domingo, 29 de abril de 2012

A montanha Machupicchu - 650 metros de altura

Tentei comprar o ingresso para fazer a trilha inca alguns meses antes de ir para o Peru, mas não consegui. Dependendo do mês que se queira fazer a trilha, a lista de espera pode chegar até um ano. Para subir à montanha Wayna Picchu, aquela que aparece tem todos os cartões postais de Machu Picchu, também não havia mais vagas. São autorizadas 400 pessoas por dia a subir a montanha que tem 350 metros de altura. I tried to buy a ticket to the Inca trail a few months before going to Peru, but it was sold out. The waiting list might get up to a year depending on the month of the year you would like to do it. To climb the mountain Wayna Picchu, the one that appears on every postcard of Machu Picchu the tickets were also sold out. It is allowed 400 people per day to climb the mountain which is 350 meters high.

Assim que cheguei em Cusco, minha primeira providencia foi verificar com uma agência local se ainda havia ingresso para subir a montanha Machu Picchu. Esta montanha fica atrás de Machu Picchu e tem 650 metros de altura e a altitude chega a 3.050 metros. Felizmente consegui comprar o ingresso e o custo era equivalente a R$102.00 ou USD 54.00 no cambio do dia que comprei. As soon as I arrived in Cusco, I contacted a local travel agency to find out if there was a ticket available to climb Machu Picchu’s mountain. This mountain is just behind Machu Picchu. It is 650 meters high and the altitude reaches 3050 meters. Fortunately I could buy the ticket and the cost was equivalent to USD 54.00 considering the exchange rate of the day I bought it.

Para subir a montanha precisava estar descansada, então cheguei em Águas Calientes (Águas Calientes ou Machu Picchu Pueblo ) no dia anterior. Saí cedo do hotel e tomei o ônibus às 7h00 da manhã para subir até a cidadela de Machu Picchu. I arrived in Aguas Calientes (Águas Calientes ou Machu Picchu Pueblo  the day before climbing the mountain so that I could rest a bit. I left the hotel early in the morning and took the bus at 7:00 am to the citadel of Machu Picchu.

Eu sabia que para vencer a montanha precisaria de muita força física e por isso deixei para visitar Machu Picchu assim que retornasse da minha aventura. I knew that in order to get to the top of the mountain I would need lot of physical strength. So I decided to visit Machu Picchu once I had returned from my adventure.
Existe apenas um pequeno posto de controle no qual um fiscal carimba o ingresso e pede para o visitante assinar um livro com o horário de entrada. Quando cheguei, às 8h00, eu era a única pessoa lá. Enquanto fazia algumas perguntas para o fiscal, chegaram duas brasileiras que também iriam subir a montanha, a Marta e a Angelina. There is only a small checkpoint in which an official stamps the ticket and requests to sign a guest book stating the time of entry. I arrived at 8:00 and I was the only person there. While I was asking some questions to the official, Marta and Angelina, two Brazilians girls arrived. They were also going to climb the mountain.
Marta, Angelina e Audy
Começamos a subir a montanha juntas e logo no início encontramos orquídeas no caminho. Eu sou apaixonado por orquídeas (Viajando: A beleza das Orquídeas ) e durante toda a subida as orquídeas nos acompanharam. As we began to climb the mountain we found an orchid on the way. I love orchids (Viajando: A beleza das Orquídeas ) and they were everywhere throughout the trail.

A trilha, construída pelos incas há centenas de anos, é quase toda feita de escadas íngremes de pedra. Os degraus são irregulares e é preciso tomar muito cuidado. The trail was built by the Incas centuries ago. It is almost all made up of stone with steep stairs. The steps are uneven and it is necessary to be very careful.

Muitos degraus...
Lots of steps
 Durante a nossa subida paramos várias vezes para respirar, tomar água e, principalmente, apreciar a paisagem deslumbrante. During our way up we stopped several times to breathe, drink water and above all to enjoy the breathtaking view.

