quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A demolição do Hotel Áustria

O Hotel Áustria, construído pelos imigrantes austríacos há 65 anos 
Pelo telhado, a primeira tentativa de demolição do hotel em 17/05/2011
Hotel Áustria, ontem 17/10/2012 quando a demolição foi interrompida
 
 
A matéria a seguir foi publicada pela pela Tropical FM99 de Treze Tílias, hoje 18/10/2012.

 
O Hotel Áustria enfrenta nova questão judicial
Após longo período, depois da decisão judicial que suspendeu a demolição do histórico Hotel, os proprietários retomaram, ontem, o desmanche do antigo prédio. Contudo, um novo imbróglio parece ter se formado em torno do caso.
O Delegado que responde interinamente por Treze Tílias, Nilton Bussi, explica que ao retomar a demolição no dia de ontem, o proprietário foi notificado de que haveria uma ação administrativa iniciada pela Fundação Catarinense de Cultura, que estaria interessada em transformar o prédio em patrimônio histórico.
Conforme Nilton Bussi o Proprietário do prédio teria recebido a notificação da Fundação Catarinense de Cultura e, mesmo assim, teria iniciado a demolição, o que caracteriza desobediência à ordem de funcionário público.
O proprietário do prédio do Hotel Áustria, Valdenir Sewald, explica com que base teria iniciado a demolição, que já retirou o telhado e, inclusive, parte da construção em alvenaria. Ouça áudio 06.
A demolição está interrompida, contudo, o delegado explica que o proprietário alega não ter recebido qualquer documento que embase tal decisão.
A Promotora Mônica Lunardi esteve pessoalmente, em Treze Tílias, na tarde de ontem, quando teria dado ordem verbal aos policiais para que impedissem a demolição.
Sendo assim, os trabalhos foram suspensos. Contudo, o prédio já está semi demolido.
No final da tarde de ontem, Valdenir Sewald, um dos proprietários do prédio prestou depoimento na Delegacia de Treze Tílias.... veja mais no site http://www.tropicalfm99.com.br/site/noticias_interna.php?id_noticia=2731

 
Artigos que escrevi e publiquei nesse blog sobre o Hotel Áustria: 
 






20 comentários:

  1. Audmara,

    O Hotel Áustria é histórico ou não??

    Como saber?

    Pesquisando e lendo podemos conhecer e chegar à uma conclusão.

    Encontra-se disponível pela internet, o livro Caderno de Memórias, "Memórias Mestres Artífices de Santa Catarina", onde, nesse livro, os autores, doutores e professores da Universidade Federal de Santa Catarina, contam histórias, fatos, construções e vidas dos carpinteiros, escultores, marceneiros, entre outros que fizeram e ainda fazem e constroem verdadeiras obras de artes com às suas mãos em Santa Catarina. Existe, nesse livro, um capítulo da Arquitetura Austro Brasileira em Santa Catarina e, Treze Tílias é contemplada com dez páginas. Os autores apontam na cidade trezetiliense, além da beleza arquitetônica do Hotel Áustria, outros imóveis, que na visão deles, merecem ser preservados. Esse livro foi lançado na sede do IPHAN, em Brasilia, dia 24/7/12 e tem o apoio do Ministério da Cultura, através do Projeto Monumenta e apoio de entidades internacionais. Vale à pena sua leitura e divulgação. Link:
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:wNUcvHa6r8kJ:www.monumenta.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/09/MestresArtifices-Santa-Catarina.pdf+caderno+de+memóriasMestres+Artífices+Santa+Catarina,&hl=pt-BR&gl=b>
    ou
    http://www.monumenta.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/09/MestresArtifices-Santa-Catarina.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repasso aqui
      um trecho do livro, onde os autores descrevem o prédio do Hotel Áustria; (" ...O estilo austríaco é reconstituído por imitação e os seus componentes arquitetônicos definem as práticas construtivas. Além dos detalhes em madeira sobressaindo-se sobre o branco da alvenaria, os prédios tradicionais ostentam uma torre, em geral redonda, que se destaca como elemento de composição arquitetônica. Isso pode ser observado numa das construções remanescentes mais antigas, que abriga o Hotel Áustria, ao lado da praça central da cidade...")
      O que torna mais estranho nesse imbroglio do prédio em questão, é que entidades austríacas, sejam elas, nacionais ou do estrangeiro, não demonstrem preocupação em querer preservar à arquitetura austríaca no Brasil, ao menos publicamente, não tenho conhecimento do interesse demonstrado por elas. Vejo sim, muitos brasileiros, apoiando a causa da preservação do tal prédio, o mesmo não posso dizer do prefeito de Treze Tílias, que expediu o alvará de demolição para que os proprietários pusessem abaixo o dito cujo. Se o prefeito da cidade não tem interesse de preservar à Cultura de sua cidade, pressupõe que parte de sua população também não há tem. No mínimo, estranho!!!

