quarta-feira, 11 de abril de 2012

A cidade de Cusco

Cheguei a Lima no dia 1º. de abril de 2012, após cinco horas de voo saindo de São Paulo. No mesmo dia embarquei para Cusco, a capital do Império Inca.  A viagem de Lima para Cusco é de cerca de uma hora e o avião decola a uma velocidade de 50 km/h e segue subindo por aproximadamente uns 15 minutos. É uma sensação estranha ver a aeronave inclinada por tanto tempo. Como a cidade de Cusco é murada por montanhas altas a aterrissagem é bastante brusca e o avião desce rapidamente como se fosse uma ave de rapina mirando a sua presa. A sensação é que o avião está despencando lá do alto. I arrived in Lima on the 1st April 2012. The flight from São Paulo to Lima takes five hours.  I flew to Cusco the capital of the Inca Empire on the same day. The trip from Lima to Cusco is about one hour and the plane takes off at a speed of 50 km / h and continuous to go up for about 15 minutes. It is a funny feeling to be in a leaning aircraft for so long. As the city of Cusco is surrounded by high mountains, landing is quite abrupt and the plane goes down like a bird trying to catch its prey. I must say it is not the best feeling at all.
O aeroporto de Cusco é pequeno e em volta da esteira para retirar a bagagem há muitas agências de turismo e pessoas abordando os passageiros oferecendo os seus serviços. Eu precisava trocar alguns dólares porque no Brasil não se vende  “Soles”, a moeda peruana, e, a única casa de cambio do aeroporto estava fechada. Fui a uma agência de viagem pedir se eles poderiam chamar um táxi para mim e receber em dólares. A assistente aceitou e me disse que eu teria que ir para o meu hotel numa van com uma família de Taiwan que morava no Equador e estava visitando o Peru. Cusco’s airport is small and around   baggage claim area there are many travel agencies and people offering tours and packages to the passengers. I needed to change some dollars because in Brazil it is not possible to buy "Soles", the Peruvian currency. There was just one bureau of change which was closed. I went to a travel agency to ask if they could arrange a taxi for me as long as I could pay in dollars. The assistant agreed and told me I had to go to my hotel in a van with a family from Taiwan who lived in Ecuador. They were visiting Peru.
No caminho até o hotel fui conhecendo um pouco da cidade de Cusco que está a 3.400 metros acima do nível do mar. Sentia um pouco de dor de cabeça e certa dificuldade para respirar já que a quantidade de oxigênio no ar é menor devido à altitude. Na recepção do hotel fui recebida com uma xícara de chá de folhas de coca que ajuda no processo de aclimatização. Tomei o chá quente que lembra um pouco o gosto de chá verde e depois masquei as folhinhas coca conforme me orientaram. Enquanto tomava o meu chá conheci a Verônica que é do Uruguai e o Pablo que nasceu no Peru e vive na Argentina. Já era final da tarde e saímos juntos para jantar. On the way to the hotel I got to know a little of the city of Cusco that is 3400 meters above sea level. I had headache and it was a bit difficult to breathe as the amount of oxygen in air is lower due to the altitude. At the hotel’s reception I was greeted with a cup of coca leaves tea which helps on the acclimatization process. I drank the hot tea that tastes similar to green tea and then I chewed the coca leaves as I was told to do so. While I was drinking my tea I met Veronica who is from Uruguay and Pablo that was born in Peru but lives in Argentina. It was late afternoon and went out to dinner together.

 No dia seguinte acordei cedo, caminhei muito pelas ruas de Cusco e acompanhei por alguns instantes a procissão do “Nosso Senhor dos Temblores”.   On the next day I woke up early, walked a lot in Cusco’s streets and followed for a while the procession of the "Lord of Temblores."










5 comentários:

  1. AUDY,
    PELAS IMAGENS, ME PARECE BELÍSSIMA A CIDADE DE CUSCO, COM SUAS CASAS AVARANDADAS E SUA ARQUITETURA COLONIAL DE INFLUÊNCIA ESPANHOLA. ISTO SEM CONTAR COM A SUA GENTE HOSPITALEIRA, COMO TODO PERUANO NORMALMENTE É.
    FICO NO AGUARDO DE MAIS IMAGENS DE SUA VIAGEM. ESPERO QUE TENHAS APROVEITADO MUITO!!!
    GRANDE BEIJO!!!
    CUIDE-SE BEM!!!

    ResponderExcluir
  2. Audy,

    lindas fotos e belíssimo lugar! Fiquei com vontade!
    Bjo,
    JOice

    ResponderExcluir
  3. Olá Joice querida,

    Cusco é uma cidade linda e extremamente interessante. Nos arredores há cerca de 4.000 ruínas e sítios arqueológicos incas.Só precisa se preparar para a descida do avião que também é "inesquecível". De Lima a Cusco de ônibus são 18 horas de viagem, então é melhor pegar toda a sua coragem colocar na bagagem e encarar o vôo. Não deixe de ir para o Peru, é maravilhoso!
    Beijos,
    Audy

    ResponderExcluir
  4. Primeiro gostaria de agradecer pelas ricas informações de seu blog, sei que isto requer tempo, boa vontade e paciência, principalmente para responder às perguntas repetidas de quem não tem paciência de ler todo o artigo. Falando nisso, apesar de ter lido alguns artigos (na íntegra) tenho uma dúvida que gostaria de resolver: existe alguma dificuldade para recarregar pilhas ou baterias com aparelhos bivolt? Creio que a corrente comum no Peru seja 220v! Já soube de algum caso de danificar aparelhos na tentativa de recarga? Muito obrigado pela sua paciência e seu tempo!
    Att. Ulisses - uliveiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ulisses,

      Muito obrigada pelo seu comentário tão gentil. É verdade que "blogar" exige muito tempo, mas é uma forma de reviver a viagem e "democratizar" fotos, informações e experiências. Quando estive no Peru recarreguei inúmeras vezes a bateria da minha máquina fotográfica e nunca tive problemas. O meu equipamento é bivolt. Desconheço que equipamentos possam ser danificados na recarga desde que a voltagem esteja correta. De qualquer forma se o seu equipamento não for bivolt é melhor se certificar da voltagem do local antes de plugar.
      Aproveito para lhe desejar uma excelente viagem! Tenho certeza que ficará encantado com o Peru.
      Abraços,
      Audy

      Excluir