domingo, 20 de março de 2011

Meu Blog foi censurado na China

Apesar da minha imensa desolação durante as 8:30hs de vôo e mais de 9.000 km de viagem entre Dubai e Xangai, consegui dormir um pouco. Na verdade fui vencida pelo cansaço das poucas horas de sono dos últimos dias.
Do meu lado viajava um senhor da Síria e outro da Jordânia que estavam indo para a Xangai a negócios. A conversa só começou porque é claro que uma mulher viajando sozinha desperta interesse, ou melhor, nesta parte do mundo é quase uma extraterrestre no olhar machista dos homens daqui. Sempre me perguntam onde está o meu marido ou quantos filhos eu tenho. Às vezes me divirto dando as respostas mais cretinas possível ou simplesmente falo que estou de férias viajando sozinha pelo Oriente. O espanto é ainda maior...
O vôo  estava completamente lotado e havia pelo menos uns cinco bebês chineses que começaram a berrar antes do avião decolar e só pararam por alguns segundos durante a viagem para se alternarem no choro. A sinfonia era tamanha que nem os protetores auriculares foram suficientes para sequer amenizar o berreiro.  Quando fui retirar a minha mala da esteira tinha um que continuava chorando, já estava quase rouco mas não desistia de gritar. Todos esses bebês são sérios candidatos a substituir o Pavarotti no futuro. Nunca vi tanta força nas cordas vocais de uma criança como a desses  chinesinhos.     
O Aeroporto de Xangai é tão moderno quanto o de Dubai. A principal diferença é que os corredores são muito maiores e obviamente há algumas centenas a mais de pessoas circulando. Em Dubai parece que a gente está andando por um shopping, em Xangai não há lojas, apenas corredores intermináveis para serem percorridos até a imigração.
Os oficiais da alfândega usam uniformes similares com os do exército exceto pela cor que é azul escuro. São jaquetões com corte perfeito e muitas medalhinhas prateadas penduradas. Essa vestimenta robusta dá uma postura ainda mais dura aos jovens que se esforçam para parecerem sérios e rígidos atrás daquele uniforme pesado. Há oficiais cuja função é apenas organizar a fila  de forma que a pessoa que está verificando os passaportes não fique um segundo sequer sem atender um visitante. São mais de 60 guichês, todos funcionando e com filas.
A chinesinha que  carimbou o meu passaporte aparentava ter um pouco mais de vinte anos e a única vez que se dirigiu a mim foi para dizer: “ Please Miss” apontando para uma máquina que fica presa ao guichê e mostra  a primeira página do passaporte do visitante digitalizado. É preciso se posicionar para a câmara. A foto imediatamente aparece na tela ao lado da página do passaporte.
Em cima do balcão há uma outra maquininha para o visitante dar uma nota para o atendimento recebido do Oficial.  A Chinesinha me olhou tensa quando percebeu que eu ia “votar”. Apertei o botão que dizia “serviço excelente”. Ela sorriu para mim e agradeceu como se tivesse acabado de receber um presente. 
Assim que cheguei no meu hotel a primeira providência foi tentar  fazer uma reserva em um hotel em Pequim. Com o cancelamento da viagem para o Japão e  a mudança no meu itinerário acabei ficando sem reserva de hotel fora de Xangai. Fiz inúmeras tentativas mas não consegui abrir nenhum site como o Booking.com, Hotéis.com, tudo estava bloqueado.
Então acessei o meu blog para testar a conexão e descobri que estava censurado por aqui. Não era permitido abrir a página.
No desepero liguei para o meu amigo Jaime Lopez que mora em Londres e é autoridade em tecnologia da informação. Contei para ele todo o meu drama da viagem... Sorrindo ele me disse que poderia me ajudar a resolver o problema em relação aos sites bloqueados.
Na minha grande ignorância tecnológica não tinha idéia do que ele poderia fazer, mas como sei que o Jaime é altamente qualificado acreditei na hora que ele encontraria uma solução.
Passamos algumas horas falando pelo o Skype, baixando programas e instalando até que o Jaime conseguiu criar um link que através do qual eu aqui da China acesso o computador dele na Inglaterra por um túnel virtual. De Londres as informações são enviadas para um servidor nos Estados Unidos que as encaminha para o resto do mundo sem passar pela China. Parece tudo muito maluco, mas funciona! Agora estou conseguindo publicar textos e fotos da viagem no meu blog via "túnel virtual".
Nos últimos anos não sei dizer quantas  vezes o  Jaime Lopez já me salvou neste universo tecnológico. Sempre extremamente solícito, amável, competente e disposto a me ajudar.
JAIME,  I MUST SAY: YOU ARE THE BEST!         

Nenhum comentário:

Postar um comentário