À medida que subíamos Machu Picchu ia ficando cada vez mais distante e a montanha Wayna Picchu, antes tão imponente, ia se tornando cada vez menor. As we were going higher Machu Picchu was getting farther and Wayna Picchu’s mountain was becoming surprisingly smaller.
Raramente encontrávamos alguém pela trilha, parecia que éramos as únicas pessoas subindo aquela montanha. Em um determinado momento a Marta sugeriu que déssemos um nome para a nossa Expedição, e como era sexta-feira santa, 6 de abril de 2012, a Expedição deveria ter o nome de um santo. Não chegamos a nenhuma conclusão sobre o nome da Expedição já que cada uma de nós era devota de um santo diferente.
We seldom met someone on the trail and it seemed that we were the only people climbing that mountain. At a certain point Marta suggested we should give a name to our expedition. As it was Good Friday, 6th April 2012, the expedition should have a saint’s name according to Marta. We did not come to a conclusion about the name of the Expedition as each one of us was devoted to a different saint.
A cada escada que subíamos a vista era ainda mais surpreendente. Lá embaixo Águas Calientes encravada entre as montanhas. Every stair we climbed the view was even more beautiful. Down there Aguas Calientes nestled between the mountains.
Subindo mais um pouco pude ver a hidroelétrica no Rio Urubamba. Going a bit up I could see the hydroelectric on Urubamba’s river.
Não existe um registro de quantos degraus são até o topo da montanha, mas com certeza são milhares. Quanto mais alto maior era a dificuldade, não apenas por causa da altitude que já se aproximava dos 3.000 metros acima do nível do mar, mas porque em alguns trechos os degraus são muito estreitos e não há nenhuma proteção. É preciso de alguma forma se segurar na rocha e seguir em frente. There is no record of how many steps to the top of the mountain, but I am sure there are thousands. The higher we got the greater the difficulty, not only because of the altitude that was reaching 3000 meters above sea level, but because in some places the stairs are very narrow and there is no protection. You had to hold on to the rock somehow and keep going.

Cada uma das fotos tem um significado especial para mim. Porém a foto a seguir eu tirei num momento que me aproximava de uma escada muito perigosa. Decidi parar, respirar e contemplar a vista por alguns instantes. Olhei para cima novamente e fiz esta foto que acho maravilhosa.  Each photo has a special meaning for me. However, the next picture I took   when I approached to a very dangerous stair. I decided to stop for a while to breath and enjoy the view for a moment. Then I looked up again and took this photo that I believe is wonderful.
Houve um momento que a Marta e a Angelina pensaram em desistir porque o cansaço era grande e as pernas já não queriam subir mais degraus. Eu também sentia a falta de oxigênio no ar e o corpo pesando com o calor do sol. Porém,  não podia desistir, tinha que chegar ao topo da montanha. Então, precisava incentivar as minhas novas amigas para me convencer que seria capaz de chegar ao cume da montanha. There was a moment that Marta and Angelina were considering to give up because they were so tired and their legs no longer wanted to climb more stairs. The hot day and the lack of oxygen in the air were also getting on me. However I could not give up, I had to get to the top of the mountain. So, I needed to encourage my new friends to continue in order to convince myself that I could reach the top of the mountain.
Depois de quase três horas subindo degraus, faltava pouco para chegar, já podia ver o cume da montanha bem perto. After nearly three hours climbing stairs, we were almost there, I could see the top of the mountain was very close.

As escadas continuavam e, de repente, uma pequena trilha sem degraus, para aliviar a dor nos joelhos. The stairs were endless but all of a sudden a small trail without steps that helped to relieve our knee’s pain.

Finalmente a chegada ao topo. A vista deslumbrante compensou todo o esforço. Ariving at the top of the mountain. The breathtaking view paid off all the effort to get there.
Há uma pequena placa no cume da montanha. Fiz questão de fotografar os meus pés que por ali passaram. There is a small sign right on the top of the mountain. I took a photo of my feet to register once they were there.

