segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Conhecendo Londres

Recebi um email hoje do Alexandre Yamada pedindo umas dicas sobre Londres que em breve ele irá visitar. Londres é uma cidade tão cosmopolita e interessante que o melhor mesmo é ir descobrindo seus segredos andando pelas suas ruas estreitas e sinuosas. São inúmeras as atrações culturais que a cidade oferece. Portanto, assim que chegar lá compre a revista Time Out para ficar por dentro da programação e assistir pelo menos um espetáculo no Carnegie Hall. Uma vez assisti a um show do Caetano Veloso lá e ele incluiu no repertório London, London. So beautiful!
Um dos meus passeios favoritos em Londres sempre foi visitar a National Gallery que fica na Trafalgar Square. A Galeria dispõe de um serviço de visitação guiada com professores da História da Arte que vão discorrendo sobre as obras assim como sobre a arquitetura do prédio. Eu gostava tanto destas visitas que repeti o passeio algumas dezenas de vezes com professores diferentes.
Quando você estiver no meio de Trafalgar Square, junto com os pombos,  olhe para o lado direito da National Gallery e verá uma Igreja. No muro lateral desta igreja tem uma portinha  discreta que nem sempre está aberta. Tente abrir e desça as escadas, vai se deparar com um Pub embaixo da Igreja. O sagrado e o Profano vivendo harmoniosamente na mesma edificação  sem contar para muita gente.  
 E por falar em Igreja não deixe de visitar a Abbey Westminster que fica muito perto da Trafalgar Square. Recomendo visitar no final da tarde e participar da missa que é celebrada em uma parte da Igreja que normalmente não é aberta para a visitação. Aos domingos tem sempre concertos belíssimos. Ouvir o órgão com a acústica maravilhosa de Westminster é simplesmente divino.
Seguindo em frente pela Victoria Street e cruzando a ponte de Westminster se chega ao Aquário de Londres. A vida marinha representada em vários aquários gigantescos que nos fazem ter a sensação de estarmos mergulhando no fundo do mar. Imperdível.
Em uma das margens do Rio Tamisa fica ancorado um antigo navio de Guerra que tem um museu dentro e um café delicioso. Eu gostava de ir naquele café para responder as cartas dos meus amigos olhando pela escotilha do navio. Parecia que eu estava viajando!       
 Conhecer por dentro o prédio do Parlamento Inglês é uma aula de história. É preciso agendar a visita com antecedência. Logo na entrada o visitante conhece o Royal Robing que é uma sala na qual a Rainha recebe o manto e a coroa Imperial.  São várias galerias até se chegar na House of Lords and House of Commons. Na entrada da House of Commons  tem uma estátua em tamanho natural do Winston Churchill. O pé já está gasto porque segundo a tradição, os parlamentares no passado esfregavam a mão no pé da estátua para ter sorte e para melhorar as suas habilidades de falar.     
A Torre de Londres que também fica próxima é extremamente interessante de se visitar. Além de ser possível conhecer a parte interna da torre e como foi construída pode-se visitar o museu de Jóias da Coroa Inglesa. Este Museu tem um número gigantesco de jóias da Rainha.  O museu é escuro e a  iluminação está apenas nas jóias que refletem seus diamantes e rubis e pedras magníficas dando um efeito fenomenal. Na minha opinião só o Museu do Vaticano tem jóias mais grandiosas do que as da Rainha da Inglaterra.
Os parques de Londres são tão lindos e tão bem cuidados quanto um pequeno jardim suíço ou austríaco. O meu favorito é o The Regents Park que eu gostava de ir estudar lá nas poucas tardes ensolaradas que tínhamos durante o tenebroso inverno inglês.
Além dos parques não deixe de conhecer Kew Garden, o Jardim Botânico Real que é um dos mais importantes e belos do mundo. Existem plantas de todos os continentes e  as árvores e vegetação da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica são cultivadas dentro de estufas enormes. Quando estive no Kew Garden pude ver até uma planta carnívora “devorando”um inseto.
