segunda-feira, 8 de abril de 2013

A feira de Tefé

Sete dias por semana, das 6h00 da manhã às 7h00 da noite, a feira de Tefé é parada obrigatória para qualquer visitante. The street fair, which opens seven days a week from 6:00 am to 7:00 pm is a place that should be visited by whoever goes to Tefé.
Estive na feira quando cheguei em Tefé, 21 de março de 2013, e também no dia seguinte antes de seguir viagem para a Reserva Mamirauá. I visited the fair on 21st March 2013, when I got in Tefé as well on the following day before traveling to Reserve Mamirauá.
CUPUAÇU
Na feira uma grande variedade de frutas, verduras e farinhas. In the market there is a large variety of fruits, vegetables and flour.
Foi na feira que eu descobri a “sapota” uma típica fruta tropical. Comprei duas sapotas para experimentar. O gosto lembra caqui e é extremamente doce. Deliciosa! It was there that I saw for the first time sapote, a typical tropical fruit. I bought two sapotes so that I could taste it. I found it extremely sweet and the taste a bit similar to persimmon. It’s delicious!
Sapota
Adoro o ingá da Amazônia e aproveitei para comprar uma redinha que custou R$ 2.00. I do love ingá from the Amazon so I decided to buy some and it cost one dollar.
Na feira fazia muito calor e os temperos eram mantidos dentro de bacias com água. Due to the hot weather in the fair the spices are kept in basins with water.
A tapioca é feita com castanha e é servida no café da manhã com banana da terra e mandioca. The tapioca is made with chestnut and it is eaten for breakfast as well plantain with manioc.
Alessandra Ferreira
Camila Carneiro e Alessandra Ferreira
A farinha para a tapioca é preparada na hora. The tapioca's flour is prepared in the fair.
Conversei com algumas mulheres que gostaram de ser fotografadas e até pousaram para mim. Infelizmente elas não sabiam o endereço de suas casas para eu enviar as fotos. Então prometi mandar as fotos para a Sra.Anildes Braga, proprietária do hotel no qual me hospedei, e ela fará a gentileza de entregá-las. I talked to some women at the fair and they liked the photos I took. Unfortunately they did not know their home address for me to send the pictures. So I promised to send the photos to  Mrs.Anildes Braga, the owner of the hotel where I stayed and she will kindly deliver it to them.
Iranilda dos Santos, Maura da Silva e Cherli Ribeiro

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. AUDY,

    SEMPRE DIGO ÀS PESSOAS QUE VÃO CONHECER UMA NOVA CIDADE: SE QUER CONHECER BEM ESTA REGIÃO MAIS RAPIDAMENTE, VÁ AO MERCADO CENTRAL DA LOCALIDADE. GENTE, CORES, SABORES, SONS E SOTAQUES, TODOS JUNTOS EM UM MESMO PONTO. GRANDE EXPERIÊNCIA A SUA NESTA VIAGEM!!!

    BEIJOS E CUIDE-SE BEM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,

      Em qualquer lugar do mundo que eu esteja sempre vou aos mercados. Concordo com você que é uma forma de se conhecer melhor uma cidade.Na feira de Tefé encontrei mais do que cores e sabores,entendi um pouco mais sobre a vida numa cidade cercada por rios e sem estradas.
      Beijos,
      Audy

      Excluir
  3. Oi Audy! Que delí... fiquei com vontade de comer Sapota! E essa tapioca deles é diferente da que estamos acostumados, pois normalmente não é feita com castanhas, né? Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê,

      A sapota é realmente deliciosa, você vai adorar quando tiver a oportunidade de provar. A tapioca fica ainda mais gostosa com aquelas castanhas crocantes. Aliás, comi também brigadeiro recheado com castanha... muito saboroso!
      Beijos,
      Audy

      Excluir
    2. Uau... Fantástica experiência... De fato tudo isso é uma delicia. E esse teu blog é maravilhosamente delicioso. Parabéns!

      Excluir
  4. E aí Audy, linda viagem.
    O que mais toca nessas imagens é a alegria e o orgulho das pessoas em mostrarem o tesouro da sua terra, não acha? Parabéns, belíssimo!
    Bjo

    Joice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice,

      Eu AMO a Amazônia! Sempre que vou para lá tenho a impressão que estou visitando outro país. Adoro as frutas exóticas e deliciosas. Gosto ainda mais das pessoas que são extremamente amáveis, e como você disse, elas têm orgulho dos frutos da floresta. Uma senhora me falou que é preciso esperar pelo menos 15 anos para se colher uma sapota. Com os olhos brilhantes ela me contava que é uma árvore gigante, muito linda... Para mim, todas as árvores da Amazônia são absurdamente lindas!
      Beijos,
      Audy

      Excluir
  5. Adorei as fotos e seus comentários, mas se esqueceu de trazer uma pra mim vou ficar com muita raiva, estou só brincando, legal de mais espero poder um dia a Tefé e conhecer pessoalmente esse luga maravilhoso.

    Richard Costa Lima

    ResponderExcluir
  6. Olá Richard,

    Eu sinto muito, mas não foi possível trazer nenhuma fruta da Feira de Tefé. Comigo vieram as fotos e as minhas impressões que aqui compartilho. Gostei de saber que de alguma maneira contribui para despertar a sua vontade de conhecer Tefé.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  7. Oi Audmara, espero que tenha feito uma ótima viagem de retorno, as fotos de Tefé e da Feira ficaram muito legais, quando eu contei a uma das Feirantes que ela estava famosa, com a foto na internet ela ficou surpresa e me perguntou "Ela me pegou desprevinida, mas a barraquinha saiu legal?" Hi Audmara, I hope you had a great trip home, photos of Tefé and Fair were very nice when I told one of the merchants she was famous, with the picture on the internet she was surprised and asked me "She caught off guard, but the little shop came out nice? " Rafaela - Guia Naturalista da Pousada Uacari/The Naturalist Guide from Uacari Lodge rafiusela@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafaela,
    Tudo bem? Pensei que você já estivesse em Cascavel. A viagem de volta foi longa, muito longa mesmo... Quanto as pessoas que fotografei na Feira de Tefé eu mostrei a foto no visor da câmara para todos, talvez a mulher com quem você falou tenha esquecido. Você poderia, por favor, me dizer em qual foto ela aparece? Se voltar a Feira diga a eles que guardo lindas lembranças de todos que lá conheci. Em breve eles irão receber as cópias das fotos que tirei.
    Beijos,
    Audy

    ResponderExcluir
  9. Oi, Audmara,
    Eu moro aqui em Tefé, que bom que você gostou de Tefé!, principalmente dos produtos regionais oferecidos na feira, além dos feirantes, eu também gosto de ir sempre na feira, quando vou lá sempre converso com os agricultores que vendem direto para os consumidores e os feirantes também, uma pena que eles até o momento ainda não possuem um espaço descente de trabalhos, onde ofereça condições melhores, mas a esperança que em breve eles venham possuir um lugar reformado.
    Valeu,
    Por Compartilhar sua experiência da viagem a Tefé
    Abs!
    Jacson

    ResponderExcluir
  10. Olá Jacson,
    Tefé é uma cidade muito especial, no coração da selva! Tenho memórias lindas desta viagem, da sua cidade e das pessoas que conheci. ADOREI a feira que retrata um pouco do cotidiano das pessoas e da forma como se alimentam. Tantos sabores e cores na sua Tefé!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Legal, Audmara!
    Quando pretender voltar Tefé, lhe receberá de braços abertos
    Abs!
    Jacson

    ResponderExcluir