A Marta teve a ideia de fazer umas fotos artísticas, queríamos mostrar que tínhamos subido mais que o dobro da altura da montanha Wayna Picchu. Marta had a funny idea for us to pose for a photo in order to show that we had climbed twice the height of the Wayna Picchu’s mountain.

No alto da montanha encontramos alguns americanos e o Jeff passou a ser o nosso fotógrafo oficial. At the top of the mountain we met some Americans and Jeff became our official photographer.

Nós levamos três horas para subir a montanha. Antes de começar a nossa operação descida fizemos um lanche, guardamos todo o nosso equipamento fotográfico porque tínhamos que nos concentrarmos nos milhares de degraus que iríamos descer. Demoramos uma hora para chegar lá embaixo.  It took us three hours to climb up the mountain. We had a snack there and before starting climbing down we packed our cameras as we had to concentrate on the thousands of steps ahead. It took us an hour to get down the mountain.

Nenhuma foto ou texto será capaz de expressar como me senti ao chegar ao topo daquela montanha. Não se trata apenas da superação física, mas de uma sensação de paz, de liberdade, de respeito por uma civilização e suas construções fantásticas. Os incas gostavam de viver nas montanhas porque acreditavam que quanto mais alta fosse a montanha, mais perto estariam de Deus. Num instante as nuvens baixaram e parecia que as montanhas tocavam o céu. Perdida em meus pensamentos fiz uma oração de agradecimento por ter chegado lá. E como os incas, eu também me senti mais perto de Deus no alto daquela montanha.
Muito obrigada a Marta que é da Paraíba e a Angelina do Rio Grande do Norte pela companhia, pelo apoio e pelo carinho. Espero reencontrá-las aqui no Brasil ou mundo afora em outras aventuras, superando nossos limites e acreditando sempre que é possível chegar lá. VALEU!!!
I am convinced that any photo or article will be able to express how I felt when I reached the top of that mountain. It was not just a matter of overcoming my physical strength but above all the feeling of peace, freedom and respect for a civilization and its fantastic work. The Incas liked to live in the mountains because they believed that the higher the mountain, the closer to God one could get. For a moment there were lots of clouds and the mountains looked as if they were going to touch the sky. In my thoughts I prayed to thank God for being able to get there. And at that moment on the top of the mountain, like the Incas, I also felt closer to God.
Many thanks to Marta who is from Paraiba and Angelina from Rio Grande do Norte for the support and care. I hope to meet you again here in Brazil or in other adventures around the world, overcoming our limits and always believing that it is possible. It was great!

1. Audy
    amei ler o texto da nossa escalada. Realmente a gente revive a subida. Guardaremos com carinho os momentos durante a subida, as nossas conversas e a vontade de chegar ao topo. Ufa conseguimos. Adorei as fotos e ter sido comentada no texto. beijos

2. Marta querida,

Sem dúvida vamos sempre lembrar dos milhares de degraus incas, da vista espetacular lá do alto e de tantos momentos alegres durante a nossa subida. Demorei horas para para selecionar as fotos deste artigo. Afinal,cada vez que parávamos para tomar fôlego fotografavamos muito, né?
    Audy

3. tem que ter preparo fisico para subir esta montanha??

1. Olá,

É preciso sim ter um bom preparo físico para subir a montanha porque devido a altitude a dificuldade aumenta. Muitas pessoas desistem no meio do caminho. A trilha tem inúmeros degraus irregulares e alguns sem nenhuma proteção. É preciso tomar cuidado e estar bem fisicamente para chegar ao topo.

4. Ola,,

Qual mes voce foi a MP??