      Excluir
  2. Caro (a) Leitor(a)
    Agradeço imensamente as informações postadas e concordo que as mesmas devem e precisam ser divulgadas. Entretanto, é inquietante a demora do poder público para agir e solucionar a questão referente ao destino que será dado ao Hotel Áustria.
    Como catarinense, a minha indignação é gigantesca assim como o sentimento de vergonha diante desse episódio bárbaro. Nesse momento quero acreditar que a RECONSTRUÇÃO do que foi um dia o belo Hotel Áustria está a caminho, mesmo com todos os esforços para destruí-lo daqueles cuja função deveria ser zelar pela cidade.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  3. Referente ao seu comentário sobre as representações austríacas aqui no Brasil, como o Consulado da Áustria em Treze Tílias se posiciona em relação à demolição do casarão? Houve algum pronunciamento a respeito?
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  4. Prezada Audmara,
    Em geral, processos de Tombamentos, são demorados, ainda mais, quando envolvem propriedade privada, como é o caso do Hotel Áustria. E, mais quando há desinteresse do Poder Público e a sociedade civil não encampa a ideia de preservação de um bem histórico, a destruição da memória de uma cidade passa a ser uma questão de tempo. Diversos casos estão por ai, não só no Brasil, como na Europa e no resto do mundo, casos como esse do Hotel Áustria, estão para corroborar esse fato insólito. No tocante à órgãos diplomáticos estrangeiros, é de regra, eles não se pronunciarem oficialmente em políticas domésticas, pois, em linguagem diplomática,eles estariam imiscuindo em assuntos internos do país anfitrião. No entanto, em uma página do seu blog, encontra-se uma troca de e-mails entre os consulados austríacos de São Paulo e de Treze Tílias, onde, esse último prontifica-se em procurar preservar não só o prédio do Hotel Áustria como outros imóveis da cidade trezetiliense.
    (http://audmara.blogspot.com.br/2011/06/uma-esperanca-para-o-patrimonio.html)
    O que se verifica é que órgãos, não necessariamente diplomáticos, mas entidades e pessoas ligadas ao meio austro brasileiro não tenham se manifestado publicamente em defesa do prédio em questão, deixando a cargo do Poder Publico Municipal, o poder de decidir sozinho uma questão histórica que envolve a memória dos imigrantes austríacos no Brasil. Alguns pensam que é só um prédio, mas esse prédio é original. Existem outros prédios na cidade, mas são cópias. Cópias se faz em qualquer lugar não precisa de lugar específico para se fazer uma cópia. Está em jogo mais do que um prédio nessa história, está em jogo a história da cidade. A história, para quem não sabe e pensa que é passado, mas a história é dinâmica, ela pode ser mudada e modificada, basta vê-la de ângulos diferentes e teremos outra história. Para que ela não se modifique, faz-se necessário preservar os bens históricos, para afirmar que tais fatos existiram.

