sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vacas Holandesas em Treze Tílias

A pecuária leiteira e a agricultura são as principais atividades econômicas de Treze Tílias. Não muito distante do centro da cidade, que é uma das maiores produtoras de leite do estado de Santa Catarina, vacas pastam enquanto aguardam a ordenha. Uma única vaca da raça holandesa chega a produzir 30 litros de leite por dia.

Enquanto eu fotografava estas vacas, ouvia sua respiração ofegante e também um gemido de dor de algumas delas. O úbere muito grande não deixava dúvidas que a hora da ordenha estava próxima.
Milhares de litros de leite são entregues diariamente nos postos de coleta da Tirol, um dos maiores laticínios do país. Atualmente na unidade de Treze Tílias são produzidos 700 mil litros de leite longa vida por dia. Já estive em Treze Tílias diversas vezes, e há uns 15 anos, visitei a Tirol que na época ainda tinha uma linha totalmente artesanal de produção e embalagem dos queijos. A tradição de excelência na qualidade dos produtos se mantém na produção em grande escala.
Sempre que volto para Santa Catarina, no café da manhã não pode faltar polenta “sapecada” na chapa do fogão à lenha e a nata Tirol. Uma das delícias que lembro com carinho da minha infância no Sul.

3 comentários:

  1. Muito interessante a matéria sobre a cidade de Treze Tílias. Porém, a cidade que se auto define como o Tirol Brasileiro, vem perdendo às suas característícas austríacas e turísticas diariamente. Vindo a se transformar em um futuro próximo em uma cidade dormitório rodeada de indústrias, sejam elas da área química, da área de ração animal, modificando o ar, a cultura da cidade, enfim, uma cidade outrora turística e rural, para uma cidade urbana e industrializada. Haja vista, recentemente uma pousada e um hotel já fecharam suas portas em Treze Tílias. Um imóvel no centro da cidade, verdadeira relíquia histórica, patrimônio cultural não só da cidade como do Estado Catarinense, o prédio onde se instalava o antigo Hotel Áustria, os novos proprietários já receberam autorização das mãos da Prefeitura de Treze Tílias, para demolí-lo. Nas mãos da atual Administração Municipal, vai desaparecendo aos poucos, à cultura e a história dos imigrantes que colonizaram essa terra

    ResponderExcluir
  2. eu crio minhocas e esterco é otimo para alimentar elas

    ResponderExcluir
  3. eu esquecí de dizer que é esterco de curral que eu dou de alimento para a minha criação de minhocas

    ResponderExcluir