1. Olá,

Conforme mencionado no artigo estive em Machupicchu no dia 6 de abril de 2012.
      Audy

5. q massa adorei a historia de vcs as fotos as plantas as paisagens tudo de bom também gosto de aventuras já tive ai no parque pedra da boca vou estar ai de novo em julho adoro a Paraíba o nordeste admiro pessoas aventureiras não existe nada igual a uma boa aventura tenho planos de conhecer esse paraiso inca em breve também abraços de um aventureiro Márcio vidal

6. Olá Márcio,

Obrigada pelo seu comentário. Desejo a você uma excelente viagem pelo mundo inca em terras peruanas. Um país belíssimo e um povo muito hospitaleiro.
    Audy

7. Excelente o relato! Subi a montanha a dias atrás e posso afirmar que foi sem sombra de dúvidas o maior esforço físico que fiz em toda minha vida! Fora o cansaço, o risco é bem alto em certos pontos da subida!

8. Olá,
    Obrigada pelo seu comentário. É muito importante estar bem condicionado fisicamente para "vencer" a montanha e todas as dificuldades do percurso. Porém, a vista lá do alto compensa todo o esforço!
    Audy

9. Audmara, tudo bem? Vou para o Machu Picchu na semana que vem e obviamente não consegui as entradas para Huayna Picchu, vi muito em cima da hora. Mas as entradas para subir a montanha Machu Picchu ainda estão disponíveis. Você lembra quanto tempo levou ao todo para subir e descer? Vi no site oficial que o horário é de 7h00 às 11h00, é isso mesmo? Muito obrigada. Gostei muito de encontrar o seu relato sobre a montanha Machu Picchu, pois a maioria que leio é sobre Huayna Picchu. Abraços, Paola.

10. Olá Paola,

Levei cerca de 3 horas para subir a montanha porque fui parando para apreciar a paisagem e fotografar. É simplesmente deslumbrante a vista! Para mim o mais importante era desfrutar de cada detalhe daquela subida. São poucos os trechos que não tem degraus, então prepare a sua panturilha porque a subida exige bastante esforço. Para descer demorei uma hora porque não parei para fotografar. Sugiro que você chegue cedo lá, se possível durma em Águas Calientes na noite anterior porque tem muita gente visitando MachuPicchu e os ônibus até lá estão sempre lotados. Para garantir a sua subida na montanha MachuPicchu compre o ingresso com antecedência porque esgota rapidamente.
    Aproveito para lhe desejar uma ótima viagem, tenho certeza que irá AMAR o Peru e suas belezas!

11. Audmara,

Muito bom seu blog sobre Machu! Bem informativo e rico em detalhes. Estarei indo p lá em setembro, e gostaria de saber se é possível, em termpos de tempo, fazer tudo no mesmo dia, Machu Pichu, a montanha Machu Pichu e a Wayna Pichu.
    Obrigada!

12. Olá Lila,

Muito obrigada pelo seu comentário. Para subir as montanhas é preciso agendar com antecêndia e comprar o ingresso. O número de pessoas é limitado por dia. A Wayna Pichu é a mais disputada e também mais difícil para subir. Sugiro que escolha uma das montanhas e Machu Pichu para visitar em um único dia. É bastante cansativo em função da altitude, mesmo que o seu condicionamento físico seja muito bom, não sei se é possível subir as duas montanhas em um mesmo dia. E afinal, o melhor mesmo é ir apreciando aquela paisagem deslumbrante!
    Desejo à você uma excelente viagem e que desfrute cada minuto que passar no Peru, um país encantador!
    Audy

1. Obrigada Audy!! Aproveitando... vc fez a Wayna Pichu? Achou q era mais dificil do que a Montanha??
      Qual entre as duas vc achou q a vista do trajeto e chegada ao cume é mais bonita? Estou num dilema entre as duas...
      Obrigada pelas dicas!