    ResponderExcluir
  5. Caro(a) Leitor(a)
    Muito obrigada pelo seu comentário que em muito enriquece a nossa discussão.
    Eu trabalho em um Consulado há oito anos e entendo que no mundo da diplomacia há certos princípios que devem ser seguidos. No entanto, nada impede que um diplomata emita a sua opinião como fez anteriormente a Sra. Anna Lindner von Pichler, Cônsul Honorária da Áustria.
    Na semana passada encaminhei um email para a Embaixada da Áustria em Brasília, para o Consulado da Áustria em São Paulo e para o Consulado Honorário em Treze Tílias. Perguntei a respeito do impacto causado na comunidade austríaca no Brasil a quase total demolição do Hotel Áustria. Até a data de hoje não recebi nenhuma resposta. Aliás, "este silêncio" já era previsível uma vez que não houve nenhuma ação dos austríacos para impedir a demolição do Hotel Áustria.
    É intrigante a falta de interesse e vontade de preservar uma das joias da arquitetura do estado de Santa Catarina tanto pelas autoridades locais como pelas instituições austríacas.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  6. Audmara,

    Após ler essa notícia a respeito da administração municipal de Treze Tílias, site:http://www.tropicalfm99.com.br/site/integra_selecionada.php?id_integra=94, publicada na data de hoje 30/10/12, Treze Tílias, talvez não seja aquela cidade tipicamente austríaca, como fala a propaganda, talvez seja uma cidade brasileira como qualquer outra, talvez por isso, a semi demolição do prédio do Hotel Áustria não houve nenhum remorso por parte de muitos...



    Treze Tílias –

    Servidores Públicos municipais são multados por atos irregulares envolvendo mau uso dos recursos da Educação.

    A decisão foi do Tribunal de Contas do Estado, tendo como base auditoria in loco, sobre despesas com a manutenção e desenvolvimento do Ensino, e constatou irregularidades. Em conseqüência, decidiu pela aplicação de multas.

    Foram constatadas como irregularidades:

    A realização de despesas com pessoal, que não se enquadra como manutenção e desenvolvimento da educação básica, contrariando lei específica;
    Realização de despesa que não se enquadram para fins de cálculo, no limite mínimo de 60 por cento, para aplicação dos recursos do Fundeb com remuneração dos profissionais do Magistério;
    Realização de despesas apropriadas indevidamente como manutenção e desenvolvimento da educação básica, em desacordo com a lei;
    Registro indevido das especificações das destinações de recursos, caracterizando afronta à legislação e artigos específicos;
    Ausência de elaboração e remessa do parecer à respeito da aplicação dos recursos do Fundeb, descumprindo também a lei.
    A auditoria in loco refere-se ao ano de 2010. A decisão, sobre as irregularidades, foi proferida no dia 02 de setembro, de 2012, e os interessados foram notificados agora em outubro.

    Foram multados: o atual Prefeito Romeu Rabuski, a Presidente do Conselho de Acompanhamento do Fundeb, Helga Feidstrecker, a Secretária de Educação, Juraci Kandler, e o Técnico em Contabilidade, Tarcísio Irineu Trevisol.

    O Prefeito Rabuski deverá pagar cinco multas de oitocentos reais, por vários atos irregulares relacionados aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, somando quatro mil reais.

    O Tribunal de Contas determinou ainda que o atual Prefeito proceda com a devolução de valores ao Fundeb, na ordem de 191 mil 630 reais e 25 centavos.

    Os valores se referem à diferença de cálculo, do limite mínimo de 60 por cento, para aplicação dos recursos do Fundeb, com a remuneração dos profissionais do magistério.

    A Secretária de Educação, Juraci Kandler, foi multada em mil e seiscentos reais, mesmo valor da multa do técnico em contabilidade ,Tarcísio Irineu Trevisol

    A Presidente do Conselho de Acompanhamento do Fundeb, Helga Feidstrecker, foi multada em 800 reais.

    A decisão é em última instância, após as partes envolvidas apresentarem ampla defesa.

    O Tribunal de Contas do Estado determinou o provimento dos valores, em no máximo 30 dias.

