segunda-feira, 18 de julho de 2011

ITAIPU, a maior hidroelétrica do mundo


                                         Um vertedouro da Hidroelétrica de Itaipu
Quando estive em Foz do Iguaçu visitei também a hidroelétrica de Itaipu que é uma obra prima da engenharia.  A visita guiada é extremamente interessante e dá ao visitante  a oportunidade de conhecer a   história e a grandiosidade da maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.
De acordo com as estatísticas até dezembro de 2010 mais de 16 milhões de pessoas procedentes de 190 países já visitaram a usina de Itaipu.
Do alto da barragem se tem uma visão panorâmica dos vertedouros e das comportas de captação de água para as unidades geradoras de energia. Os enormes tubos brancos são chamados de “ condutos” pelos quais escoam até 700 mil litros de água por segundo, ou seja, quase a metade da vazão das Cataratas do Iguaçu passa por cada um dos condutos.  A arquitetura côncava da barragem lembra a de uma catedral. A usina é controlada por técnicos brasileiros e paraguaios que operam painéis eletrônicos computadorizados na parte interna da mesma.
Os contudos gigantes
Itaipu na língua Tupi significa “a pedra que canta”. A construção da usina começou em 1975 e a sua  inauguração foi em 1982. Nas margens do Rio Paraná foi construído um hospital e 9 mil moradias para abrigar os trabalhadores que atuavam no canteiro de obras.
No alto da barragem a vista do reservatório

Alguns dados impressionantes sobre Itaipu:

·  40 mil trabalhadores envolvidos na construção.
·  Mais de 50.000 horas trabalhadas.
·  58 toneladas de dinamite foram usadas para construir o desvio do Rio Paraná. 
    ·  A quantidade de ferro usada é equivalente a 380 Torres Eiffel.

As "catedrais" da barragem
    ·  12.57 milhões de metros cúbicos de concreto. Esta quantidade equivale a 210 Estádios do Maracanã ou 15 vezes a quantidade de concreto usada para construir o Eurotúnel que liga Londres a Paris. 

       ·   Em um único dia foram lançados 7.200 metros cúbicos de concreto na barragem, o mesmo necessário para a construção  de um prédio de 10 andares por hora.

·  20.113 caminhões e 6.648 vagões ferroviários foram usados para transportar os materiais.
·  20 unidades geradoras de energia e 14.000MW de potência.
·  Fornece 16% da energia consumida em todo o Brasil e 73% do consumo do Paraguai.
Reservatório: área alagada - 1.350 km2

  Barragem:
    · Altura: 196 metros. Equivalente a um prédio de 65 andares.
· Comprimento: cerca de 8 km. 

2 comentários:

  1. mais um pouco pra sima e tudo estaria resolvido para todos no brasil e fora para quem quisesse ver as sete maravilha do mundo.

    ResponderExcluir
  2. sem comentarios nao vale a pena porque vão faser a mesma coisa com o xingu belo monte.

    ResponderExcluir