13. Oi Lila,

Eu só subi a montanha Machu Picchu. Você pode optar por subir com um guia ou sozinha. Eu fui sozinha e a experiência foi fantástica porque conheci outras pessoas e pude parar e apreciar a vista quantas vezes eu quis. A vista é FASCINANTE. Quanto a Wayna Pichu, fui informada que as pessoas sobem em fila indiana e em alguns trechos além dos cabos de aço e do paredão da rocha não há nada mais para se firmar. Deve ter uma vista fenomenal, mas prefiro ter a liberdade de escolher quando quero parar e quanto tempo quero ficar em cada lugar. Eu AMEI a montanha Machu Pichu é quase o dobro da altura da Wayna Pichu e a subida é lindíssima. Sugiro que você fale com pessoas que subiram a Wayna Pichu para te ajudar a escolher... Boa Sorte!!! E se puder me conte como foi a sua viagem quando voltar!
    Audy

14. Oi Audy, agradeço imensamente pelas informações, com certeza irá me ajudar na escolha, a experiência q vc compartilha faz a diferença para melhor planejamento dos próximos que passarão pelo mesmo caminho. Com certeza passarei aqui para dar um feedback!
    Abçs,

15. Olá.
    Fui a Huaraz um dia desses e cheguei a Laguna 69, extenuado porém muito realizado.
    Acredito que a sensação deva ser igual ou melhor. Vc me animou a enfrentar esse desafio.
    Obrigado pelo seu belo relato e até mais.
    Luciano

16. Olá Luciano,

Grata por dividir um pouco das suas experiências comigo.Fico feliz em saber que de alguma forma te inspirei a planejar a sua subida a montanha. No momento estou na África do Sul e quero subir a Table Mountain que também exige bastante esforço.

17. Olá, Audy!

Obrigada pelo relato! Gostaria de saber que tipo de preparo físico você vinha fazendo para conseguir vencer a montanha.

Camilla

18. Olá Camila,

Tudo bem? Eu fazia natação e condicionamento físico para participar de corridas de rua. É preciso estar com a musculatura das pernas, principalmente, bem fortalecida para subir a montanha. Exige um bom preparo físico porque são muitos degraus e a descida requer mais esforço do que a subida. Leve barrinhas de cereal, lanche de trilha e água. Lá do alto a vista é fenomenal! Uma ótima viagem para você!
    Audy

1. Oi Audy! Subi a montanha Machu Picchu no dia 27 de julho. Foi realmente emocionante. As barrinhas fizeram toda diferença para um pique a mais. Obrigada pelas dicas. Certamente foi um dos mais belos dias que já vivi. Beijos, Camilla

2. Oi Camilla,

Que alegria saber que você também chegou ao topo da montanha! É um lugar incrível e tenho certeza que as memórias deste dia serão guardadas para sempre! PARABÉNS!
      Audy

19. Que belo relato! Obrigado por contribuir. Veja só: 4 anos depois está me ajudando para minha viagem de janeiro.

Quanto ao esforço, não me preocupo. Tenho a mesma cabeça que você relatou... Aproveitar de forma devagar.

Mas, há pontos de precipício? Já ouvi relatos assim sobre Wayna Pichu. Veja bem: não é a altura. Queria saber se há caminhos estreitos demais que beiram a montanha para a subida. Ou se pelo que pareceu são degraus até o topo.
    Muito obrigado!

20. Olá Marcus,

Fico FELIZ em poder contribuir com a sua viagem de alguma forma. Praticamente toda a subida é feita por degraus. No início tem trechos de trilhas e também pequenos intervalos durante a subida. Quanto mais perto do topo, maiores as dificuldades em função do cansaço e altitude. Em algumas escadas, os degraus são muito próximos do desfiladeiro, é preciso bastante cuidado.
    Não sei se alguma medida de segurança foi adotada para a subida da montanha. Quando eu fui não havia nenhum monitoramento.
    Aproveite bastante a sua viagem e depois me conte como foi a sua aventura!

Audy

21. Este comentário foi removido pelo autor.

22. Olá, muito obrigado pelo seu relato, me ajudou bastante. Tenho 3 perguntas que gostaria de fazer:

1 - Irei para o Peru em Setembro e estava com muita vontade de subir a Montanha Machu Picchu. O problema é que tenho vertigem considerável. :/ Não sei se você ou alguma de suas companheiras também tem, mas pelo que imagino a descida deve ser um pouco mais enervante que a subida, não?

