sexta-feira, 19 de outubro de 2012

36º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Começou hoje o festival internacional de cinema que reúne mais de 350 filmes que serão exibidos até o dia 1º de novembro de 2012, em 28 salas e no vão livre do MASP. Todos os anos procuro selecionar filmes que dificilmente entrarão em cartaz. É uma tarefa árdua considerando a quantidade de filmes e o meu reduzido tempo livre após o trabalho.

Alguns filmes que já escolhi para assistir:

Gente Fina – Islândia, 2011. Direção: Olaf de Fleur Johannesson. Um engenheiro se utiliza de meios duvidosos com o intuito de salvar o matadouro de uma pequena comunidade rural.
Fora do Caminho – Irlanda/Romênia, 2010. Direção: Dieter Auner. O documentário acompanha um ano na vida de Albin e sua família de pastores, no norte da Transilvânia, retratando a sua tentativa de adaptação ao mundo moderno.
Minha Felicidade – Rússia,2010. Direção: Sergei Loznitsa.Na Rússia, um caminhoneiro pega uma saída errada numa estrada e se perde. Tentando achar o caminho de volta ele conhece alguns habitantes locais.
Estudante – Cazaquistão,2012. Direção: Darezhan Omirbayev .Um estudante estressado com a pressão do cotidiano e com a falta de dinheiro, resolve roubar um mercadinho. Baseado em “Crime e Castigo” de Dostoiévski.
O Ritual da Comida – Bélgica, 2012. Direção: Valerie Berteau.O documentário mostra a rotina do Templo Dourado, na Índia, onde centenas de voluntários preparam 50 mil refeições gratuitas todos os dias.
Duane Michals – O homem que inventou a si mesmo. França 2012. Direção: Camille Guichard.Documentário sobre o fotógrafo octagenário Duane Michals, que costuma incorporar às suas fotografias textos escritos à mão, acrescentando novos significados às imagens.  

Uma ótima maratona cinematográfica para todos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário