quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cadeados do Amor nas pontes de Paris



“O amor é cego, por isso os apaixonados nunca percebem as tolices que praticam.”
Shakespeare.

Casais do mundo inteiro que visitam a capital francesa selam seu amor ou as promessas de amor eterno com um cadeado. A chave é jogada no Rio Sena e o cadeado com os nomes gravados é pendurado em algumas pontes da cidade. Essa prática começou em 2008, mas ninguém sabe ao certo quando e quem foi o primeiro casal a pendurar um cadeado na Pont des Arts que liga o Museu do Louvre ao Palácio das Artes.
 
A grande quantidade de cadeados na ponte já preocupa as autoridades uma vez que o “peso do amor” pode causar problemas estruturais na ponte.
 A  Pont de l'Archevêché,  próxima a Notre Dame, tem milhares de cadeados que cobrem totalmente suas grades.
A  Passerelle Léopold-Sédar-Senghor já começou a receber as primeiras centenas de cadeados.
Eu não gosto da rigidez dos cadeados nem da sua falta de elegância. Não vejo romantismo em jogar a chavinha do cadeado no fundo do Rio Sena que não serve para nada além de poluir.
 
Enquanto eu andava pelas pontes parisienses fui abordada inúmeras vezes por vendedores ambulantes que insistiam para que eu comprasse um cadeado. Eu, pacientemente, dizia a eles que me incomodava a ideia de “trancar o amor a sete chaves” tanto quanto os cadeados que enfeiam as charmosas pontes de Paris.
Torço para que as juras de amor feitas nas pontes de Paris jamais afundem, mas ao invés de pendurar cadeados, porque não “selar o amor” plantando uma flor?  

6 comentários:

  1. Audy, a praga dos cadeados está no mundo inteiro, vi isso am Praga, Berlim, Colônia del Sacramento, e acho que até por aqui...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Joice,

    Lamentável saber que os cadeados sem graça estão por toda parte. No ano passado eu vi na Finlândia, mas não sabia que tinham invadido Paris e tantas outras cidades. Vamos torcer para que logo sejam banidos... Beijos,
    Audy

    ResponderExcluir
  3. Acho que se acha algo ruim nao deveria ter tirado tantas fotos, muito menos aparecendo nela sorrindo

    ResponderExcluir
  4. Nossa gente, eu amei. Tudo que expressa amor é lindo! Aqui em Brasília já podemos encontrar os cadeados no Parque da Cidade. Cada um mais apaixonado que o outro. Lindo!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso tá com cara de mulher sem romantismo algum pq não sabe o que isso! Concordo que a chave no Rio é desnecessario. Mas, vai na ponte, tira fotos, faz pode e dps fala mal? Hahahahaha Me poupe. Sem nenhuma coerência! Vai arrumar um amor, um romantismo, ai quero ver criticar!

    ResponderExcluir