2 - Na hipótese de eu não conseguir subir até o topo por causa da vertigem, vale a pena subir até o ponto em que os degraus começam a ficar mais perigosos? Você se lembra de como é a vista deste ponto?

3 - Nos pontos mais perigosos, é possível "ver o precipício se aproximando" ou a exposição a ele é repentina/inesperada, no meio da trilha?

Muito obrigado e forte abraço!

23. Boa tarde! Adorei seu relato, bastante esclarecedor. Estarei lá já já é farei essa trilha... Só estou com algumas dúvidas, se puder me ajudar serei grata.

1. Sou sedentária, será que se for devagarzinho e descansando consigo chegar viva? Rs

2. Quando você fala de escadas estreitas e desfiladeiros... Quer dizer que podemos despencar de lá de cima? Rs

3. Viajarei sozinha, você considera arriscado subir a trilha sozinha dada minha condição física e aos riscos que você mencionou?

Obrigaduuuu

24. Olá Rodrigo,

Viajar é experimentar, se descobrir, aprender, se relacionar com os outros e com o local! Então todas as experiências contam e muito. Eu não tenho vertigem, não sou capaz de responder as suas perguntas. Mas o que eu posso lhe dizer é que é sempre importante ouvir o nosso corpo, saber dos nossos limites.
    Se você começar a subir a montanha e achar que é difícil ou lhe causar mais aflição do que prazer, simplesmente desça e caminhe por outros lugares.
    Nas viagens o nosso compromisso é com nós mesmos, não temos nenhuma "obrigação" de chegar ao topo da montanha.
    Na minha opinião o mais importante é tentar subir, se não der, tudo bem, valeu a tentativa!
    Quando voltar me conte como foi a sua ida ao Peru.

25. Vivian,

Eu diria para você, além do que escrevi no comentário acima, que seria de grande ajuda se você começar a fazer algumas caminhadas antes da viagem para ir ajustando o corpo. Compre uma bota de trilha confortável, use o máximo que puder antes da viagem para amaciá-la.
    Viajar sozinha significa nunca estar sozinha na maioria das vezes. Viajantes são solidários e sempre se ajudam, é uma oportunidade de fazer novas amizades. Eu conheci a Marta e a Angelina na subida da montanha, elas eram amigas. Nós nunca mais nos encontramos porque elas moram no Nordeste e eu em São Paulo. Nos falamos ás vezes via Facebook, mas ficou o carinho e a lembrança daquela aventura juntas e é isso o que eu lhe desejo!
    Ah, só um lembrete: descer a montanha vai exigir mais força e equilíbrio do que para subir. Uma ótima viagem para você, aproveite bastante e passe aqui depois para contar como foi.

Audy

26. Oi Audy, Adorei o post!
    Algumas pessoas perguntam quando é melhor viajar a Machu Picchu?
    Machu Picchu fica numa região que recebe muitas chuvas no verão, e o período entre Janeiro e março não é aconselhável para sua viagem
    Porque as chuvas são intensas porem aconselhamos viajar nos meses secos.
    A alta temporada vai de maio a setembro, quando chove menos. Dentro desses meses, maio e agosto são os melhores para conhecer o legado inca, já que a probabilidade de precipitação é menor ainda. De dezembro a março chove com frequência, e, nos dias em que chove muito, o parque é fechado. Por isso é aconselhável viajar quando o tempo é mais seco mesmo.
    Ir com o tempo seco ainda evita o incômodo com pernilongos, que pode ser frequente na época de chuvas.
    A temperatura média anual da região está na casa dos 22ºC, e cai quase pela metade à noite, mas no inverno as temperaturas podem chegar a -0ºC.
    Desejo a todos uma ótima viagem!!