quarta-feira, 10 de julho de 2013

Minha primeira MEIA MARATONA - Corri 21 km

Desde que comecei a correr, em 2011, sempre achei que só iria me considerar uma corredora no dia que fosse capaz de correr os 21 km de uma Meia Maratona.
Domingo, 7 de julho de 2013, corri a Meia Maratona Caixa da cidade do Rio de Janeiro. Quando cruzei a linha de chegada meu coração batia tão forte quanto as minhas passadas, cada gota de suor revelava um pouco do meu esforço para correr 21 km em 2h18minutos. Naquele momento eu me coroava uma corredora. Recebi a minha medalha e fugi da multidão de corredores e do público que se aglomerava no Aterro do Flamengo.
Minha medalha nas areias de Copacabana
Lentamente fui caminhando em direção as pedras que separam as águas do mar do Pão de Açúcar. O dia ensolarado e o céu azul sem nenhuma nuvem moldavam a cidade maravilhosa. Olhando para o Pão de Açúcar, levantei os olhos para o alto e silenciosamente agradeci a Deus por mais uma conquista na minha vida. Carregava no peito a minha medalha de participação na corrida, no rosto um sorriso largo e na alma a imensa satisfação de ter vencido eu mesma.
No dia da corrida levantei às 4h30 da manhã. Tinha dormido pouco na noite anterior porque a ansiedade e o medo de não acordar tiraram o meu sono. Estava hospedada num hotel em Copacabana junto com um grupo de 12 corredores de São Paulo. Saímos do hotel às 5h30 numa van que havia sido alugada para nos levar até a largada da corrida na Barra da Tijuca. Ainda era noite e o dia só amanheceu quando estávamos passando pelo Leblon.  Chegamos ao local da largada, Av.Pepê 500 Barra da Tijuca, alguns minutos antes da largada que foi às 6h40. A temperatura era 19C, inverno carioca. 
A Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro contava com 20.000 participantes sendo:  5.000 maratonista 42 km, 10.000 corredores da Meia Maratona 21 km e 5.000 pessoas inscritas para correr 6 km no Aterro do Flamengo, local da chegada de todas as provas.
Assim que a corrida começou me concentrei para manter o meu ritmo, sem forçar, porque nunca tinha corrido 21 km. Logo após a largada corremos por um viaduto que no final tinha um túnel. Dentro do túnel havia balões iluminados, muita música e os organizadores da prova incentivando os corredores. Agradecíamos aplaudindo, gritando e saudando uns aos outros.
As ruas estreitas após a saída do túnel obrigavam os atletas a correrem muito próximo uns dos outros. Era difícil ultrapassar os corredores mais lentos, não me importei, aproveitei para apreciar a vista. Seguia no meu ritmo até que avistei a única grande subida de todo o percurso, os  1.200 metros da Av.Niemeyer que serpenteiam o Morro Dois Irmãos de São Conrado. Como eu tinha largado quase no final, podia ver o colorido de milhares de camisetas que tomavam conta da avenida até o topo do Morro. Uma imagem linda, de um lado um paredão de pedra e do outro a imensidão do mar azul. Eu tinha a sensação de estar correndo num cartão postal tamanha era beleza do morro, do céu e do mar.
São Conrado - Av.Niemeyer
Na subida consegui ultrapassar vários corredores porque mantive o mesmo ritmo que estava correndo no plano. Nesse momento me lembrei do meu professor e treinador William Arruda que  sempre que eu reclamava dos exercícios pesados de musculação, me dizia que era necessário desenvolver a potência e a força muscular para vencer  as subidas. Na descida do morro diminuí a minha velocidade para não forçar os joelhos e poder apreciar um pouco a vegetação, as árvores que quase invadiam a pista transformando-a numa trilha. No final da descida encontrei  a Cláudia Shaefer, uma paulistana que corre empurrando a cadeira de rodas adaptada da filha Bia que é deficiente. Incentivei a Cláudia e segurei na mão da Bia por alguns metros e segui correndo.
                  Leblon
Estava chegando à praia do Leblon, o sol esquentava e o mar parecia cada vez mais perto dos corredores. Havia muitas pessoas na praia que nos saudavam e uma turista oriental gritava: “ Very good! Very good”!  Sorrindo falei “ Thank you”  para ela e continuei no meu ritmo.
Leblon
No Leblon vi a placa que indicava que já tínhamos corrido 10 km, eu estava muito bem, correndo com alegria e não sentia nenhum cansaço. Então pensei que a corrida iria começar naquele momento. Estou acostumada a correr 10 km, mas jamais tinha corrido 21 km. Talvez por estar muito concentrada tentando decidir qual seria a minha estratégia de corrida dali para frente, a praia do Leblon logo ficou para trás e cheguei a Ipanema.
Ipanema
Desde criança sempre que ouço ou vejo a palavra Ipanema penso em Tom Jobin e Vinícius de Moraes, na Bossa Nova e na música “Garota de Ipanema”, a segunda música mais tocada e conhecida do planeta, superada apenas por "Yesterday" dos Beatles.  Correndo a Meia Maratona do Rio de Janeiro havia milhares de mulheres, todas tentando vencer seus próprios limites. Na Praia de Ipanema, com certeza,  éramos todas  “Garotas de Ipanema”, e se tivéssemos fôlego para correr e cantar, provavelmente nossas vozes se uniriam  num coro que teria cantado “ olha que coisa mais linda, mais cheia de graça é correr em Ipanema, porque tudo é tão lindo…”
Ipanema e Arpoador
E foi assim, cantarolando nos meus pensamentos, que cheguei em Copacabana. Tentando manter o mesmo ritmo da largada da corrida, meus olhos procuravam o final da praia que parecia distante demais para ser visto. A princesinha do mar se agigantava na minha frente assim como o número de pessoas nas areias de Copa que aplaudiam os corredores. Na pista havia um chuveiro em forma de arco que refrescava todos que por ali passavam e também uma grande mesa com tangerina e banana. Peguei dois gomos de tangerina da mão de uma moça sorridente sem parar de correr.
Copacabana 
De vez em quanto eu olhava para as ondas do calçadão de Copacabana, para as palmeiras, para a areia branca e para o mar muito distante da pista. A extensão da Praia de Copacabana é de  4,15 km e rapidamente também foi ficando para trás.
Em Copacabana uma homenagem a Carlos Drummond de Andrade
No início da Praia do Leme uma placa indicava 17 km percorridos e em seguida o percurso continuava pela Av.Princesa Isabel em direção a praia do Botafogo.
Morro do Leme
No primeiro quarteirão da Av.Princesa Isabel ouvi alguém gritando: “Vai Audy, força!”. Era a minha amiga sul-africana, Alba Botha, me incentivando nos quilômetros finais. Agradeci a torcida internacional e continuei correndo, sempre com o mesmo ritmo. Faltava pouco para chegar, eu me sentia muito bem, poderia correr mais rápido, porém, preferi não testar o meu limite físico. Talvez não quisesse terminar aquela corrida tão linda e me distraia olhando para o Pão de Açúcar que parecia cada vez mais perto de mim.
Botafogo
Quando cheguei ao Aterro do Flamengo, olhei para os belíssimos  Jardins de Burle Marx enquanto ouvia a música alta e o locutor saudando os corredores que cruzavam a linha de chegada. A minha primeira Meia Maratona estava acabando, eram os metros finais e eu ia vivendo a alegria de cada passada, de cada batimento cardíaco cada vez mais acelerado e da enorme emoção que é realizar um sonho.


