domingo, 18 de setembro de 2011

"Les Arts Réunis" e as bailarinas barrocas inglesas

Ontem assisti a belíssima ópera barroca “Les Arts Réunis” na Galeria Olido. No palco, com cenários e figurinos de época se apresentaram dois atores, seis cantores e quatro bailarinos. Entre eles as duas bailarinas barrocas mais importantes da Inglaterra, Mary Collins do Royal Academy of Dance e Barbara Segal do Royal Academy of Music.
Vinte músicos do Conjunto de Música Antiga da USP apresentaram a encenação completa de “Les Arts Réunis” com música do compositor, violinista e bailarino francês Jean-Baptiste Lully (1632-1687). As duas apresentações únicas na cidade de São Paulo foram para celebrar os dez anos de criação do Conjunto de Música Antiga da ECA-USP.
 Direção artística, coreográfica e coreografia - Ricardo Barros

3 comentários:

  1. Brasileiro e' uma coisa mesmo...so' da' importancia ao que e' estrangeiro. Por que sera que voce deixou de mencionar que a direcao artistica, coreografica e coreografia foram feitas por Ricardo Barros, brasileiro radicado na Inglaterra a 20 anos que LEVOU as 'famosas e importantissimas' bailarinas inglesas ao palco do Olido sob sua direcao? Porventura foi ele quem deu emprego as famosissimas e as treinouy para o projeto. Pois sim, ele e' brasileiro e, por consequencia, nao vale ser mencionado...

    ResponderExcluir
  2. Adiciono ainda que foi o idiota do brasileiro radicado na Inglaterra (eu) quem costurou todos os trajes barrocos a mao, editou todas as partituras, preparaou todos os gestos barrocos e deu coaching aos cantores, enfrentou uma serie dificilima de ensaios orquestrais com entraves (um regente 'puppet' querido da diretora do grupo) que o negaram a direcao musical (que havia sido prometida pela direcao do Conjunto de Musica antiga da USP) e que, assim sendo, nunca mais pisara' nos palcos brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Caro Dr.Ricardo Barros,

    Lamento profundamente não ter mencionado o seu nome no artigo. Confesso que foi uma imensa falta de atenção da minha parte. ERREI. Gostaria de lhe pedir desculpas pelo ocorrido e dizer que entendo a sua indignação. Agradeço os seus comentários e esclarecimentos a respeito da montagem do espetáculo.
    Aproveito a oportunidade para lhe PARABENIZAR pelo seu belíssimo trabalho e talento.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir