quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Correndo a 88º São Silvestre

                                 Foto: Fábio Braga/Folhapress
No ano passado participei de 12 corridas de rua, foram 133 km corridos somente em provas oficiais. Considerando mais todos os quilômetros que corri nos treinos acredito que foram cerca de 400 km corridos durante o ano de 2012.
Pela primeira vez, a São Silvestre foi de manhã e a largada às 9h00 do dia 31 de dezembro de 2012, na Avenida Paulista. Segundo os organizadores da prova havia 25.000 corredores inscritos.
Como a São Silvestre é a corrida mais tradicional do Brasil, a mais festiva e com o maior número de corredores  fantasiados, decidi criar um “modelito” para correr. Pensei num tema ligado a natureza e também em algo leve que não atrapalhasse o meu rendimento na corrida. A ideia da minha fantasia era chamar atenção para a preservação da diversidade de flores e pássaros que temos no Brasil. As flores foram costuradas e a arara colada no meu boné pela minha mãe que veio de Caçador, Santa Catarina, para me visitar.
Cheguei na Avenida Paulista uma hora antes da largada da corrida e lá encontrei as minhas amigas Rosa e Fernanda que foram torcer por mim.
Eu e a Rosa Lima
Eu e a Fernanda Marone
Fui entrevistada por uma repórter da Rede Globo que perguntou o que representava o meu "chapéu" e o que eu achava da São Silvestre. A Fernanda fotografou.
 
Antes da largada reencontrei o Hector Barrera do Uruguai que conheci na minha primeira São Silvestre no ano passado. http://audmara.blogspot.com.br/2012/01/minha-primeira-sao-silvestre.html
                                                     Eu e o Hector Barrera
Nas grandes corridas sempre encontro com a  Equipe SÓCORRO de São Caetano do Sul, todos muito animados.
Os 15 km da São Silvestre são marcados pelas descidas acentuadas e longas subidas. É uma corrida difícil não apenas pelo traçado do percurso, mas também devido ao enorme número de corredores que invadem as ruas.

Nas calçadas há muitas pessoas aplaudindo e incentivando os atletas profissionais e amadores. Eu contava ainda com o apoio de vários corredores que durante os 15 km da prova saudaram a minha “ararinha”. A todo instante eu ouvia as manifestações do público que gritava:  “olha a arara”, “ papagaio”,“ uma periquita” , “olha a maritaca”,  “ lá vem o Louro José”, “Ana Maria Braga” e teve até alguém que gritou “olha o peixe  na cabeça dela”. Peixe??? Não aguentei e respondi: “ é uma arara minha senhora, ela voa e peixe nada”.  No km 7, um grupo de corredores usando camisetas azuis se aproximou de mim dizendo: “ alcançamos a arara, agora vamos correr juntos”.Eles já estavam bastante cansados e eu queria aumentar um pouco o meu ritmo, então logo me despedi deles avisando que a “ararinha” precisava levantar voo.
E foi neste clima de festa, sendo muito fotografada, que corri sem parar pelas ruas de São Paulo. Quando cheguei no  km13 vi a temida Avenida Brigadeiro Luis Antonio, a partir dali era só subida até praticamente a linha de chegada. É a parte mais difícil da corrida porque é uma avenida muito íngreme e chega a ter mais de 100 metros de inclinação o que torna os quilômetros finais ainda mais pesados. Olhei para a aquele mar de pessoas correndo e muitas andando e diminuí a minha velocidade para conseguir terminar todo o percurso correndo.
                        Fernanda, eu, Rosa e minha mãe assim que terminei a corrida
Cruzei a linha de chegada com o tempo de 1:46:10 - Classificação Geral: 1631º. Poderia ter sido mais rápida, mas tenho receio de me lesionar e nunca corro no meu limite, sempre termino uma prova com a sensação que é possível correr mais alguns quilômetros. Quero desenvolver a minha capacidade física e resistência para provas de longa distância e quem sabe um dia conseguir correr os 42 km de uma maratona. 
Jonas do Recife, eu, minha mãe e a Rosa 
 

5 comentários:

  1. Parabéns querida Audy por correr mais uma São Silvestre e também por já ter tantas corridas no seu curriculum. Adorei a sua ararinha cor de rosa! SS 2013 estarei com você!!! Beijo grande e um excelente 2013, Rô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha amiga,

      Agora é hora de começar a treinar... muita disciplina, força de vontade que eu sei que você tem e, também, determinação para chegar em dezembro preparada para correr os 15 km da São Silvestre com classe. É uma sensação incrível cruzar a linha de chegada depois de subir a Brigadeiro correndo...
      Beijos,
      Audy

      Excluir
  2. Oi Audmara!!!

    Você chamou muita atenção lá na SS.
    Ouvi muitas pessoas comentando da "moça com a arara na cabeça". rs

    Tirei 20 (vinte) fotos de você, antes e durante a corrida.
    As durante a corrida ficaram legais, e faltou aqui no seu Blog.
    Dá uma olhada no site!
    www.olhonoatleta.com

    Beijos

    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Show de Bola! Sempre vou assistir a SS, fico perto da ponte da Rio Branco, mas este ano foi muito cedo e como estamos trabalhando muuuiiiittooo até de madrugada na confecção das Fantasias, acabei perdendo a hora! Bjs. e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irineu e Regiane,

      Imagino que vocês perderam a hora da corrida porque as fantasias da VAI-VAI estão muito luxuosas e, para brilharmos na avenida é preciso muito empenho na confecção das fantasias. No ano que vem vou pedir para vocês me ajudarem a fazer um "modelito" especial para a São Silvestre homenageando a minha VAI-VAI. Beijos,
      Audy

      Excluir