terça-feira, 22 de março de 2011

Suzhou e Zhouzhuang

Jardim em Suzhou
Suzhou é uma importante cidade industrial chinesa e também famosa pelos seus jardins construídos em 1342. Fica a cerca de duas horas de Xangai e decidi fazer este passeio porque também estava incluso no roteiro uma visita a antiga cidadezinha de Zhouhuang que foi fundada há 900 anos. O hotel que eu estava hospedada oferecia o  passeio de um dia inteiro com um guia que falava inglês. Fui dia 19 de março de 2011.

Éramos apenas 5 pessoas, eu, um casal aposentado do Canadá e outro do Vietnã. Eles iriam fazer um cruzeiro na semana seguinte da China para o Japão e mesmo após o terremoto e os problemas com a radiação decidiram não cancelar a viagem. Eu não correria este risco. Enfim, passamos um dia extremamente agradável apesar da chuva fina e do frio que nos acompanhou.

Canais da antiga Zhouzhuang


Zhouzhuang

Em Suzhou visitamos uma fábrica que produz seda há 80 anos e conhecemos todo o processo desde a criação da larva até o produto final exposto em uma loja extremamente elegante. A variedade de  artigos de seda a venda é muito grande, tem produtos para todos os gostos e bolsos. Comprei um edredon todo feito de seda, inclusive o enchimento cujos fios parecem com algodão desfiado, não queima e é extremamente resistente. A capa do edredon é de seda pura e muito macia. O preço, mesmo na loja da fábrica, é bastante caro e se paga de acordo com o peso. Comprei o mais leve de todos e ainda assim custou uma pequena fortuna.  

Esticando os fios de seda

Tecendo artesanalmente nas ruas de Zhouzhuang



Um comentário:

  1. Audyyyy...que delicia, estou lendo o blog todoooo hoje..fazia tempo que eu não passava por aqui.... me faz sentir aí com você.... keep going.... keep writing.... bjão, Rê

    ResponderExcluir