domingo, 1 de maio de 2011

Consulado Honorário da Áustria em Treze Tílias

Consulado Honorário da Áustria em Treze Tílias
Visitei o Consulado Honorário da Áustria em Treze Tílias, o único no Brasil localizado fora de uma capital de estado. O azul intenso do céu ressalta ainda mais a belíssima arquitetura alpina.

Segundo a Sra. Anna Lindner von Pichler, Cônsul Honorária da Áustria, Treze Tílias tem uma população de aproximadamente 6 mil habitantes, metade tem descendência austríaca, portando possuem a dupla cidadania e passaporte da União Européia, possibilitando sua permanência nestes países por tempo ilimitado.  Calcula-se que 10% da população de Treze Tílias esteja atualmente trabalhando na Áustria, Suíça e Lichtenstein.

É difícil  precisar quantos austríacos vivem no Brasil. Depois da 1ª Guerra Mundial e após a queda da Monarquia, mais de 60.000 austríacos deixaram sua terra natal e se espalharam pelo mundo afora.  Em 1933, quando foi fundada Treze Tílias, foram recebidos ao todo quase 800 imigrantes, num período de 4 anos vindos em 14 navios. Destes ainda vivem aproximadamente 60 pessoas. 

9 comentários:

  1. c est au bresil?? incroyable!!!! chrystelle

    ResponderExcluir
  2. ("O Brasil é uma terra de mestiço pirado querendo ser puro-sangue".Tim Maia Músico brasileiro já falecido.)
    Tirol só existe um e, esse fica na Europa Central. Governo Municipal de Treze Tílias que; por decreto, aprovado pela Câmara Municipal se auto intitula "Tirol Brasileiro" emite álvara para demolição do Antigo Hotel Áustria. Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina. Vai entender o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo texto..gostou? eu adorei a cidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Conheço Treze Tílias desde a minha infância, nasci em uma cidade vizinha, Caçador, e já visitei Treze Tílias inúmeras vezes. Infelizmente com a demolição do Hotel Áustria a história da cidade já está comprometida assim como a sua beleza.
      Abraços,
      Audy

      Excluir
  4. Sinto-lhe informar, mas existem outros consulados estrangeiros fora das capitais de Estados brasileiros. Exemplo: "CONSULADO DA ARGENTINA EM FOZ DO IGUAÇU - PR
    ENDEREÇO:Travessa Vice consul E. R. Bianchi, 26 - Foz do Iguaçu
    PR - Brasil - Cep: 85851-270
    ( 45) 574-2969 " entre outros. http://consuladoseembaixadas.blogspot.com.br/2012/05/consulado-da-argentina-no-brasil.html
    Em Treze Tílias, a cônsul é honorária, não faz parte do corpo diplomático efetivo da diplomacia austríaca. Outros países também possuem no Brasil, cargos honorários, como o descrito acima. Não é privilégio algum da cidade de Treze Tílias. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Caro(a) Leitor(a)

    Muito obrigada pelas informações aqui postadas.Com certeza é de grande valia para a população brasileira poder contar com representações diplomáticas fora das capitais, uma vez que o Brasil é um país gigantesco.

    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de uma indicação de um escritório que faça processo de cidadania austríaca, obrigado. Meu e-mail: Moslaves@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruno,

    Entre em contato com o Consulado da Áustria ou com a Embaixada em Brasília e eles poderão te informar a respeito do processo para obter a cidadania austríaca.
    Boa sorte!
    Abraços,

    ResponderExcluir