segunda-feira, 1 de abril de 2013

A cidade de Tefé - Estado do Amazonas


Fundada por missionários em 1759, Tefé tem 61.000 habitantes de acordo com o censo do  IBGE de 2012 e está localizada a 663 km de Manaus. Não há estradas que liguem Tefé a nenhuma outra cidade, o acesso é somente de barco ou de avião. A viagem de lancha rápida tem duração de 12 horas e 36 horas de barco de Manaus a Tefé. Tefé was founded by missionaries in 1759. According to 2012 statistics it has 61,000 inhabitants and is located 663 km from Manaus. There are no roads into Tefé and the only access is via river boat or airplane. The journey from Manaus takes 12 hours by fast boats and 36 hours by boat. 
Prédio da Prefeitura de Tefé
Antigo seminário construído no século XVIII
Palácio Maçônico Ronaldo de Brito Leite
 
Cheguei em Tefé de avião, no dia 21 de março de 2013, por volta da 8h00 da manhã e o dia estava ensolarado, extremamente quente e úmido. Tomei um táxi do aeroporto até o Hotel Anilces no qual eu ia me hospedar. I got in Tefé on 21st March 2013, around 8:00 am and it was a sunny day, very hot and extremely humid. I took a taxi from the airport to the Hotel Anilces where I was going to stay.
Hotel Anilces - centro de Tefé
Eu havia passado a noite anterior em trânsito voando de São Paulo para Manaus. Ao chegar em Manaus tive que  esperar 4h30 no aeroporto para embarcar para Tefé. Apesar do cansaço resolvi tomar um banho rápido e gelado, não tinha água aquecida no hotel, e sair para conhecer Tefé. O hotel fica em frente à Igreja Matriz que estava fechada e não pude visitar. I had spent the previous night in transit flying from São Paulo to Manaus. I had to wait 4 ½ hours at Manaus’ airport to fly to Tefé.  I was very tired once I got to the hotel but even so I decided to have a quick and cold shower as there was no hot water at the Hotel and go out to visit Tefé. The hotel is opposite the church which was closed and I could not visit.
Tefé é muito diferente de tudo o que eu imaginei que poderia ser uma cidade encravada no meio da floresta da amazônica. Esperava uma cidade calma e silenciosa, mas encontrei uma cidade agitada e barulhenta. Tefé is very different from what I imagined a city nestled in the middle of the Amazon forest would look like. I expected a calm and quiet city but found a city very noisy and busy.
Eu e os simpáticos rapazes do Salão A Diferença
As ruas comerciais do centro são estreitas e os lojistas disputam os clientes ostensivamente. É comum ver rapazes com microfones anunciando sem parar os produtos das lojas e as ofertas do dia.  Em algumas lojas a música é tão alta que é difícil entender o apelo dos vendedores. The shop’s attendants in the narrow streets downtown do fight for the clients. It is common to see young men with microphone announcing nonstop the stores products and daily bargains. The music in some stores is so loudly that it is difficult to understand the sellers’ appeal.
As placas de Tefé são bastante chamativas e criativas. The shop’s names in Tefé are very particular and creative.
Andando por uma rua descobri que a mesma terminava no rio. Conversei com uma mulher, que morava numa palafita, e ela fez questão de me mostrar o peixe que ela havia pescado da escada da casa dela com um arpão. I was walking down a street I found out it ended in the river. I talked to a woman who lives in a floating house and she showed me a fish she had caught from the stairs of her house with a harpoon.

23 comentários:

  1. Que fotos interessantes e que nome criativos eles uam para o comércio Audy!! Retratar a realidade de uma Amazônia tão distante!! Adorei a a foto da mulher com o peixe nas palafita!! Realmente o barulho dessas cidades afastadas é surpreendente!! Já estive em vilarejos no Nordeste e o comércio, barulho, música alta eram ensurdecedor!! A gente vai esperando uma certa paz e e depara com o maior forró!!!! De qualquer forma adorei ver Tefé ;) Obrigada por ecrever e dividir a ua experiência! You're a star!! Beijo, Rô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô querida,

