segunda-feira, 18 de abril de 2011

Loja de Chá em Pequim

Quando estive em Pequim pela primeira vez, em 2010, estava andando pela Rua Qianmen  que fica próxima a um dos portões de entrada da Praça da Paz Celestial encontrei uma loja de Chá ainda mais linda do que todas as outras que eu já tinha visto em Xangai e também em Pequim. Era a Beijing Ju Xian Ming Limited Tea Co.
Para a minha alegria uma das vendedoras falava inglês e conversamos bastante, ela me ofereceu vários tipos de chás para degustar, comprei uma infinidade de chás de flores, me maravilhei com aqueles aromas e sabores até então desconhecidos por mim.
O "chá" que se transforma em flor
O mais interessante são umas “bolinhas” de chá que eles vendem e assim que entram em contato com a água quente aos poucos vão se abrindo e uma flor desabrocha no final. Há uma grande variedade de flores e os preços aumentam conforme a complexidade de cada uma e beleza. Para se ter uma idéia de valores, algumas gramas de um bom chá chinês atinge facilmente o mesmo preço de uma garrafa de vinho da melhor safra da França, por exemplo.  
Chá de Flores
Assim que entrei na loja, mais uma vez, não contive o meu fascínio por aqueles chás e comecei a elogiá-los. Para a minha surpresa, uma vendedora toda sorridente me olhou e disse: “ You are from Brazil, I remember you from last year”.  Ser lembrada por uma vendedora em uma das ruas comerciais mais movimentadas de Pequim, um ano após a minha primeira visita,  realmente é uma honra.
Liu Qi, a vendedora que lembrou de mim.

Contei para ela sobre as várias reuniões com amigos que promovi na minha casa para tomarmos o “chá da flor que desabrocha”, comprei outros chás e prometi a Liu Qi enviar fotos dos próximos encontros para tomar os chás que comprei  que vou organizar. 





2 comentários:

  1. Nossa! Amei! Não sou fã de chás, como já lhe disse rsrs, mas esses aí...até provaria vários!

    Muito bom o post. Bjs, Vânia.

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite.
    Será que me podia dizer o nome da loja e a morada onde fica?
    Grata, Raquel Costa

    ResponderExcluir