Aterro do Flamengo
Não senti nenhuma dor durante a corrida nem cansaço no final da prova. Acho que estava feliz demais para sentir qualquer coisa que não fosse alegria.
Logo após cruzar a linha de chegada
Agora que me considero uma corredora, já posso pensar em outros desafios, outras Meias Maratonas mundo afora.

34 comentários:

  1. PARA VOCÊ SÓ POSSO DIZER: PARABÉNS!!!! TU ÉS PRIVILEGIADA, EM TODOS OS SENTIDOS!!!
    BEIJOS E CUIDE-SE BEM!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Alexandre,

    Eu acredito que onde existe VONTADE, sempre existirá um caminho.Sou privilegiada de ter nascido com todas as condições físicas para correr uma Meia Maratona. Só precisei treinar muito para conseguir.
    Beijos,
    Audy

    ResponderExcluir
  3. Querida Audy,
    Parabéns pelo seu empenho e dedicação.
    Vc é uma luz neste planeta!
    Linda a sua narração e obrigada por dividir sua experiência conosco.
    Um beijo no seu coração.
    Patricia Fonseca

    ResponderExcluir
  4. Patricia querida,

    Muito obrigada pelo carinho!Estou SUPER FELIZ, cada quilômetro corrido, cada praia por onde passei tinha um
    significado especial para mim. Foi bárbaro!
    Beijos,
    Audy

    ResponderExcluir
  5. Querida atleta,

    espero que você pode usufruir da tranquilidade e o clima de inverno do Rio de Janeiro que é por sinal igual ao clima de verão da Inglaterra.

