domingo, 30 de dezembro de 2012

A Cidade Administrativa de Minas Gerais



“Acho que este conjunto vai ficar tão bonito, tão imponente, que diante dele criei uma larga rua de passeio – só pedestres – onde o povo, satisfeito, possa também apreciar a beleza desta obra que, a meu ver, vai marcar o início dessa arquitetura monumental que, em certos casos, se faz monumental.” Oscar Niemeyer.
 "I think these buildings will be so beautiful, so majestic, that I created a large walking street –just for pedestrian – where the people, happy, will also be able to enjoy the beauty of this work that in my view will be the beginning of monumental architecture that sometimes becomes monumental." Oscar Niemeyer
A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, inaugurada em março de 2010, em Belo Horizonte, compreende a Sede do Governo de Minas Gerais, as Secretarias do Estado, centro de convivência, auditório, prédios de serviços, praças de alimentação, restaurantes e unidades de apoio para equipamentos. Trabalham 16 mil servidores na Cidade Administrativa que está localizada a 20 km do centro de Belo Horizonte.  A área verde é de 250 mil metros quadrados, equivalente a 35 campos de futebol. The Administrative City President Tancredo Neves, opened in March 2010, in Belo Horizonte, comprises the office of the Government of Minas Gerais, the Secretaries of the State, community center, auditorium, food courts, restaurants and units for equipment supply. There are more than 16 000 government employees at the Administrative City which is located 20 kilometers far from downtown Belo Horizonte. The green area is 250 square meters, equivalent to 35 football fields.
 
No sábado, 8 de dezembro de 2012, eu estava em Belo Horizonte e queria conhecer a Cidade Administrativa que já tinha visto pela janela do ônibus saindo do Aeroporto de Confins em direção ao centro de BH. Tentei ir até lá usando o transporte público, mas como era feriado, o número de ônibus operando era reduzidíssimo e o tempo de espera imenso. Como no dia seguinte eu iria correr a XIV Volta Internacional da Pampulha, não poderia me desgastar muito mais fisicamente porque já tinha andado quase a manhã inteira visitando obras do Niemeyer. http://audmara.blogspot.com.br/2012/12/correndo-xiv-volta-internacional-da.html. Resolvi então contratar um motorista de táxi para me levar e aguardar enquanto eu fotografasse o complexo arquitetônico. On Saturday, 8th December 2012, I was in Belo Horizonte and I decided to visit the Administrative City that I had already seen through the window of the bus as I was going from the airport of Confins towards downtown BH. I tried to get there by public transportation but as it was public holiday there was few buses and the intervals between then was enormous. On the next day I was going to run XIV Volta Internacional da Pampulha, so I could not make too much physical effort as I had already walked almost the entire morning visiting Niemeyer’s works.  So I decided to go by taxi. I asked the taxi driver if he could wait for me while I was going to take photos of the buildings.
Quando chegamos a Cidade Administrativa encontramos seguranças fortemente armados no portão de entrada que estava fechado. Expliquei o motivo da minha visita e consegui permissão para entrar de taxi. O segurança me disse que eu não estava autorizada a sair do carro e o mesmo não poderia estacionar em nenhum momento. Poderíamos apenas dar uma volta pelo complexo. Para mim isso era muito pouco, mas diante das circunstancias só podia agradecer a gentileza de terem me deixado entrar. When we arrived at the Administrative City the security guards had several weapons and the entrance gate was closed. I explained to them the reason of my visit and I got permission to enter by taxi. The security guard told me I was not allowed to leave the vehicle and it could not park at all. It was only allowed to drive once around the complex. It was not good enough for me but considering the circumstances I thanked him for let me go in.
Confesso que algumas vezes fui desobediente e desci rapidamente do táxi para conseguir um ângulo melhor para as fotos. É difícil fotografar sob a mira dos binóculos e rádios dos seguranças, mas me esforcei para que as fotos pudessem dar uma ideia de como é o complexo de prédios visto por vários ângulos. I confess that now and then I “forgot the rules” and quickly got out of the taxi so I could have a better angle for taking a picture. It's hard to shoot bearing in mind I was the target of binoculars and radios of the security guards. I did my best to take some pictures that might give an idea of how the complex looks like from different perspective.
 

 

2 comentários:

  1. Olá.
    Parabéns pelo artigo.

    Eu trabalho à dois anos ai, no prédio Minas (o do fundo desta foto acima) pois o que está em primeiro plano nesta foto se chama Gerais, fato é que todo dia eu fico admirado com grandiosidade deste feito.

    É claro que como todo complexo desta natureza tem seus problemas, mais é num contexto geral grandes obras com sistemas super inteligentes e automatizados.

    Tendo oportunidade visite o complexo durante os dias de expediente (seg. à sex.), você poderá transitar na área externa dos prédios, e se explicar no saguão de um destes dois prédios maiores o Minas e o Gerais, que é turista e gostaria de conhecer os prédios, você terá 90% de chances de conseguir na boa. Vale a pena.
    Novamente parabéns pela matéria.

    Eder
    BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eder,

      Muito obrigada pelo seu comentário. Eu sempre fui apaixonada pelo Niemeyer e fiquei encantada quando vi pela primeira vez os desenhos do projeto da Cidade Administrativa. Adoraria ter visitado a parte interna dos edifícios, olhar o lago e o jardim por aquela cortina de vidro e observar as curvas do chão. Infelizmente não foi possível porque eu precisava retornar para São Paulo. Acredito que obras deste porte sempre apresentem inovações no cotidiano das pessoas o que pode ser entendido como não funcional, porque nem todos estão abertos às mudanças.
      Como você tem o enorme privilegio de trabalhar num lugar tão bonito, gostaria de saber, se possível, alguma peculiaridade sobre os edifícios. Como são os restaurantes? Existe uma “cidade” dentro da Cidade Administrativa? Em dias normais de trabalho, a maioria dos funcionários usa transporte público para ir trabalhar? Li que existe um projeto referente ao plantio de árvores frutíferas na área verde que cerca os prédios. Quando as árvores começarão a ser plantadas? Considerando que o Minas e o Gerais são prédios inteligentes, o que você citaria como um grande diferencial em relação aos edifícios mais antigos?
      Agradeço se puder comentar.
      Abraços,
      Audy

      Excluir