    Redação – TATIANE DOSS CARLET, TÂNIA PATZLAFF e RAFAEL SILVA

    Apresentação de TATIANE DOSS CARLET e JOCIMAR BESUTTI

    O Rádio Jornal 99 volta na quarta-feira, ao meio dia e meio, a todos uma Boa Tarde!!!

    ResponderExcluir
  7. Caro(a) Leitor(a)
    Muito obrigada por postar as informações acima.
    Lamentavelmente a corrupção que parece abraçar Treze Tílias é tão vergonhosa quanto ao que acontece em tantas outras cidades do Brasil. É difícil entender que este comportamento duvidoso se dá numa cidade na qual praticamente todas as pessoas se conhecem e convivem juntas há mais de uma ou duas gerações. Como é possível que esses “representantes do povo” cometam as mesmas irregularidades que os políticos que foram “fabricados” para assumirem cargos públicos? Imagino que as pessoas que fazem parte da administração pública de Treze Tílias tenham um grande vínculo com a cidade, sejam locais e não forasteiros.
    No passado, com certeza Treze Tílias era “um pedacinho da Áustria no Brasil” definitivamente não é mais...
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  8. Prezada Audmara,

    Treze Tílias, "O Tirol Brasileiro", é simplesmente uma logomarca do município em questão. Criada por um jornalista florianopolitano, quando este, fez uma reportagem da cidade para uma revista de circulação nacional, no longínquo ano de 1972. http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2012/09/16/paulo-dutra-o-grande-reporter-fotografico/

    As autoridades municipais dessa época, com visão de futuro, elaboraram um projeto mercadológico com vistas a explorar o turismo local e, com o apoio da comunidade, desenvolveram um trabalho de "marketing" a fim de transformar à cidade em polo turístico para alavancar a economia da região. Em cima do "slogan", acima citado, adaptaram à cidade nos moldes de uma cidade típica tirolesa,, criaram uma réplica, uma vez que parte da população local descendia dos Alpes europeus, houve colaboração da população e formaram uma "Cultura" que atendesse os anseios do turista que aqui visitasse. Esse "marketing" turístico deu tão certo, que as autoridades municipais agraciaram o jornalista e autor do acima citado "slogan", com o título de "Cidadão Honorário da cidade trezetiliense.
    http://www.tropicalfm99.com.br/site/noticias_interna.php?id_noticia=1753

    A atual cidade de Treze Tílias, foi criada e montada em cima desse "slogan", nada tendo haver com à antiga colonia Papuan/ Dreizehnlinden dos primeiros colonizadores. Esse "slogan", como todos os outros "slogans", vem perdendo à sua força, não representando mais o turismo local, perdeu o seu foco, se é que um dia tenha representado, a população local. Que é constituída em sua maioria por brasileiros natos e, descendentes de outras etnias que não a austríaca. Esse "Tirol Brasileiro" é uma marca comercial comercializada como produto comercial por brasileiros, com apoio do poder público municipal. Ao permitirem a demolição do antigo prédio do Hotel Áustria, este sim, histórico e verdadeiro, construído com as mãos dos imigrantes austríacos, parece que deixaram à mostra esse slogan "Tirol Brasileiro" que é uma cópia mercadológica do verdadeiro e que este slogan talvez não represente a população trezetiliense como um todo que é constituída em sua total maioria por brasileiros natos, de outras e variadas etnias, que aspiram muitas vezes em querer ser vistas igualitariamente.