      O Brasil é mesmo um país de contraste com suas regiões tão distintas. Acho interessante mostrar as particularidades das cidades que visito, assim “democratizo” minhas experiências.
      Eu não entendo o porquê de tanto barulho nas cidades do interior. Acho que isso acontece em todos os lugares e, principalmente, nas praias da Bahia. Gosto de Salvador, mas há muito deixei de ir para lá porque só é possível alguns segundos de silêncio se você mergulhar... É ensurdecedor aquela música alta nas ruas de Tefé e as motocicletas em todos os lugares.
      A mulher segurando o peixe na palafita estava bastante orgulhosa com a pescaria e foi muito simpática comigo. Eu adoro conversar com essas pessoas que vivem de uma forma tão diferente do que estou acostumada. É mundo a parte, com suas alegrias e desilusões.
      Beijos,
      Audy

      Excluir
  2. Oi Audy,
    Muito bom ver essas fotos e ter informações sobre a cidade. Estou indo a Tefé, no fim do mes de maio, indo a trabalho e confesso que ja tinha procurado bastante informações sobre a cidade e nao havia encontrado conforme vc explanou, poderia me dar detalhes do hotel em que ficou?
    Grata
    Scher

    ResponderExcluir
  3. Olá Sher,

    Muito obrigada pelo seu comentário. Quanto ao Hotel Anilces, o qual me hospedei em Tefé, é um hotel simples, porém, extremamente bem localizado. Pedi um quarto silencioso porque há muitas motos em Tefé. O quarto não tinha vista, ficava na parte interna do prédio mas era silencioso. A conexâo de internet é lenta. O café da manhã estava de acordo com o padrão do hotel e os funcionários foram muito atenciosos comigo.Passei apenas uma noite no hotel porque no dia seguinte fui para a Reserva Mamirauá. Espero ter lhe ajudado.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  4. olá, comecei a escrever um blog e gostaria de compartilhar essa sua experiencia em Tefé no meu blog, pois moro nessa cidade.
    aguardo!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Grata pelo seu interesse em compartilhar o meu post no seu blog. Por favor fique á vontade para divulgar. Aproveito para lhe desejar muito sucesso com o seu blog.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu tenho um sobrinho que está mudando para Tefé. Procurei e por curiosidade achei sua página... me ajudou bastante.... obrigado

    ResponderExcluir
  7. Caro(a) leitor(a)

    Fico contente em saber que o meu relato lhe foi útil de alguma forma. Grata pelo seu comentário.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ver fotos de escolas e existem escolas particulares no município?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de ver fotos de escolas e existem escolas particulares no município?

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Infelizmente não tenho a informação que você procura. Pelas ruas por onde andei não vi nenhuma escola.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  11. cidade pobre sem nenhum apoio do governo,o povo e muito pobre sem a menor instrucao e uma pena.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente muitas cidades brasileiras são "esquecidas" pelos governantes. Tefé poderia ser um destino extremamente atraente se existisse políticas públicas para desenvolver a região e atrair turistas.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Randerson e eu estou procurando um lugar pra morar pra passar um certo tempo, achei o lugar interessante, mas sera que tem emprego e os aluguéis são caros, eu sou técnico de enfermagem e gostaria de sua opnião obrigado pela atenção. Moro no triângulo mineiro em ituiutaba mg.

    ResponderExcluir
  14. Morei em Tefé durante 8 anos, e com certeza lá tem uma carência muito grande de técnicos de enfermagem. Será muito fácil arrumar emprego nessa área. Os alugueis são muito baratos. É uma cidade muito boa de se morar e um povo muito hospitaleiro. Muito peixe pra saborear, uma culinária muito rica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo seu comentário e informações Gabriela. Abraços,
      Audy

      Excluir
  15. Eu moro em Tefé a bastante tempo, é uma cidade maravilhosa, não troco por nenhuma outra! Tem uma escola próximo ao hotel que vc ficou, e as praias são lindas!

    ResponderExcluir
  16. Tefé é minha vida...
    La nasci... cresci...
    Tefé tem seus encantos...
    É mas que uma cidade pobre... barulhenta...
    É uma cidade de gente humilde... acolhedora... guerreira...

    ResponderExcluir
  17. Tefé é minha vida...
    La nasci... cresci...
    Tefé tem seus encantos...
    É mas que uma cidade pobre... barulhenta...
    É uma cidade de gente humilde... acolhedora... guerreira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria,

      Com certeza a sua relação com a cidade é muito forte. Quando lá estive fui muito bem recebida por todos!
      Abraços!

      Excluir
  18. Olá. Gostaria de saber se há barcos saindo de Tefé com destino a cidade de Uarini. Existe algum porto em Tefé?
    grata!

    ResponderExcluir