 Uma das praças principais da cidade é Leicester Square, no coração de Londres. Muitos artistas se apresentam na praça para ganhar o seu sustento. Sempre tem alguém tocando um instrumento, outro cantando, as estátuas humanas mais criativas que já vi, tem gente fazendo malabarismo, ou seja, de tudo um pouco de acordo com a hora do dia. Em volta da praça estão os cinemas mais tradicionais de Londres. O Empire é o mais famoso, cheio de pompa é conhecido por receber os atores principais e parte do elenco na noite de estréia dos filmes badalados. O Titanic estreou lá e fiquei junto com a multidão tentando em vão ver o Leonardo di Capri sair de dentro de uma imensa limusine.
Seguindo por uma das ruas laterais do Empire se chega a Chinatown onde restaurantes típicos chineses dividem o mesmo espaço com Pub’s ingleses e irlandeses. Em Chinatown tem um restaurante chinês que se tornou famoso e está no Guiness Book por ter o pior serviço do mundo. Estive  lá várias vezes mas não me recordo do nome agora. É só perguntar na rua que todo mundo conhece. Há mesas no andar térreo, no subterrâneo e no primeiro andar. Então quando se chega o garçom logo grita: “ upstairs” ou “downstairs” e aponta com o dedo a escada. Para quem não sabe que a especialidade do restaurante é o péssimo serviço leva um susto enorme. A primeira vez que estive no restaurante pensei que o próximo passo seria ser atingida por um golpe de Kung Fu. Fui a convite de um colega de classe que se divertiu bastante as minhas custas. Às vezes as pessoas ficam tão assustadas que vão embora e os garçons se sentem honrados, pois estão fazendo um ótimo trabalho e mantendo a tradição do lugar. A comida é deliciosa e é preciso dividir a mesa com outros clientes. O garçom "amavelmente" irá lhe indicar onde sentar.    
Na praça também fica o restaurante Rendez-Vous que servia o melhor cheese cake de Londres.   
A Charing Cross Road, ali perto, é a rua das livrarias. Tem tudo o que se possa imaginar que já foi publicado no universo. Os livros, com suas edições luxuosas, aqueles que dificilmente chegam aqui nas nossas livrarias, custam muito pouco. A vontade é de trazer vários na mala.
Não deixe de conhecer Carnaby Street e seus produtos concebidos por designers futuristas. O exotismo é o princípio básico desta rua. Não muito distante fica uma loja da National Geographic que vende tudo o que os amantes da fotografia como nós sonham em ter. Só andar pela loja já é um passeio.
Houve uma época em que morei na região de  Covent Garden que no passado era um mercado de frutas e legumes. Hoje abriga lojas renomadas e cafés elegantes. A arquitetura antiga contrastando com as lojas modernas é muito interessante. Ao lado fica o Museu dos Transportes que tem vários ônibus e carros antigos expostos.   
Para visitar o Museu de História Natural reserve um dia inteiro. O museu é enorme e interativo, pode-se colocar a mão em quase tudo e com um simples toque de dedos se faz descobertas incríveis. Não deixe de visitar este Museu.
Se tiver tempo e interesse visite o Tribunal de Justiça de Londres. As galerias costumavam ser abertas para o público e pode-se assistir a um julgamento. Quando eu era estudante em Londres uma professora nos levou para conhecer o prédio e assistimos a um julgamento para testar o nosso conhecimento do vocabulário jurídico. Aulas práticas fazem parte do sistema educacional britânico.       
Enfim, Londres é muito mais do que Palácios, Troca da Guarda Real e do Big Ben.
Divirta-se e boa viagem!      

5 comentários:

  1. Oi Audy....dicas show de bola! Nada como falar com uma "nativa"...rs. Many tks e parabéns pelo blog. Bom HH tb...bjos, Ale

    ResponderExcluir
  2. Que gostoso relembrar das minhas andanças por Londres atraves do seu texto. Quantas lembranças boas!

    ResponderExcluir
  3. Amei! Já me senti em Londres....
    Bj,
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Também me senti em Londres; alguns dos lugares por você indicados não conheci mas fica para a próxima...

    ResponderExcluir
  5. nossa Audy, e eu achei que conhecia Londres! próxima vez vou com o Guia Audy, ao invés do lonely planet.... bjão, Rê... sua Tibet travel mate.

    ResponderExcluir