domingo, 24 de abril de 2011

Trilha Aquática em Fernando de Noronha

Audy & Mauro.Me esticando eu fiz esta foto.
Conheci o Mauro Mureta no final de uma palestra no Projeto Tamar. Ele é um guia credenciado pelo IBAMA que vive na Ilha de Fernando de Noronha há quatro anos. Eu nunca tinha ouvido falar de uma Trilha Aquática, mas o Mauro me explicou que significava seguir uma linha imaginária no mar e que iríamos mergulhando da Praia do Boldró até a Praia dos Americanos. Não foi preciso nenhum esforço para ele me convencer a fazer esta trilha.
Para se chegar até a Praia do Boldró é preciso descer um caminho com muitas pedras íngremes e mabuias. A mabuia é um pequeno réptil que lembra um lagarto esquisito endêmico da Ilha. São tantas mabuias por Fernando de Noronha que é preciso prestar atenção na hora de vir embora para não trazer uma na mala sem querer. 
Audy Veronese - Foto: Mauro Mureta
Quando chegamos à praia o mar estava agitado e as ondas altas demais para mim. Dificilmente eu conseguiria atravessá-las. O Mauro me disse que para fazermos a Trilha Aquática teríamos que passar pela área de arrebentação das ondas e nadar em direção ao fundo do mar. Olhei, por alguns instantes para aquelas ondas gigantes, para as pedras da praia e estava certa de que uma daquelas ondas, em segundos, me arremessaria contra as pedras... mas a vontade de fazer a trilha era maior do que poderia ou não acontecer comigo... Percebendo o meu desconforto, o Mauro me falou que se eu segurasse firme na mão dele e nadasse ao seu lado venceríamos aquela “montanha de água”.  Acreditei e achei melhor não fazer nenhuma pergunta para não despertar uma “suposição” desnecessária. Coloquei as nadadeiras, a máscara e snorkel e lá fomos nós, às vezes nadando outras vezes sendo levados pelas ondas. Quando já havíamos nos afastado bastante da praia e o mar ficou mais calmo, pude dimensionar a distancia da nossa trilha.
Cardumes que encontramos na Trilha Aquática. Foto: Mauro Mureta
Comecei a mergulhar e a me deixar levar pela beleza do fundo do mar de Fernando de Noronha. Eu havia alugado uma maquina fotográfica subaquática para fotografar os peixinhos ou qualquer outra criatura marinha que encontrasse pelo caminho. Comecei a fotografar mas como o “time” da maquina era um pouco lento, as primeiras fotos foram um verdadeiro desastre. Então preferi ficar observando aqueles cardumes coloridos, o seu movimento de acordo com as ondas e a deliciosa sensação de se ouvir o silêncio que era quebrado apenas pela minha respiração. Entreguei a maquina para o Mauro fotografar o que ele quisesse.

Mergulhando na Trilha Aquática - Foto: Mauro Mureta
Passamos mais de duas horas mergulhando sem mesmo se importar  com a chuva forte que caía. O céu ficou escuro, mas o fundo do mar continuava azul claro, lindo e sereno como se a tempestade fora d’água não existisse. Nadando com milhares de peixinhos coloridos, envolvida pelo silêncio e pela paz do fundo do mar agradeci a Deus pela maravilhosa oportunidade de estar ali, de poder contemplar tamanha beleza.            

Guia em Fernando de Noronha que eu recomendo:
Mauro Mureta – email: mureta9@hotmail.com  
Tel: (81)9940-9319 – (81) 3619-0410


Ponto de partida da nossa Trilha Aquática - Foto: Mauro Mureta

Mergulhando nas águas claras de Fernando de Noronha

3 comentários:

  1. Muito interessante a matéria sobre a cidade de Treze Tílias. Porém, a cidade que se auto define como o Tirol Brasileiro, vem perdendo às suas característícas austríacas e turísticas diariamente. Vindo a se transformar em um futuro próximo em uma cidade dormitório rodeada de indústrias, sejam elas da área química, da área de ração animal, modificando o ar, a cultura da cidade, enfim, uma cidade outrora turística e rural, para uma cidade urbana e industrializada. Haja vista, recentemente uma pousada e um hotel já fecharam suas portas em Treze Tílias. Um imóvel no centro da cidade, verdadeira relíquia histórica, patrimônio cultural não só da cidade como do Estado Catarinense, o prédio onde se instalava o antigo Hotel Áustria, os novos proprietários já receberam autorização das mãos da Prefeitura de Treze Tílias, para demolí-lo. Nas mãos da atual Administração Municipal, vai desaparecendo aos poucos, à cultura e a história dos imigrantes que colonizaram essa terra

    ResponderExcluir
  2. O email do Mauro Mureta voltou e o telefone dele diz que não existe, tem o facebook dele?

    ResponderExcluir
  3. Olá Alber,
    Infelizmente não tenho o facebook do Mauro. Entre em contato com o Projeto TAMAR em Fernando de Noronha, talvez eles possam te ajudar. Eu o conheci numa palestra lá.
    Abraços,

    Audy

    ResponderExcluir