quarta-feira, 30 de março de 2011

Yungang Grottoes

 
Há 16 km do centro antigo de Datong fica Yungang Grottoes, as famosas cavernas que foram escavadas na rocha há mais de 1400 anos. Apesar de já ser início da primavera, ainda faz muito frio nesta região. Antes de se chegar as cavernas é preciso atravessar uma ponte, e, pela primeira vez vi um rio congelado.  Nos meses de dezembro e janeiro faz 20C negativos em Datong. Estamos no final de março e o rio ainda não descongelou.  O frio é tão intenso que as árvores são protegidas com cobertores ou cordas para sobreviverem ao inverno.  Pode-se ouvir música Budista por todo o caminho até as cavernas, no chão há pequenas caixas de som que se integram com a paisagem. O dia estava ensolarado, mas, o frio era tanto que durante muito tempo andei sem sentir os meus pés. Além do rio eu também estava quase congelada.
Não é permitido fotografar a parte interna de todas as cavernas que são ricamente esculpidas. No total são 252 cavernas sendo que 45 são grandes com esculturas gigantes com muitos detalhes. Estas cavernas são consideradas uma das principais representações do Budismo na China, totalizando 51.000 esculturas numa extensão de 1 km. Os templos que haviam sido construídos foram destruídos durante as guerras. A construção das cavernas demorou cerca de 100 anos. No lado externo há mais de 1.000 esculturas com a imagem do Buda.   

As estacas protegem do vento e o cobertor do frio
Cordas para proteger o tronco do frio

Ns bancos do carro do Jiang lã de carneiro para aquecer

4 comentários:

  1. Nossa friend, se com a brisinha Floripenha você congelava, imagina aí nessa geleira... você deve estar se sentindo uma esquimó! As fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Audy, se cobrem até as árvores, o frio realmente é de matar!! Adorei as fotos!! Muito lindo esse lugar. Keep youself warm! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo Blog. Você poderia me dar alguma dica de como chegar até Yungang? alguma agência de turismo confiável que saia de Pequim? ou dá para ir de trem e pegar um taxi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisete,

      Para visitar Yungang Grottoes é preciso estar em Datong que fica há cerca de 6 horas de trem de Pequim. Quando estive lá contratei através de uma agência o serviço de uma guia e um carro com motorista ao meu dispor. Não gosto dos programas oferecidos para grupos que normalmente visam conhecer vários lugares no mesmo dia. Yungang é muito bonito e se você gosta de esculturas precisará pelo menos de uma tarde inteira para visitar e apreciar tamanha beleza. Fiz alguns passeios com a agência CITS - China International Travel Service. Site: www.cits.com.cn O preço era um pouco mais alto do que outras agências, porém o serviço compensou. Segue o email da Zouyan, a pessoa que eu tinha contato na CITS de Pequim e que organizou também os meus passeios em Datong. Email: zouyan@cits.com.cn Espero que essas informações sejam úteis para você. Aproveite a sua viagem, a China é um país muito interessante sob vários apectos.
      Abraços,
      Audy

      Excluir