    Beijos saudades,

    Jaime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime querido,

      Eu queria correr a minha primeira Meia Maratona no Rio de Janeiro porque acho que é um dos percursos mais lindos do mundo. Porém, tinha que ser no "inverno carioca", 19C, temperatura ideal. Foi maravilhoso!
      Beijos,
      Audy

      Excluir
  6. Parabéns Audy! Uma realização maravilhosa!

    Obrigada pelas fotos aqui... é muito interessante ver daqui na Inglaterra onde você correu. A ruta desta martona é tão linda, eu gostaria de visitar todas estas partes de Rio!

    Sally xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Sally,

      Muito obrigada pelo seu comentário em português!It was very kind of you! Você precisa conhecer o Brasil e em especial o Rio de Janeiro. As praias são tão lindas que correr 21 km até parece não ser tão difícil. Havia muitos estrangeiros correndo.
      Take care,
      Beijos,

      Excluir
  7. PS: Esqueci de dizer congrats for your half marathon :)

    ResponderExcluir
  8. Audy,

    Sou seu fã e agora mais ainda. Você está sempre atras de desafios e coisas diferentes. Agora, pouco a pouco, faz uma maratona. Estou neste desafio contigo.

    Beijos e abraços,

    Everaldo

    ResponderExcluir
  9. Oi Vê,

    Obrigada pela força! Acho que não podemos nunca deixar de sonhar e de se superar, senão a vida perde o sentido. Sabe aquele friozinho na barriga que a gente sentia tanto quando era adolescente? Então,era essa a sensação que eu tinha em relação a Meia Maratona. A diferença é que aos 41 anos a gente "se conhece" o suficiente para saber o que é capaz. Para mim fazer uma boa corrida era mais importante do que o tempo que iria levar para cruzar a linha de chegada.No dia seguinte fui trabalhar sem nenhuma dor, "inteira", como se nem tivesse corrido 21 km.
    Vou correr várias Meias Maratonas antes de começar a me preparar para uma Maratona. Aliás, já não parece tão difícil, quem corre 21 km também pode correr 42 km. Não é? Tenho certeza que nós vamos conseguir e quem sabe correr juntos em algum lugar do mundo!
    Beijos meu amigo!
    Audy

    ResponderExcluir
  10. Boa Audy, o cenario e encantador mermo. Parabens pela prova e pelas otimas fotos.
    Fabio Brasolin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio,

      Eu escolhi correr a minha primeira Meia Maratona no Rio de Janeiro por ser um dos lugares mais lindos do mundo. A primeira é sempre marcante.
      Grata pelo comentário.
      Beijos,
      Audy

      Excluir
  11. Audy parabéns!!!
    Eu não sabia que vc coria tb!? Vamos combiner de treinar juntos!?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco,

      Eu também não sabia que você é corredor, ou seja,além do nosso amor pela fotografia, também somos "atletas". Podemos treinar juntos aos sábados. Costumo correr na USP bem cedinho ou no Ibirapuera.
      Nos falamos!
      Beijos,
      Audy

      Excluir
  12. Audy, quanta força e disposição! Parabéns!
    Beijo,
    Ri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ricardo!
      Não é só a corrida que é maravilhosa, é o estilo de vida saudável que é necessário para correr grandes distâncias. A gente fica mais "atento" com o corpo e com mais disposição para fazer tantas outras coisas. Deveria experimentar!
      Beijos,
      Audy

      Excluir
  13. Vc é mesmo uma pessoa especialissima ... Admirada Audmara !!! obrigada por compartilhar ! super beijo amiga
    Paulinha

    ResponderExcluir
  14. Oi Paulinha,

    Você sempre tão amável. Acho que é importante compartilhar nossas alegrias e experiências positivas e assim, talvez, inspirar outras pessoas.

    Beijos minha amiga,
    Audy

    ResponderExcluir
  15. Audy,
    Depois de você cumprir várias atividades no seu currículo paralelo ( teatro , dança , etc ) não fiquei surpreso com mais uma : o seu sucesso na meia maratona . Agora aguardo ansioso a notícia vinda da estação espacial "MIR", sobre a nova astronauta espacial : AUDY .Parabéns .
    F .Castro Lima .

    ResponderExcluir
  16. Castro Lima querido,

    ADOREI o seu comentário, afinal só alguém que me conhece a quase duas décadas poderia chegar a essa conclusão com tanta segurança...rssr. Confesso que são tantas coisas terrenas que ainda preciso fazer que não estou considerando o espaço sideral no momento,o que não quer dizer que eu não ache fascinante a estação espacial "MIR".
    E como diz Nelson Mandela: " Tudo parece impossível até acontecer".
    Beijos,
    Audy

    ResponderExcluir
  17. Audy querida
    Parabéns!!!! Parabéns!!!
    A sua determinação e perseverança podem te levar pra onde você quiser!
    Bjs

    Hele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena querida,

      Obrigada pelo apoio! Eu também acredito que quando a gente "quer" mesmo se superar, nada nos impede de chegar lá.
      Beijos,
      Audy

      Excluir
  18. Parabéns querida!!!!
    Desejo que vc tenha muitas outras meias maratonas aí pela frente!!
    Você me inspirou a começar a correr sabia?
    Hoje to correndo uns 5 km umas 2 vezes por semana....
    Obrigada!

    Alcione Weizmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alcione,

      Estou feliz por saber que você está correndo e que de alguma maneira contribuí para isso. O próximo passo é começar a participar de corridas de rua, você vai se apaixonar pelo clima das corridas!
      Beijos,
      Audy

      Excluir
  19. Oi Audy,

    Você foi brilhante ao traduzir toda sua emoção e a tranquilidade para cruzar os 21k. Lembra da Pampulha, parecia que superar a aquela marca (18k) estava distante, pois bem, a receita parece ser simples: dedicação e prazer, o resto a gente resolve com muita emoção. Olha, as fotos estão lindas.

    Corri 42k pela primeira vez (4:59h). Chequei bem fisicamente meu tempo alvo era (4:45h). Mas o que valeu mesmo foi interagir com os colegas durante a corrida (de todos os lugares possíveis), com a população que dava a maior força, de quebra curtir a natureza, beber muita água e gatorate para aguentar o tranco até a linha de chegada.

    Parabéns pela sua conquista. Novos desafios viram e se Deus permitir estaremos presentes.

    Abraços

    Júlio César Gama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio César,

      PARABÉNS pela sua primeira MARATONA!Sabemos o quanto é importante cruzar a linha de chegada bem fisicamente, o tempo vem em segundo plano.
      As corridas aproximam pessoas porque cada um entende o esforço do outro para chegar lá. Eu lembro quando nos conhecemos em Belo Horizonte, no ano passado, no ônibus indo para o aeroporto. Eu estava tão feliz por ter conseguido correr a Volta da Pampulha e você me disse:" agora tem que treinar para uma Meia Maratona". Naquele momento parecia tão difícil... Hoje a minha alegria é por ter conseguido correr 21km e a sua pelos 42km,e assim seguimos, nos superando sempre e dividindo as nossas alegrias.
      E que venham outras grandes corridas!
      Abraços,
      Audy

      Excluir
  20. Audy, vc é a minha heroína !!! Sempre fazendo coisas fascinantes, realizando teus sonhos. Parabéns, parabéns, parabéns...

    Valerie.

    ResponderExcluir
  21. Merci Valerie!

    Acho que realizar um sonho é tão fantástico quanto sonhar! Não sei viver sem sonhos!
    Beijos,
    Audy

    ResponderExcluir

  22. It was only a pleasure for me to support you in your first half marathon. Now I am waiting for you to train a bit more to come and run the Two Oceans here in Cape Town South Africa!

    Parabens Audi!

    Alba Botha - Cape Town - South Africa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Alba,

      Thank you so much for all your support!I guess it will take me a little while to run a Marathon but for sure I will run a Half Marathon in Cape Town. TWO OCEANS, ONE SPIRIT!
      I know it is also very beautiful!
      Take care,
      Audy

      Excluir
  23. Audy querida, parabéns pela corrida e obrigada pelas fotos maravilhosas, te confesso que é a primeira vez, na minha vida, que consegui visualizar o Rio de Janeiro realmente belo. bjo, Margarete Jardim

    ResponderExcluir
  24. Olá Margarete,

    Sou grata pelo seu comentário! O Rio de Janeiro é uma cidade encantadora, na minha opinião a cidade com as maiores belezas naturais do mundo. Entretanto, são tantos os contrastes que as vezes é difícil ver o belo quando a miséria é gritante. O percurso da corrida era absurdamente bonito. Fico feliz que tenha gostado das fotos. Beijos,
    Audy

    ResponderExcluir