domingo, 24 de julho de 2011

As Tâmaras dos Emirados Árabes Unidos

 Abu Dhabi e suas tâmaras 

Sempre gostei muito de experimentar frutas novas e me deliciar com os sabores que vou descobrindo. Sem dúvida, de todos os lugares que já estive foi na Amazônia que descobri a maior variedade de frutas que eu sequer tinha ouvido falar.
Quando estive no mundo Árabe tive a oportunidade de provar tâmaras recém colhidas, maduras, com aquele cheirinho adocicado delicioso. Em Dubai e Abu Dhabi se encontra muitos tipos de doces feitos a base de tâmaras e também Milk shake, iogurtes e até mel de tâmaras para ser usado como cobertura de sobremesas e sorvetes.

As tâmaras, segundo a medicina moderna, ajudam a prevenir o câncer do abdômen e devido ao seu alto valor energético são muito consumidas por esportistas.
Para os mulçumanos têm uma importância ainda maior uma vez que após as longas horas de jejum durante o Ramadan, as tâmaras são o primeiro alimento ingerido para quebrar o jejum. Devido a sua concentração de açucares e fibras elas auxiliam o organismo a se recuperar do jejum impedindo que  a pessoa ingira uma grande quantidade de comida.

Nos mercados de Dubai se encontra uma variedade imensa de doces feitos com tâmaras. Como eu adoro essa fruta comprei algumas caixinhas com tâmaras secas e chocolate, recheadas com amêndoas, pistache e outras delicias. Entretanto, nada se compara ao sabor de uma tâmara fresquinha e dos Milk Shake de tâmara que só de pensar já me dá água na boca.        

8 comentários:

  1. Audy! Ainda tenho na boca o gosto das tâmaras que você me trouxe de lá, DELÍCIA!! mas acho que para tâmara fresquinha, só indo lá mesmo, ne? Por aqui nunca vi.... Bjos e have a very good week.

    ResponderExcluir
  2. oi me mandas umas tamaras deça ai pra mim maria33700@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. é possivel ter-enviar sementes dela?biofontes@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Infelizmente não disponho de sementes de tâmaras. As tâmaras que eu trouxe de Abu Dhabi, como podem ser vistas na foto, eram comercializadas sem semente.

    Abraços,

    Audy

    ResponderExcluir
  5. aqui no brasil, onde posso adquirir uma muda desta tamareira??

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, gostaria de informar que no Brasil já temos as Tâmaras dos Emirados Árabes, sou representante comercial no nordeste, para mais informações e só entrar em contato pelo WhatsApp (84) 981576771

    ResponderExcluir
  7. Sabes me dizer qual é a fruta mais consumida pelos árabes? É a tamara?

    ResponderExcluir
  8. Olá!Tudo bem? Não tenho a informação oficial que confirme que a tâmara é a fruta mais consumida pelos árabes, pois deve-se considerar que muitas frutas são exportadas para os países árabes.
    Abraços,

    ResponderExcluir