
Descrição da foto:#para cego ver #para todos verem: da esquerda para a direita, em pé, abraçados e sorridentes, Jefferson, Vanessa, Lúcia e Audy. Todos esttão em frente a mesa com o café colonial, destaque o bolo feito de fubá não transgênico com duas velinhas pink.
Descrição da foto:#para cego ver #para todos verem: grupo com 10 pessoas próximos a mesa do café colonial. No primeiro plano da foto aparece a Iara.
O grupo formado por 22 pessoas, entre videntes e pessoas com deficiência visual, participou de uma oficina sobre todo o processo de produção sustentável do café Kaynã. 
Descrição da foto:#para todos verem: Iara está sentada e segura uma placa de madeira com o logo e a inscrição Kaynã em alto relevo. Audy, agachada ao seu lado a observa.

Em seguida fomos para o cafezal fazer a colheita da café Kaynã.
Descrição da foto:#para todos verem: Audy e sua mãe Iolanda abraçadas em meio ao cafezal. Ambas usam chapéu de palha e sorriem.
Descrição da foto:#para todos verem: Grupo caminha por uma trilha entre os pés de café. Todos estão de costas.
Descrição da foto:#para todos verem: trilha de terra batida entre os pés de café.
Descrição da foto:#para todos verem: grupo de pessoas sentadas em um banco no cafezal. Algumas pessoas estão em pé ao fundo. No chão um pano branco que foi colocado para que os grãos de café caiam sobre o pano e depois sejam apanhados. No canto esquerdo, de costas, Jefferson fala para o grupo.
Descrição da foto:#para todos verem: abraçados e sorridentes, da esquerda para a direita: Jefferson, Audy e Iara que está colhendo café.

Descrição da foto:#para todos verem: abraçadas e sorridentes, da esquerda para a direita: Silvia, Audy e Rosemeire. Todas usam chapéu de palha e estão entre os pés de café.
Descrição da foto:#para todos verem: em pé, abraçadas e sorridentes, da esquerda para a direita: Audy, Toninho, Vera, Cris e Sandra. Todas usam chapéu de palha e estão entre os pés de café.
Descrição da foto:#para todos verem: portrait, muito sorridentes, Audy, Toninho e Vera abraçados 
Descrição da foto:#para todos verem: foto de corpo inteiro, em meio ao cafezal, Iara, do lado esquerdo, segura uma bengala e o braço da Vanessa, Audy ao lado. Todas sorrindo.
Descrição da foto:#para todos verem: Iara colhendo café. Usa um chapéu de tecido azul escuro com uma faixa branca, camiseta verde escuro e uma calça preta.
Descrição da foto:#para todos verem: foto meio corpo. Iolanda colhendo café. Usa chapéu de palha e camiseta azul clara. 
Descrição da foto:#para todos verem: close em uma haste de café, no pé, com grãos de café vermelhos, amarelos, verdes e folhas. 
Descrição da foto:#para todos verem: pequena capela da Fazenda Retiro Santo Antônio, comporta apenas 5 pessoas no seu interior. Construída de concreto nas cores branca e amarelo claro. Arco gótico de concreto emoldura a porta. Gramado na frente e árvores ao fundo.
Descrição da foto:#para todos verem: grupo de viajantes reunidos sorridentes e abraçados. Todos estão em pé, exceto Audy, Iolanda e Vera que estão sentadas no chão. Árvores frondosas ao fundo.   
O almoço foi no Empório Paganini&Palermo, comida caseira, acolhimento e bolo de café para comemorar e celebrar as aniversariantes! 
Descrição da foto:#para todos verem: da esquerda para a direita, em pé, abraçados e sorridentes: Audy, Vanessa, Minervina, Lurdinha e Adriano (proprietários do Empório Paganini&Palermo). Sentada, em frente a mesa, a aniversariante Lúcia. Em cima da mesa dois bolos redondos de café com cobertura de chocolate, velinha azul e bandeirinhas de papel.
Descrição da foto:#para todos verem: Vanessa sentada em um banco de madeira. Audy, em pé a abraça. Ao fundo muitas árvores, dia ensolarado.
Descrição da foto:#para todos verem: portrait. Sorrindo e abraçadas, da esquerda para a direita: Vera, Audy e Cristiane.
Após o delicioso almoço, os viajantes seguiram para a Cafeteria Loretto onde tiveram a oportunidade de aprender e conhecer como é feita a torra e a moagem dos cafés gourmet da marca Loretto.


Descrição da foto:#para todos verem: máquina que faz a torra e moagem do café. Em primeiro plano um recipiente redondo de metal, amarelo e preto com uma hélice que movimenta os grãos de café.
Descrição da foto:#para todos verem: na Cafeteria Loretto, em pé, abraçados e sorrindo, da esquerda para a direita: Júnior, Iara e Gilberto.
Descrição da foto:#para todos verem: caneca com o logo do Projeto AMPLIANDO HORIZONTES em primeiro plano. Ao fundo, Sr. Heitor e Júnior apoiados no balcão observam Iara que segura um copo de café.
Descrição da foto:#para todos verem: Diego e Iara em pé, sorrindo e abraçados. Diego é a pessoa responsável pela torra do Café Loretto.

Os turistas degustaram diversos cafés Gourmet Loretto. No final da visita, com o costumeiro acolhimento da equipe da Cafeteria Loretto,  fomos agraciados com um brinde com café Loretto gelado servido dentro de uma casquinha de sorvete.
Descrição da foto:#para todos verem: casquinha de sorvete revestida com chocolate e chantilly no top. Foi servido café gelado gourmet Loretto dentro da casquinha.

Descrição da foto:#para todos verem: crachás feitos para os passageiros. Crachá com o nome plastificado e com um prendedor. No canto esquerdo um pequeno chapéu de palha. Os chapéus dos crachás femininos são coloridos e os masculinos bege, cor original da palha.  
Descrição da foto:#para todos verem: saquinhos de chita feitos pela minha mãe para colocar o lanche de bordo. Para as mulheres o saquinho vermelho com flores azuis e renda no topo. Para os homens, xadrez com azul, branco e preto. Ambros tem um cordão para amarrar e um cartão com o logo e informações sobre o Projeto AMPLIANDO HORIZONTES. 


   

2 comentários:

  1. Bom dia. Preciso de seu email para contato.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana,
    Tudo bem? Muito obrigada pelo seu contato.
    O meu e-mail é averonese@uol.com.br
    Um abraço,

    ResponderExcluir