    ResponderExcluir
  9. Retificando o primeiro link acima, o correto é:
    http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/?s=treze+t%C3%ADlias&topo=

    ResponderExcluir
  10. Caro(a) Leitor(a)

    Sou grata pelo seu comentário e informação a respeito do slogan “O Tirol Brasileiro”. À medida que vou conhecendo um pouco mais sobre a história de Treze Tílias percebo que a tradição austríaca perdeu a sua força. Talvez por se tratar de uma cidade “fabricada” sob alguns aspectos justifica-se o não orgulho de muitos locais pelo seu patrimônio, sendo coniventes com a destruição do que foi um dia o principal marco da cidade.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  11. Prezada Audmara,

    A semi demolição do prédio em questão, já entrou no anedotário de um site de relações sociais, veja foto no link: /fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/577740_487885971255539_1647194702_n.jpg

    ResponderExcluir
  12. Prezada Audmara,

    "Justiça determina que escombros do hotel Áustria devem ser removidos em cinco dias."
    http://www.tropicalfm99.com.br/site/noticias_interna.php?id_noticia=3356

    Hoje, sábado, 8/12/12, veio abaixo o prédio do antigo Hotel Áustria, em Treze Tílias. O original veio abaixo para se colocar em seu lugar uma cópia. Sem comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Muito obrigada pelo envio do link. Acho LAMENTÁVEL e REVOLTANTE todo o processo articulado para que fosse possível a demolição do Hotel Áustria. Difícil imaginar o futuro de uma cidade que se diz "turística" e ainda assim suas marretas foram liberadas para colocar no chão a mais importante construção histórica da cidade.Inacreditável.
      Abraços,
      Audy

      Excluir
  13. Prezada Audmara,

    Pegando o gancho de sua frase;
    "Difícil imaginar o futuro de uma cidade que se diz turística..."

    Manchete do site da Rádio Tropical de Treze Tílias;

    "Armeiro de Treze Tílias é preso com mais de 70 armas."

    Segundo à Polícia, foi uma das maiores apreensões de armas do Estado.
    http://www.tropicalfm99.com.br/site/noticias_interna.php?id_noticia=4354

    Treze Tílias sai das páginas turísticas para entrar nas páginas policiais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro (a) Leitor (a)

      Agradeço o envio do link da reportagem.

      Pelo visto a pequena e bela Treze Tílias, tão amada pelos turistas, aos poucos vai se revelando uma cidade cuja identificação como o “Tirol Brasileiro” é cada vez mais discutível. Primeiro foi episódio surreal que levou a demolição impiedosa do Hotel Áustria, agora a oficina de armas... Só tenho a lamentar.
      Abraços,
      Audy

      Excluir
  14. Prezada Audmara,

    Após a demolição do prédio onde se instalava o antigo Hotel Áustria, à Bruxa anda solta em Treze Tílias. O município ao invés de evoluir parece estar involuindo. Veja à manchete do site da Rádio Catarinense do dia 6/4/2013:
    " Terror: Grupo invade pesque-pague em Treze Tílias e promove quebradeira"
    http://www.radiocatarinense.com.br/novidades.php?id=3054&cat=4&pg=0#

    Alguma coisa aconteceu depois que mexeram no prédio do Hotel. Pensaram que iam só derrubar um prédio antigo mas parece que o fadado prédio é que segurava e sustentava à cidade. Talvez o prédio fosse o alicerce da cidade e foram lá e derrubaram. Vai saber!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Devo lhe dizer que só tenho a lamentar o ocrrido no Pesque-Pague assim como as transformações pelas quais a cidade de Treze Tílias está passando. A violência urbana e a destruição do Patrimônio Histórico são fatores que irão contribuir para afastar os turistas. Inacreditavel.
    Espero que as medidas cabíveis sejam tomadas para evitar episódios desta natureza na cidade.
    Muito obrigada por enviar o link com a notícia.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  16. Triste! estava procurando informações sobre o hotel e vejo esta notícia. Na minha opinião era a construção mais charmosa e original de Dreizehnlinden.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a)Leitor(a)

      Este sentimento de "perda" por você vivenciado com certeza será dividido com outras pessoas que tiveram a oportudidade de conhecer Treze Tílias quando ainda guardava suas características austríacas.
      Muitas pessoas se esforçaram para que o Hotel Áustria não fosse demolido, mas infelizmente a ignorância do poder público e daqueles que não se interessam pela preservação da nossa história conseguiram fazê-lo virar pó. Revoltante, mas é a realidade.
      Abraços,
      Audy

      Excluir